Autor Tópico: Bugs na versão de desenvolvimento (Factory) do openSUSE 11.2  (Lida 5695 vezes)

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
Re: Bugs na versão de desenvolvimento (Factory) do openSUSE 11.2
« Responder #15 Online: Julho 16, 2009, 10:19:50 am »
Olá,

No bug sobre o VLC pediram pra você tentar novamente no milestone 3. Caso ainda persista, ele pede para que geres um caso teste do zypper (é só adicionar a opção --debug-solver no comando do zypper):

zypper in vlc --debug-solver

abraços ;)

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #15 Online: Julho 16, 2009, 10:19:50 am »

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #16 Online: Julho 18, 2009, 03:07:52 pm »
Amigo

Vou experimentar como me disse. Desculpe a demora em responder mas é que estava viajando e para onde fui o acesso à internet era complicado, tanto é que esse milestone 3 não tive a oportunidade de testá-lo a fundo mas farei isso o mais rápido possível para ver se funciona. Aproveito para perguntar por que não consigo mais receber e-mails daqui do fórum sendo que em cada post está marcado para ser notificado dos posts? Será algo relacionado somente ao meu e-mail? Obrigado mais uma vez.
Abraços!!!

usuário openSUSE

dbahiaz

• Newbie
  • *
« Responder #17 Online: Agosto 28, 2009, 05:52:58 pm »
Aproveitando, gostaria de saber como resolvo um bug no policykit mo factory, ele nao deixa montar nada, nem cd e pen drive, alguem tem alguma solução, ja tentei algumas coisas mais nada funcionou.

Também tem um bug no Xorg.

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #18 Online: Agosto 28, 2009, 07:56:02 pm »
iElcheVive!
A questão de não ser possível instalar o VLC permanece até o momento (openSUSE 11.2 Milestone 6), mesmo usando a dic acima. Vamos ver se até a versão RC isso se resolva.

usuário openSUSE

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #19 Online: Agosto 28, 2009, 10:28:18 pm »
Olá,

A "dica" acima, não é uma dica, mas sim um log gerado pelo zypper que os desenvolvedores pediram para caso o problema persistisse ;-)

Erro meu em não avisar....

Esse comando gerou arquivos na pasta:

/var/log/zypper.solverTestCase

compacte-os e mande para mim (elchevive EM opensuse PONTO org), assim anexo eles no bug report.

abraços ;)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #20 Online: Agosto 28, 2009, 11:07:38 pm »
Eis a resposta do comando sugerido:

linux-md5k:/home/if # zypper in vlc --debug-solver                                                 
Failed to download /media.1/media from http://download.opensuse.or                                 g/distribution/11.2/repo/non-oss/                                                                 
Cancelar, repetir ou ignorar? [a/r/i/?] (a): i                                                     
Ocorreu um erro ao construir o cache:
Can't provide /media.1/media : User-requested skipping of a file
Aviso: Desabilitando o repositório 'openSUSE-11.2-Non-Oss' devido ao erro acima.
Failed to download /media.1/media from http://download.opensuse.org/distribution/11.2/repo/oss/
Cancelar, repetir ou ignorar? [a/r/i/?] (a): i
Ocorreu um erro ao construir o cache:
Can't provide /media.1/media : User-requested skipping of a file
Aviso: Desabilitando o repositório 'openSUSE-11.2-Oss' devido ao erro acima.
Carregando os dados do repositório...
Lendo os pacotes instalados...
'-debug-solver' não é um pacote válido ou um nome de recurso.
linux-md5k:/home/if #

Não encontrei nada em /var/log como voce me pediu. Lá só tem uma pasta zypper com um arquivo history dentro e um arquivo chamado zypper.log

Se for esse arquivo que você quer, só me dizer que lhe envio. A propósito, o e-mail para onde você quer que eu envie é elchevice@opensuse.org ? (elchevive EM opensuse PONTO org)

Abraços! ;)

usuário openSUSE

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #21 Online: Agosto 30, 2009, 07:14:53 pm »
Dando continuidade nos bugs.
Essa sexta versão de desenvolvimento do openSUSE 11.2 parece ser a pior de todas. Não pela instabilidade do sistema mas mais pelo gerenciamento de software. Parece que a origem destes problemas está no repositório NON-OSS que não cria seu cache nem atualliza quando se inicia o gerenciamento de software no yast.  :P Isso ocorreu também algumas vezes com o repositório OSS. tentei remover o repositórios NON-OSS que vem por padrão e colocar aquele da lista dos repositórios da comunidade mas também não deu certo. Resultado: não consigo instalar os programas que instalei e utilizei normalmente no milestone 5. As imagens dos erros podem ser vistas aqui: http://www.4shared.com/account/dir/16100876/4c6194da/sharing.html?sId=TH5wyeAsKQZEurTF

Como não entendo nada de inglês, agardeço e muito a quem puder reportar essas falhas à Novell. ;D

Obrigado a todos! :)
Abraços!!!

usuário openSUSE

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #21 Online: Agosto 30, 2009, 07:14:53 pm »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #22 Online: Agosto 31, 2009, 07:47:22 pm »
Olá,

Vamos por partes.... Toda nota de lançamento das versões de desenvolvimento apontam para um link com os bugs mais 'chato' da versão, no caso este link: http://en.opensuse.org/Bugs:Most_Annoying_Bugs_11.2_dev e para o milestone 6, um deles é com relação ao gerenciamento de softwares/repositórios:

Downloads/updates with aria/metalink support will fail, work-around: "export ZYPP_ARIA2C=0"

(Tradução livre: Downloads/atualizações com suporte a aria/metalink irão falhar, contorno do problema "export ZYPP_ARIA2C=0").

