Autor Tópico: Bugs na versão de desenvolvimento (Factory) do openSUSE 11.2  (Lida 5694 vezes)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
Bugs na versão de desenvolvimento (Factory) do openSUSE 11.2
« Online: Junho 07, 2009, 04:53:41 pm »
Posto aqui os bugs que encontrei no openSUSE 11.2 Milestone 2 para que, aquelem que entendem inglês possam reportar para o pessoal da Novell a fim de que possamos melhorar o openSUSE cada vez mais. Eu mesmo faria isso se tivesse uma conta na Novell e conhecimento avançado de inglês (sei apenas algumas palavras e olhe lá). Cada bug tem uma imagem e essas imagens podem ser vistas no link abaixo da lista dos bugs.Agradeço a ajuda de todos!Obrigado! :) ;) :D

1) Erro ao registrar para obter um repositório de atualização. O sistema informa a necessidade de uma intervenção manual e o mesmo entra em um ciclo repetitivo não concluindo a configuração. Imagem 1.

2) Updater Applet fica o tempo todo "A verificar atualizações...". Imagem 2.

3) Widget Lançador de Aplicativos ao ser arrastado para a Área de Trabalho já aparece aberto sem a possibilidade de minimizá-lo. Imagem 3.

4) Widget Monitor do Sistema - Disco Rígido não apresenta nenhuma informação sobre os discos rígidos e não há nehuma opção de configuração para isso. Imagem 4.

5) O mesmo ocorre com o widget Monitor do Sistema - Temperatura e Monitor do Sistema (espaço em disco não informa nada). Imagem 5 e 6.

6) Não é possível instalar o VLC. Imagem 7.

Link para as imagens: http://www.4shared.com/file/110446693/8089986/imagem1pngtar.html

Hardware e Software utilizado:

- Core2Duo 2.4GHz E6600
 - 2GB de Memória Kingston (2 módulos de 1GB em  dual channel)
 - 1 HD de 250 GB Samsung onde está instalado o openSUSE 11.2 x86_64
 - 1HD de 320 GB para Dados
 - Placa-Mãe Gigabyte G31M-S2L
 - OpenSUSE 64 bits

Obrigado pela ajudad de todos! :)
« Última modificação: Junho 12, 2009, 02:36:55 pm por ¡ElCheVive! »

usuário openSUSE

Comunidade de Usuários do openSUSE

Bugs na versão de desenvolvimento (Factory) do openSUSE 11.2
« Online: Junho 07, 2009, 04:53:41 pm »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
Re: Bugs no openSUSE 11.2 Milestone 2
« Responder #1 Online: Junho 07, 2009, 07:06:28 pm »
Olá,

Vou dar alguns palpites...

Prob. 1 - Essa parte de registro só irá funcionar nos últimos milestones, como sempre...(nos antigos RCs)

Prob. 2 - O updater fica eternamente verificando? A demora geralmente é grande porque de vez em quando os repositórios do factory são atualizados, e eles são gigantes. Podes tentar atualizar os repos pelo zypper ref, pra ter uma noção do tempo que leva pro updater fazer o mesmo, aí você pode fazer uma das duas coisas: 1) pedir pro udater verificar novamente (como ele já atualizou os repos, na teoria deveria ter uma resposta rápida). 2) esperar um dia e ver se ele demora mais que o zypper dup...
*Explicação: quando uma versão é lançada, estes repositórios (oss e non-oss) são congelados, não sendo mais atualizados, o que resta ao updater é verificar atualizações nos outros repositórios adicionados...

Prob. 3, 4 e 5 - Se não me engano, o lançador de aplicativos é feito para ser adicionado em um painel e não na área de trabalho, por isso o comportamento atípico, já os outros talvez seja necessário configurá-los

Prob. 6 - Se não tiveres adicionado nenhum outro repo, o problema procede.

Vou testar aqui estes problemas dos widgets, já que apesar de não ter o 11.2m2, uso o kde do repositório factory.

abraços ;)

Edit:

Sobre o lançador de aplicativos está certo, já que o mesmo é para o painel. O monitor de temperatura funciona aqui e o de disco rígido não, mas estou usando o 11.1
« Última modificação: Junho 07, 2009, 07:24:21 pm por ¡ElCheVive! »

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #2 Online: Junho 08, 2009, 04:22:24 pm »
Amigo,
Obrigado por responder.
Realmente sei que alguns erros apontados não são realmente bugs mas é que foram aparecendo e pensei em relatar. Nos próximos testes com os outros milestones vou ser mais crítico quanto ao que é e não é bug.
A respeito do registro para atualizar eu não sabia que só no final é que eles arrumam isso.
Quanto ao VLC, adicionei o repositório video lan e mesmo assim não foi.
O updater fica o tempo todo verificando atualizações. Se ue deixar um dia inteiro a máquina, ele fica o dia nteiro verificando ser sair disso.
Quanto a tradução, parabéns. É só a segunda versão de testes e já está muito bem traduzido para o português brasileiro.
Muito obrigado pela ajuda em reportar isso ao pessoal desenvolvedor e pelas sugestões.
Abraços!
Fábio Farias.

usuário openSUSE

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Junho 10, 2009, 10:54:27 am »
Olá,

Durante a fase de desenvolvimento não é interessante adicionar outros repositórios além dos oficiais, já que a ideia é testar o openSUSE em si e seus pacotes.

