Autor Tópico: gerenciador de pacotes do opensuse  (Lida 1445 vezes)

masksalesman

• Newbie
  • *
gerenciador de pacotes do opensuse
« Online: Novembro 26, 2009, 10:32:26 am »
Pessoas, sou novo usuário do opensuse. há algum tempo utilizava o ubuntu e resolvi baixar o opensuse 11.2 com interface gnome porque sempre simpatizei com o visual desta distribuição. Porem, eu estava mto acostumado com a utilização do gerenciador de pacotes synaptic do ubuntu, pelo qual eu conseguia encontrar todo e qualquer tipo de programa e baixar e instalar todas as libs dependentes automaticamente, evitando qualquer trabalho maior com o processo. Percebi rapidamente que o opensuse não possui este gerenciador de pacotes e pesquisando vi que seu gerenciador é o zypper (é isto mesmo?).
Um detalhe é que tentei usar o "gerenciador de pacotes" e o "yast" para procurar novos programas e instalar, mas eles não acham nada (não acharam nem o amsn e o songbird, por exemplo!).
Queria saber se o zypper tem o mesmo funcionamento do synaptic ou se é algum outro software que faz este "trabalho" no opensuse. De qualquer maneira, se alguem puder me dizer como instalo este gerenciador de pacotes, tambem agradeço!

Comunidade de Usuários do openSUSE

gerenciador de pacotes do opensuse
« Online: Novembro 26, 2009, 10:32:26 am »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
Re: gerenciador de pacotes do opensuse
« Responder #1 Online: Novembro 26, 2009, 11:20:07 am »
Olá,

O gerenciador de pacotes do openSUSE é um dos módulos do YaST mesmo, e o zypper em linha de comando. Da mesma forma que no Ubuntu ou qualquer outra distribuição que utilize pacotes, o gerenciador só consegue achar os pacotes que estão disponíveis nos repositórios cadastrados. O exemplo citado por você Amsn está diponível no repositório "Packman" que é um dos principais repositórios para o openSUSE (ele contém os pacotes para mp3 e outros codecs). A sugestão é você ter além do repositórios oficiais OSS, Non-OSS e updates o repositório do Packman que pode ser adicionado no gerenciador de repositório -> Adicionar -> Repositórios da comunidade.

Acho que existe no gerenciador de softwares um menu onde é possível pesquisar por pacotes online e assim saber em qual repositório o tal pacote se encontra.

abraços ;)

cleitonalves2005

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Março 14, 2010, 08:16:21 pm »
você foi em menu/aplicativos/instalar softwares?
eu usei essa opção e instalei o amsn.

Leandro-rpmStation

• Membro
  • "Linux, socialmente justo..."
« Responder #5 Online: Março 15, 2010, 06:33:17 pm »
masksalesman, veja essa página http://en.opensuse.org/PT_BR-Reposit%C3%B3rios_Adicionais_de_Pacotes
Tem vários repositórios para o openSUSE, inclusive o packman, onde encontras o amsn, vlc (excelente player de video) e etc...
Abraços..  :)