Os repositórios do openSUSE usam aria e metalink, por isso sempre ocorre erro quando tentas baixar/instalar qualquer coisa não funciona. Fazendo este simples comando resolve o problema.

Sobre o comando no zypper me enganei, o correto é 'zypper in --debug-solver vlc'. Por curiosidade instalei o vlc aqui e foi sem problemas. Caso ainda tenhas problema com ele, me mande o log do --debug-solver.

Outra coisa que percebi é que tens o repositório do Packman habilitado. Não faça isto, já que ele é compilado para o 11.1 e não para o Factory.

abraços ;)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #23 Online: Setembro 01, 2009, 01:20:13 pm »
Olá Amigo
Peço desculpas pela postagem repetida destes bugs.  :-[ Foi falha minha em não ver essa página antes. A pressa de ver a nova versão de testes me fez esquecer deste detalhe  :( . Lembro que no milestone 5 eu vi essa página e verifiquei que os bugs que encontrei eram os mesmos da página. Ou seja, fiquei quieto. Desculpa. :(

Vou verificar o comando para o vlc. Se você conseguiu instalar deve ser falha minha. Eu adiciono o repositório do VideoLan e ele falha. Vou tentat baixar o rpm e ver se consigo. ;)

Quanto ao repositório do packman eu não reparei que ainda é da versão 11.1. Provavelmente as falhas venham daí. Porém, eu o adicionei para poder instalar os pacotes proprietários. Vou removê-lo. :D

Obrigado pelas orientações e desculpe por ser chato. Na ânsia de querer ajuda, acabo criando mais bugs e problemas. :)
Abraços!!! :D

usuário openSUSE

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #24 Online: Setembro 01, 2009, 08:46:31 pm »
Olá,

Estamos aqui pra isso ;-)

Se o vlc é do repositório VLC, os bugs deverão ser reportados para o vlc e não openSUSE, pois não faz parte dos repositórios oficiais. Eu instalei o que vem com o openSUSE sem problemas.

abraços ;)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #25 Online: Setembro 01, 2009, 09:10:01 pm »
Obrigado pelo resposta mas... tem vlc no dvd do openSUSE? Se tem nunca percebi. Vou verificar isso.

Obrigado mais uma vez!

usuário openSUSE

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #26 Online: Setembro 13, 2009, 02:37:58 pm »
Sobre o Milestone 7
Estou com dificuldade de instalar o milestone 7 via DVD de instalação 32 bits. Das 5 tentativas, somente uma deu certo e mesmo assim depois de reiniciar, o sistema não iniciou mais. O erro que acontece é o relatado na lista de bugs do lançamento do milestone 7: problemas com o Hal. Porém deram a solução mas não sei como executá-la. :-[ Como vou atualizar o hal (solução dada no link http://en.opensuse.org/Bugs:Most_Annoying_Bugs_11.2_dev   que traduzindo podemos entender isso: HAL pode falhar, deixando XOrg sem teclado e mouse (Bug # 537452), work-around: atualização com "pacote hal 'de Base: Sistema) durante a instalação do sistema? ??? Na única vez que inciou o sistema eu aproveitei e atualizei esse hal mas mesmo assim quando desliguei e liguei novamente o computador não deu certo. Podem me ajudar a solucionar esse problema?  ??? A instalação via liveCD KDE ocorreu normalmente e e ele que estou usando agora, mas gostaria de testar também pelo DVD.

Outro detalhe: não achei os ícones correspondentes a configuração de teclado, mouse e monitor na parte de hardware no Yast. E o pacote disponível para testar atualizações (update-test) não funciona.
Agradeço desde já a atenção de todos! :)
Abraços! ;)
« Última modificação: Setembro 13, 2009, 03:05:30 pm por FábioFarias »

usuário openSUSE

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #27 Online: Setembro 14, 2009, 10:23:55 am »
Olá,

Esta do update-test também percebi (não funfa porque o atualizador não pede senha de root - vou ver hj a noite se já tem um bug aberto).

Esse bug do HAL como não funfa o teclado e mouse provavelmente só vais conseguir testar no próximo milestone :(

Uma notícia interessante é que corrigiram o bug no XFCE que instalava metade do GNOME junto.

abraços ;)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #28 Online: Setembro 14, 2009, 08:38:01 pm »
Olá Amigo
Pois é. No update-test até tentei configurar a atualização automática no Yast, mas mesmo assim não deu certo. Lembrei que você havia dito que isso eles só resolvem nas versões finais, mas como apareceu esse " teste de atualização" pensei que já estava disponível esse recurso. Vamos aguardar então. 8)

Agora esse do hal foi triste  :( afinal esperei tanto por esse milestone (ia testar a versão 32 e 64 bits) mas não deu certo :'(. A versão live KDE atpe instalou. Atualizei o hal mas depois que reiniciei também deu problema. :(

Agora ao menos uma notícia boa. O XFCE funciona realmente como XFCE. Gsoto muito desde gerenciador de janelas e no openSUSE ele fica melhor ainda. Sabe se essa correçãoe stará disponível no milestone 8? ??? Assim já posso testar KDE e XFCE 32 e 64 bits. Nada contra o GNOME mas prefiro KDE.

Mais uma vez obrigado pela resposta. ;) : :)

Abraços!

usuário openSUSE

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #29 Online: Setembro 14, 2009, 09:08:59 pm »
Olá,

Sim, estarão, como podes observar na página dos bugs mais chatos, quando o mesmo é corrigido eles riscam o número do bug. Este foi um dos defeitos (o do HAL) que o coolo (Stephen Kulow, gerente de lançamento do openSUSE) teve que 'deixar passar' para lançar o Milestone 7 antes da troca do hardware dos servidores do openSUSE no final de semana, são 'coisas da vida' ;-)

abraços ;)