Oi galera.
Seguinte, tô com um problema estúpido aqui no laboratório onde eu trabalho.
A gente usa Suse. padronizamos as máquinas no 10.3 a alguns meses, e temos mantido assim.
O que se observa em algumas máquinas é que, depois de algum tempo, o bendito drive de CD/DVD RW pára de funcionar. tu coloca o disco, e ele sequer é lido ou montado. Gravar nele então, deus nos livre.

APARENTEMENTE e segundo as más-línguas, tal efeito observa-se quando um disco inserido por um usuário é esquecido dentro durante um reboot, ou mais comum, quando é ejetado no botão por outro usuário (benditos tempos antigos quando um usuário não conseguia ejetar o disco inserido por outro).
Tentei já reiniciar a máquina que atualmente tá dando esse problema aqui (máquina nova, vai ser um servidor de cálculo e não pode ficar reiniciando toda a hora), inclusive com o DVD do Suse ali dentro pra ver se ele se convencia... ele lê durante o boot mas quando mando iniciar pelo disco, volta o problema.
meu /etc/fstab tá assim:
/dev/md1 / ext3 acl,user_xattr 1 1
/dev/md0 /boot ext3 acl,user_xattr 1 2
/dev/md4 /opt ext3 acl,user_xattr 1 2
/dev/md5 /srv ext3 acl,user_xattr 1 2
/dev/md7 /tmp ext3 acl,user_xattr 1 2
/dev/md6 /usr ext3 acl,user_xattr 1 2
/dev/md3 /var ext3 acl,user_xattr 1 2
/dev/md2 swap swap defaults 0 0
proc /proc proc defaults 0 0
sysfs /sys sysfs noauto 0 0
debugfs /sys/kernel/debug debugfs noauto 0 0
usbfs /proc/bus/usb usbfs noauto 0 0
devpts /dev/pts devpts mode=0620,gid=5 0 0
/dev/fd0 /media/floppy auto noauto,user,sync 0 0
xxxxx.xx.xxxxx.br:/home /home nfs defaults 0 0
Nem posso conferir com o meu em casa (onde sempre funcionou, mas talvez eu nunca tenha dado a rateada mal-falada) até segunda ordem pq tô com a máquina parada por defeito na MB. E eu tenho 11.0 em casa (não q deva influenciar).

Alguém aí pode me passar as coordenadas de como resolver isto? Como tá os fstab de vcs quando SEM um disco inserido? É igual, ou tá diferente? E q q acontece que causaria uma corrupção no fstab? Ou não tem nada a ver e não é isso?
P.S.: mandei o yast atualizar o hal e o dbus, e não deu certo.