Em primeiro lugar, peço desculpas se já existe algum tópico sobre o assunto, mas pessoalmente eu não achei nada referente, nem aqui no Fórum, nem no Google.
O problema é o seguinte, estou usando a nova versão do openSUSE, quando uso um programa de ftp, seja o gFtp, o fireftp, ou o filezilla, e tento ler ou editar um arquivo, tipo php, ou outro, me da um erro dizendo para indicar um programa para ler os arquivos, indico o Kate, e da erro, não abre o arquivo, isso tanto em um como em outro cliente de ftp, no gFTP, ainda da para ler, mas pelo leitor do próprio programa, mas para editar, nem pensar.
No Windows, basta associar um tipo de arquivo, a um editor de arquivos, que o cliente de ftp, já abre aquele programa, mas aqui no Big Linux, não estou conseguindo.
Outro problema que estou tendo é com o mouse, quando clico com o botão direito em uma janela do navegador, aquela opção de copiar, recortar, colar etc, teima em não ficar fixa para poder escolher a opção que eu quero, as vezes tenho que clicar três, quatro vezes, para que a opção de escolha fique fixa, já tentei mexer na configuração do mouse, mas sem sucesso, como faço para resolver estes problemas?
Desde já, agradeço a atenção.
Atenciosamente,
Antonio Carlos