Autor Tópico: Formatando  (Lida 3543 vezes)

felipowsky

• Newbie
  • *
Formatando
« Online: Janeiro 17, 2006, 12:11:40 pm »
Quero formatar o hd no qual instalei o SUSE para instalá-lo em outra máquina. Gostaria de saber como devo proceder para deixar este hd "zerado".
Obs.: só tenho o linux SUSE instalado.

Obrigado.
Abraços.

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Formatando
« Online: Janeiro 17, 2006, 12:11:40 pm »

Guest

• Visitante
Re: Formatando
« Responder #1 Online: Janeiro 17, 2006, 03:05:00 pm »
Você quer tirar o Linux e deixar o HD zerado?

Se for proceda dessa forma:

Pegue o CD do Windows, entre na pasta onde estão os arquivos de instalação e dê o seguinte comando:

FDISK /MBR

Pronto! Basta formatar com o seguinte comando?

FORMAT C: /U

Nas versões novas (a partir do Windows 95, o "/U" não é necessário, mas eu sempre coloco, acho que foi de tanto fazer assim, o "/U" dizia para não deixar uma cópia para restauração com o Undelete, pois antigamente podiá-se recuperar uma partição que tivesse sido formatada acidentalmente e o "/U" limpava tudo que tinha no disco)

Pronto, após isso seu HD está novo em folha, se pretende zerar mesmo, basta retirar a partição e cria-la novamente, mas não esquecer do comando "FDISK /BMR" para tirar o lilo ou o grub.

felipowsky

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Janeiro 17, 2006, 05:42:34 pm »

Pegue o CD do Windows, entre na pasta onde estão os arquivos de instalação (...)

Que pasta é esta com os arquivos de instalação?

---

Vou tentar explicar melhor:
1. Instalei o SUSE em um hd sem qualquer outro SO;
2. Vou comprar outro hd, por isso, quero deixar o que estou usando, atualmente, o SUSE, de reserva;
3. Quero desinstalar o SUSE desse (futuro) hd reserva, ou seja, deixá-lo como eu o tinha antes, sem SO.

Robson-PB, o procedimento ocorre da mesma maneira que você citou com a descrição feita acima? O cd do windows é só para utilizar o fdisk? Em outras palavras, o linux depende do windows para sua formatação? :-o

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Janeiro 17, 2006, 07:49:55 pm »
Olá felipowsky,

Vc também pode, quando tiver o outro hd, deixar este que será reserva em outra IDE ou com jumper alterado e formata-lo pelo YaST > Particionador do novo SuSE que3 instalará, é bem mais prático do ponto de vista de um usuario comum, janelas, opções, tudo a seu alcançe, ou mesmo, vc pode até nao formata-lo, apenas deixar zerado, sem partição alguma.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Guest

• Visitante
« Responder #4 Online: Janeiro 17, 2006, 08:07:23 pm »
O Linux não depende de nada meu chapa :lol: muito menos o Suse!
A maneira que eu citei funciona 100% e deixa o HD ZERADO, porém, há outras maneiras, uma delas é como o Icoslau disse e bem mais fácil por ter um ambiente gráfico para manipulação. Só não sei se tirando a partição a MBR vai junto também.... Viu Icoslau???? Pois se tirarmos a partição com o FDISK, colocarmos e formatarmos, o lilo fica lá, já fiz isso e eu tinha de "re-fazer" novamente.

A pasta que citei, não me lembro, mas você pode fazer o seguinte. Dê o boot pelo CD do Windows, vá para o DOS e digitar:

dir /s fdisk.*

O DOS vai procurar o arquivo FDISK e informará em qual pasta está. Você entra na pasta ou informa o caminho quando for executar o programa. SIMPLES...

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Janeiro 17, 2006, 08:12:23 pm »
Ta, a MBR vai junto, mas e dai?

Ele não vai ser deixado pra reserva, quando for instalar outro SO, ele reconstroi a MBR de novo, ou se usar para arquivos de backup ele formata quando precisar e o assistente, seja qual for, vai criar uma MBR nova.

Ficaria que nem um HD vindo de fábrica, pelo que me lembro vem sem MBR gravada, ou to errado?

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Guest

• Visitante
« Responder #6 Online: Janeiro 18, 2006, 02:03:30 am »
É, o Windows XP grava em cima criando uma nova MBR, mas o Windows 98 não faz isso, e toda vez, no bott a tela do lilo ou do grub aparece, tanto que nos fóruns de Linux se pergunta como tirar o lilo após desinstalação do Linux. Já viu essas perguntas né? porisso perguntei se retirando a partição com os programas gráficos a MBR vai junto também, pois eu nunca fiz o teste, porisso perguntei :lol:

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Janeiro 18, 2006, 02:03:30 am »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #7 Online: Janeiro 18, 2006, 02:53:41 am »
Nem me lembro ao certo,

mas com disco de boot do 98 e FDISK /MBR não apagava mesmo?

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

Guest

• Visitante
« Responder #8 Online: Janeiro 18, 2006, 04:52:52 am »
Ahhh, sim, apaga sim! Me refiria a instalação do Windows 98, ele não retira o lilo/grub, no Windows XP sim, ele retira na hora de instalar. Se usar o FDISK /MBR sai também...

felipowsky

• Newbie
  • *
« Responder #9 Online: Janeiro 24, 2006, 07:16:06 pm »
Digamos que não venha ao caso se eu vou comprar um novo hd ou não, e eu queira formatar o meu hd. Como eu devo proceder tendo só o linux em mãos?

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #10 Online: Janeiro 24, 2006, 10:19:34 pm »
Pega qualquer cd de instalação, seja do linux ou do windows e formata ou apaga as partições, todos os instaladores, seja linux ou windows te fornecem essa opção, quanto ao lilo, para apaga-lo da mbr, digite como root o seguinte comando: lilo -u
isso apagará o lilo da mbr deixando-a zerada, t+
carlos.lubas.com.br

felipowsky

• Newbie
  • *
« Responder #11 Online: Janeiro 27, 2006, 09:35:06 pm »
Desculpe a insistência, mas ainda não entendi.
Se alguém puder fazer um passo-a-passo, com informações mais detalhadas, agradeceria.
Eu quero formatar o linux.
Coloco o cd do linux e inicio pelo cd. A partir daí, qual o caminho para realizar a formatação do hd?
Obrigado.

felipowsky

• Newbie
  • *
« Responder #12 Online: Fevereiro 01, 2006, 09:22:13 pm »
Coloco o cd do linux e inicio pelo cd. A partir daí, qual o caminho para realizar a formatação do hd?
Obs.: utilizo o GRUB.

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #13 Online: Fevereiro 01, 2006, 09:41:37 pm »
Olá felipowsky,

tomara que um dia esse topico acabe, acho que esse assunto já está a meio mes se enrolando.

para formatar use o "mkfs.vfat /dev/hda1" para formatar a partição 1 do HD primário para FAT.

Atenção, mkfs não cria nem destroi partições, apenas formata, se precisar alterar as partições utilize-se do fdisk.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison