Ola amigos,
Estou com a seguinte necessidade e gostaria de ajuda...
Meu cenario atual:- 1 servidor Linux com Suse 9.1 (modo texto) com a função de Squid Proxy (sem firewall)
- 1 Firewall (hardware) - Cisco Pix
- 1 Link Internet
- Todos os meus usuarios tem o browser apontando para o meu proxy Suse.
- Neste servidor eu tenho o default gateway que é o meu Firewall (PIX)
- No firewall eu tenho configurado que toda as rotas com destino 0.0.0.0 vao para o IP do meu link internet
este cenario esta funcionando bem, tanto que se alguem tentar acessar a internet sem marcar o proxy (apesar que a opção esta desabilitada) mas enfim se alguem conectar outro equipamento na rede, ou conseguir mudar o gateway padrao e tentar sair pela internet sem passar pelo proxy nao consegue pois o meu Firewall só aceita trafego nas portas 80, etc daquilo que vem do meu servidor Suse.
o que estou implementando- Instalei um outro Link internet (como backup) no caso de parada no link principal.
- deixei configurado no meu firewall, uma outra rota 0.0.0.0 apontando para este outro link (backup) com um custo maior, ou seja, nao encontrando o 1º link (principal) ele redicionará para o outro.
Este cenario tambem esta funcionando, ja fiz os testes, desligando o link principal e funcionou bem.
o que eu quero ?Por questoes de "perfomance" a minha diretoria pediu para sempre usar esse 2º Link, ou seja, eles (5 pessoas) querem usar sozinhos um Link de 2MB dedicados para eles...espertinhos ne..enfim, o que me resta é configurar isso....e é agora que preciso da ajuda de voces.
Para resolver isso estou tentando este cenario...foi o que veio na minha cabeça...
1- Coloquei uma 2º placa de rede neste servidor.
Dai que eu nao sei como fazer....em algum lugar no servidor suse eu gostaria de informar que tudo que vier dos IP's (xyz) com destino 0.0.0.0 deve sair pela 2º placa de rede, dai eu crio uma regra no meu Firewall
informando que tudo que vier dessa 2º placa ele deve redirecionar para o 2º link...estou correto ?
mas como fazer isso no servidor ?
faço atraves de regras de firewall, redirecionamento, configurando gateways, ou dentro do squid.conf ?
No squid.conf eu vi que existe uma tag chamada: "tcp_outgoing_address" que pelo jeito faz isso que eu quero...mas nao esta dando certo.
Peço ajuda e qual a melhor maneira pra fazer isso ?
Obrigado.