Autor Tópico: Acessar drive de disquete no Opensuse 11.2 KDE 4  (Lida 1330 vezes)

molivas83

• Visitante
Acessar drive de disquete no Opensuse 11.2 KDE 4
« Online: Novembro 22, 2009, 09:55:14 am »
   Olá pessoal, estou precisando acessar o drive de disquete para copiar um arquivo para atualização de bios da minha placa mãe. A questão é a seguinte, não consigo acessar o mesmo, pois quando utilizo o ícone lá no dolphin ele retorna para min dizendo:

"Um erro ocorreu ao acessar 'PC Floppy Drive', o sistema informou: org.freedesktop.Hal.Device.Volume.AlreadyMounted: Device /dev/fd0 is already mounted".

O meu PC só tem o opensuse instalado, ou seja, não tenho o windows em dual boot com o linux. Não sei como proceder, eu até acho o disquete montado não em /dev/fd0, mas sim em /media/disk; Porém não consigo copiar os arquivos para lá usando o copiar e colar ele não me dá acesso a escrita nessa pasta.
    Como eu posso fazer para utilizar o disquete no opensuse ? Sei que disquete está em desuso há muito tempo, eu também não utilizo para mais nada a não ser atulizar a bios. Pensei também em dar boot  por um disquete bootável do dos que fiz no windows, porém não sei como acessar o pendrive estando no modo dos.
    Se alguém puder me ajudar ficarei grato.

OBS: Antes de postar pesquisei na comunidade e no google e não encontrei resultado satisfatório que me ajudasse a resolver o meu problema.

Abraços.

Comunidade de Usuários do openSUSE

Acessar drive de disquete no Opensuse 11.2 KDE 4
« Online: Novembro 22, 2009, 09:55:14 am »

renatopp

• Membro
  • Pepê
    • Renatopp's Blog
Re: Acessar drive de disquete no Opensuse 11.2 KDE 4
« Responder #1 Online: Novembro 22, 2009, 12:14:40 pm »
Você já tentou tentou acessar por linha de comando? tanto o /dev/fd0 ou /media/disk

molivas83

• Visitante
« Responder #2 Online: Novembro 22, 2009, 12:24:06 pm »
   Já tentei acessar sim por linha de comando, mas sem sucesso.

Obrigado.

molivas83

• Visitante
« Responder #3 Online: Novembro 22, 2009, 12:32:41 pm »
   Após muitas tentativa consegui acessar meu drive de disquete da seguine maneira:

1 - Menu do opensuse (KDE)
2 - Escolhi sair da minha seção
3 - Fui levado a tela do KDM de login e escolhi o usuario root, logando como ele e acessando o ambiente grafico do mesmo
4 - Abri o Dolphin
5 - Clicke no ícone do disquete que aparece nos locais do dolphin, após isso o sistema pareceu que estava montando o disquete porém não aconteceu nada
6 - Fui então em: /media/disk
7 - Ai então tive acesso ao meu disquete com opção de escrita.

OBS: Não usei linha de comando em nenhum momento.

O chato e ter que entrar no ambiente grafico do usuario root só pra fazer isso, ta certo que disquete é pré-histórico, mas apenas uso pra atualizar a bios do meu PC então fazer isso raramente não vejo problema.
   Espero que o pessoal do KDE, concerte isso, ou seja, que após eu clickar no ícone do disquete lá nos locais do dolphin, ele monte em leitura e escrita e apareça meu disquete com seu sarquivos lá, depois só clickando com o botão direito do mouse para desmontar o drive que facilitari amuito.

Abraços.

renatopp

• Membro
  • Pepê
    • Renatopp's Blog
« Responder #4 Online: Novembro 22, 2009, 12:42:41 pm »
você não precisava fazer isso, você poderia entrar por linha de comando que ia ser bem mais fácil, você também poderia dar permissão de leitura e escrita pra pasta.

molivas83

• Visitante
« Responder #5 Online: Novembro 22, 2009, 01:22:59 pm »
   Renatopp achei um jeito ainda mais facil:

1 - Menu => Sistema => Gerenciador de arquivos => Gerenciador de arquivos - modo root
2 - Digitar a senha de root para entrar no dolphin - modo root
3 - Clickar no ícone do PC Floppy Drive, nos locais do dolphin (ele monta o drive de disquete, porém estranhamente não abre a janela com o sarquivos que tem no disquete)
4 - Então e só ir em /media/disk e ta lá o disquete em modo leitura e escrita.

OBS: Veja que estou tentando da maneira mais simples sem recorrer a linhas de comando, que acho ser assim melhor para usuarios comuns assim como eu, que não quer participar de uma "procissão" só para abrir seu disquete rsrsrsrs.

O ideal seria que ao clickar no ícone que tem lá no dolphin nos seus locais, ele montasse o drive de disquete em leitura e escrita e já abrisse a janela com o que tem no disquete, assim como ocorre com pen drives. Afinal aquele ícone ta lá só pra enfeite mesmo rsrsrsrs.

Abraços.

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #6 Online: Dezembro 15, 2009, 11:12:24 pm »
Testei e percebi que a mensagem de erro realmente aparece. Porém, no meu caso bastou ir em /media/disk para os arquivos aparecerem lá. Não precisei usar o dolphin em modo root. Mas de qualquer forma a mensagem de erro é estranha e precisa ser arrumado isso.
Abraços! :)

usuário openSUSE

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Dezembro 15, 2009, 11:12:24 pm »

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #7 Online: Dezembro 16, 2009, 11:47:42 am »
adicione seu usuário ao grupo disk
--