Acabei de reportar o bug sobre a biblioteca faltante para o vlc: https://bugzilla.novell.com/show_bug.cgi?id=511630.

Caso você ou alguém mais testar as versões de desenvolvimento do openSUSE e achar algum erro, mesmo de tradução e não souber inglês, pode responder a este tópico que reportamos os erros aos desenvolvedores.

abraços e obrigado ;-)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #4 Online: Junho 10, 2009, 07:28:16 pm »
¡ElCheVive!

Vou seguir seu conselho a respeito dos repositórios. Vou adicionar somente os necessários no próximo milestone.

Quanto ao bug reportado agradeço mesmo. A sua ajuda foi muito útil.

Pretendo testar os próximos milestones, assim a cada novo milestone, vou criar um tópico para a postagem dos respectivos bugs que possam aparecer e agradeço novamente  a ajuda com o inglês que não é o meu forte.

Abraços!
« Última modificação: Junho 10, 2009, 07:31:08 pm por FábioFarias »

usuário openSUSE

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Junho 11, 2009, 10:33:56 am »
Olá,

Acho que podíamos usar o mesmo tópico para esta versão de desenvolvimento, só dizendo no post em qual milestone deu problema (precisaria alterar o nome do tópico).

Uma outra dica é observar este site: http://en.opensuse.org/Bugs:Most_Annoying_Bugs_11.2_dev que contém os bugs conhecidos dos milestones.

abraços ;)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #6 Online: Junho 11, 2009, 11:24:56 am »
Vou fazer isso entao. Vou continuar usando esse topico para a postagens de bugs dos milestones. Mas como posso alterar o nome do topico? Ou so os moderadores podem fazer isso? Se puderem alterar agradeco.
Abracos e obrigado! ;D

usuário openSUSE

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Junho 11, 2009, 11:24:56 am »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Bugs na versão de desenvolvimento (Factory) do openSUSE 11.2
« Responder #7 Online: Junho 12, 2009, 02:37:26 pm »
feito ;)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #8 Online: Junho 12, 2009, 04:46:24 pm »
Obrigado! :)
Abraços! ;)

usuário openSUSE

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #9 Online: Junho 14, 2009, 09:23:53 pm »
Não sei se dá para considerar como um bug mas quando se seleciona para instalar o openSUSE 11.2 64 bits com XFCE ele instala o GNOME. Tentei ver se o contrário acontecia mas não. Ao escolher GNOME ele instala GNOME mas ao ecolher XFCE ele instala GNOME.

usuário openSUSE

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #10 Online: Junho 15, 2009, 09:05:57 am »
Olá,

É um bug sim. Apesar do XFCE usar vários aplicativos do GNOME isto não deveria ocorrer. Bug reportado: https://bugzilla.novell.com/show_bug.cgi?id=513151 Provavelmente irão pedir alguma informação adicional tipo lista de pacotes instalados ou coisa assim

abraços ;)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #11 Online: Junho 15, 2009, 10:10:40 am »
Pois é. Sei que o XFCE é baseado no GNOME, até se parecem mas quando instalei era a mesma coisa. Por isso achei estranho. Quanto aos pacotes, fiz uma instalação padrão sem alterar nada. Apenas selecionei XFCE e cliquei em instalar. Obrigado mais uma vez pela ajuda.
Abraços!!!

usuário openSUSE

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #12 Online: Junho 30, 2009, 12:30:35 pm »
O bug relacionado a instalação do Gnome ao selecionar o XFCE persiste no openSUSE 11.2 milestone 3. Espero que resolvam isso para o milestone 4. Estou curioso pelo novo openSUSE com o XFCE. Pretendo usuá-lo no meu notebook quando sair a versão final.
Abraços!

usuário openSUSE

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #13 Online: Junho 30, 2009, 12:41:27 pm »
Olá,

Bug atualizado e marcado como duplicado pelos desenvolvedores. Segue o link do bug: https://bugzilla.novell.com/show_bug.cgi?id=481468. Ao que parece este bug existe desde a versão 11.1 e ainda não foi corrigido.

abraços ;)
« Última modificação: Junho 30, 2009, 02:48:04 pm por ¡ElCheVive! »

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #14 Online: Julho 01, 2009, 01:45:19 pm »
iElCheVice!

No openSUSE 11.1 o XFCE instala normalmente. O bug que existe nessa versão (não sei se é só na minha máquina) é que ao dar o comando desligar ele faz logoff, não desligando a máquina. No mais o XFCE funciona normalmente no openSUSE 11.1

A questão no openSUSE 11.2 é que não está instalando o XFCE e sim o Gnome, mas estou no aguardo. Vamos ver como fica. Mais uma vez muito obrigado por reportar o bug e desculpe se estou sendo chato.

Abraços! ;)

usuário openSUSE