Autor Tópico: Driver nvidia para opensuse 11.2  (Lida 3199 vezes)

Elvis William Barbieri

• Newbie
  • *
Driver nvidia para opensuse 11.2
« Online: Julho 03, 2009, 01:28:45 pm »
Primeiramente Obrigado por todos que colaboraram com o topico

Bem turma, eu instalei o opensuse 11.2 aki na maquina e queria instalar o driver de video, o problema e que eu nao acho o driver nvidia para versao 11.2 do suse, por favor me ajudem

Comunidade de Usuários do openSUSE

Driver nvidia para opensuse 11.2
« Online: Julho 03, 2009, 01:28:45 pm »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
Re: Driver nvidia para opensuse 11.2
« Responder #1 Online: Julho 03, 2009, 02:17:27 pm »
Olá,

Não existe driver da nvidia para o 11.2 porque o mesmo ainda não foi lançado oficialmente, é apenas a versão em desenvolvimento. Caso queiras podes compilar o driver na mão.

abraços ;)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #2 Online: Novembro 14, 2009, 10:36:31 pm »
Não sei se ajuda, mas resolvi meu problema adicionando manualmente esse repositório: http://download.nvidia.com/opensuse/11.2/
Depois de adicioná-lo, procurei o respectivo driver da nvidia e instalou normalmente. Não sei se esse driver é beta mas ao menos está funcionando por enquanto. Se quiser tentar (e arriscar) fica a dica aí.
Abraços! :)

usuário openSUSE

cawasame

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Dezembro 10, 2009, 08:45:03 pm »
Apesar de também achar que o melhor lugar para se obter os drivers mais atualizados para qualquer coisa é no site do fabricante, no caso do SuSE eu abro uma excessão!

Primeiro porque é muito fácil (e é a maneira recomendada pelos criadores do SuSE); segundo porque o driver disponibilizado pelo repositório oficial funciona muito bem!

Então aqui vai minha dica: acesse o "portal" OpenSuSE de drivers para a NVidia e procure pela seção "The easy way to get NVIDIA". Então é só identificar em qual grupo está o modelo da tua placa e clicar no botão [NVIDIA via 1-Click Install]. Simples assim!

O Yast além de adicionar o repositório de drivers da NVidia, instala e configura tudo automaticamente, sem problema algum!

Link: http://en.opensuse.org/NVIDIA

Depois de instalado, se precisar fazer algum ajuste na tela, você pode usar "Configurações do Sistema" / "Tela" ou usar o menu "Sistema" / "Configurações" / "Configurações do servidor X da NVidia"

czymoch

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Março 16, 2010, 09:19:47 am »
desculpem ressucitar o tópico,mas minha dúvida está relacionada e ele e creio que seja melhor ressucitar um tópico recente do que criar um novo.

eu uso openSuse 11.2 de 64 bits,placa de vídeo GeForce 7300 LE,baixei o driver da nVidia aqui: http://pt.opensuse.org/NVIDIA pela "maneira fácil de ter nVidia"

e ao tentar configurar o servidor X da nVidia,o servidor pede para ser configurado como root,

ao abrir o Konsole em modo root,não consigo inserir caracteres no lugar da senha

alguém pode me dar umas dicas de como configurar meu servidor X nVidia?

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Março 16, 2010, 09:32:00 am »
Não é necessário fazer nada após instalar o pacote rpm do  driver nvidia.   O próprio script pós instalação do pacote, altera o driver para nvidia.

P.S.  Não faz sentido falar servidor X nvidia.  O Servidor X continua o mesmo, vai apenas usar o driver nvidia.
--
Marcelo Vivan Borro

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #6 Online: Março 16, 2010, 09:54:35 am »
Olá,

Apenas adicionando informação: Apesar de parecer não poder inserir caracteres na senha no terminal, ele recebe sim, basta digitar a senha e pressionar Enter.

abraços ;)

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Março 16, 2010, 09:54:35 am »

czymoch

• Newbie
  • *
« Responder #7 Online: Março 16, 2010, 01:12:30 pm »
problema resolvido,foi só abrir o konsole como root,digitar a senha(mesmo sem aparecer nenhum caracter) e apertar enter,depois digitar "nvidiaxconfig" e acessar o servidor x,consegui botar minha resolução em 1280x1024,e o regnum agora não dá erro de driver de placa de vídeo(antes dava,principal motivo pra eu tentar corrgir isso).

parece que antes desse procedimento de configurar o nVidia X,o openSuse tava usando algum driver genérico e agora ele está usando o driver nVidia.

agradeço a todos.