Pessoas, sou novo usuário do opensuse. há algum tempo utilizava o ubuntu e resolvi baixar o opensuse 11.2 com interface gnome porque sempre simpatizei com o visual desta distribuição. Porem, eu estava mto acostumado com a utilização do gerenciador de pacotes synaptic do ubuntu, pelo qual eu conseguia encontrar todo e qualquer tipo de programa e baixar e instalar todas as libs dependentes automaticamente, evitando qualquer trabalho maior com o processo. Percebi rapidamente que o opensuse não possui este gerenciador de pacotes e pesquisando vi que seu gerenciador é o zypper (é isto mesmo?).
Um detalhe é que tentei usar o "gerenciador de pacotes" e o "yast" para procurar novos programas e instalar, mas eles não acham nada (não acharam nem o amsn e o songbird, por exemplo!).
Queria saber se o zypper tem o mesmo funcionamento do synaptic ou se é algum outro software que faz este "trabalho" no opensuse. De qualquer maneira, se alguem puder me dizer como instalo este gerenciador de pacotes, tambem agradeço!