Olá psico,
Primeiramente atente-se ao fato deste topico ser dirigido à resolução do problema de teclado, suas duvidas seriam melhores atendidas se estivessem em topico a parte ou em outro forum.
Em relação ao teclado, verifique através do Centro de Controle do KDE, Nele localize a guia Regional e Acessibilidade, e em seguida a guia Layout do Teclado, ou ainda, a operação pode ser feita através do YaST, guia Hardware, Layout de Teclado.
Em relação a placa de video, desculpa ai, mas o melhor meio de saber se ela está funcionando é olhar pro monitor, se aparecer algo é que tá......mas se vc se refere à instalação do driver da fabricante, consequentemente com habilitação de aceleração 3D, há diversos topicos no forum de video e audio que lhe mostrarão o caminho, bem como a seção de artigos.
No tocante ao HD, quem deve reconhecer o tamanho do HD não é o sistema operacional e sim a Bios da placa mãe, pois é esta que informa ao sistema (em uma primeira análise) o tamanho e geometria de seu HD, o sistema operacional não gera problemas em relação a isso, obstante que certos sistemas de arquivos tendem a preferir menores ou maiores HDs, mas isso é um caso a parte.
Com relação aos cds, eu tenho, mas infelizmente já fiz minha ação de graças enviando um DVD pro black_angell, so faça isso de novo no final do ano.
Abs