Autor Tópico: Problemas com DVD no Suse 11.2  (Lida 2912 vezes)

dynho66

• Newbie
  • *
Problemas com DVD no Suse 11.2
« Online: Novembro 27, 2009, 12:57:39 am »
Pessoal andei pesquisando aqui no forum e até tentei algumas soluções tanto daqui como via "GOOGLE" e ja to quase desistindo.
O Kaffeine do OpenSuse 11.2 (KDE) não lê DVD nem a pauladas, ja fiz de tudo e sempre ele da a mesma mensagem:

""Cannot find input plugin for MRL [dvd:/]"" ???

instalei o Xine e as mesma mensagens:   " falta de pluguim"
ja instalei tudo aqui e não resolveu, será que alguém ja passou por isso e conseguiu resolver?  :'(

Não quero criar atritos pois quero muito experimentar o suse mas no Mint KDE ou kubuntu é bem mais simples resolver, nunca tive esses problemas

Comunidade de Usuários do openSUSE

Problemas com DVD no Suse 11.2
« Online: Novembro 27, 2009, 12:57:39 am »

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
Re: Problemas com DVD no Suse 11.2
« Responder #1 Online: Novembro 27, 2009, 08:31:13 am »
O w32codec (ou w64codec se seu sistema for 64 bits) e o libdvdcss estão instalados? ???
Verifique e se persistir o erro, poste aqui novamente.
Abraços! :)

usuário openSUSE

molivas83

• Visitante
« Responder #2 Online: Novembro 27, 2009, 12:25:30 pm »
    Eu tive o mesmo problema que o Dynho66, o kaffeine da esse mesmo erro ao tentar reproduzir DVD: ""Cannot find input plugin for MRL [dvd:/]". Assim como ele instalei todas as bibliotecas necessárias como libdvdcss, libxine-codecs, w32codecs, libdvdread, libdvdnav, entre outras, porem não tive sucesso.
    Tentei então usar o totem para reproduzir meus dvds, mas o mesmo não está saindo áudio acho que porque o backend xine-lib foi removido do Totem; nem mp3 ele reproduz. Alguém sabe se no VLC os dvds são executados normalmente ??? Alguém tentou usar o totem no opensuse 11.2 e está conseguindo executar mp3 e dvds ???

OBS: Uso aqui o openSUSE 11.2 (KDE)

Abraços.

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #3 Online: Novembro 27, 2009, 12:54:53 pm »
Molivas83
O VLC aqui funciona normalmente. Uso ele para vídeo e os vídeos que tenho no meu computador tocam nele sem problemas.

usuário openSUSE

molivas83

• Visitante
« Responder #4 Online: Novembro 27, 2009, 01:41:59 pm »
   FábioFarias

Você consegue reproduzir tranquilamente DVDs no VLC ??? Assim, você abre ele e vai no menu em reprouzir DVDs e ele simplesmente funciona ou tem que abrir a pasta onde estão os aqrquivos do DVD e selecionalos manualmente ???

Abraços.

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #5 Online: Novembro 27, 2009, 05:36:56 pm »
Molivas
Eu só tenho arquivos de vídeo no computador. Então dou dois cliques nele e ele abre no VLC. Com DVDs gravados em disco em não usei pois não os tenho. Mas acredito que basta inserir o disco, abrir o VLC e no menu Mídia clicar na opção Abrir Disco. Claro que a regra dos codecs (w32codec, libdvdcss e xine) permanecem.
Qualquer coisa estamos aí.
Abraços! :D

usuário openSUSE

dynho66

• Newbie
  • *
« Responder #6 Online: Novembro 27, 2009, 09:45:18 pm »
O w32codec (ou w64codec se seu sistema for 64 bits) e o libdvdcss estão instalados? ???
Verifique e se persistir o erro, poste aqui novamente.
Fabio, obrigado por tentar ajudar (pelo que percebi não só a mim) mas tenho todos os codecs instalados, w32codec, libdvdcss e xine e outros. procurei no site de software do suse e em outros lugares e não encontrei o "w64codec" que é meu caso, nem mesmo nos repositórios oficiais. O mais engraçado é que ele existe em versão .DEB.
Não sei se irá funcionar porem estou instando a versão w32codec pra ver o que da.  Outra coisa também não consegui abrir arquivos .FLV nem 3GP....tá cruél a coisa, to começando a achar que o sistema 64bits é que realmente ta dificultando as coisas e isso até no mundo Microsoft Windows...
Depois volto a postar o resultado da tentativa de instalar o w32codes.

outra duvida: como acrescento passo a passo o repositorio Packman no Suse 11.2???????????

Por enquanto obrigado

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Novembro 27, 2009, 09:45:18 pm »

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #7 Online: Novembro 27, 2009, 09:54:51 pm »
dynho66
Realmente está estranho isso mas nossos sistemas são diferentes mesmo. Eu uso o openSUSE 11.2 32 Bits. E tudo funciona normalmente. Não testei ainda o 64 bits para ver. Eu costumo remover amarok e kaffeine ficando apenas com o RealPlayer e o VLC.
Para adicionar o repositório do packman vá até o YaST e em Repositórios de Software selecione repositórios da comunidade. Marque o repositório do packman, clique em ok e importe a chave do repositório. Pronto. O repositório do packman foi adicionado.
Precisando, estamos aí.
Abraços! ;)

usuário openSUSE

molivas83

• Visitante
« Responder #8 Online: Novembro 27, 2009, 09:59:09 pm »
   Olá Dynho66 para adicionar o repósitorio packman no opensuse 11.2 vá em:

1 - Abra o Yast (Menu => Sistema => Yast)
2 - Vá em: Repositórios de software
3 - Click em adicionar
4 - Espere carregar a lista que irá aparecer contendo os repositorios dispóniveis
5 - Selecione o Packman e o Videolan também (Nele tem o VLC player - Muito bom)
6 - click em adicionar e siga em frente (Vá aceitando o que lhe pedir)

Espero ser essa sua dúvida se não entendi errado.

Abraços.

cvalente

• Sr. Member
« Responder #9 Online: Novembro 27, 2009, 10:17:30 pm »
 O Kaffeine do KDE4 ainda não está estável/pronto .

Aqui, OS 11.2 64bit KDE4 , o vlc e smplayer/mplayer rodam de tudo : DVD , mkv , wmv , flv , rm , etc ( o mplayer não possui suporte a menu de DVD , ele abre direto no primeiro capítulo ) .

molivas83

• Visitante
« Responder #10 Online: Novembro 27, 2009, 10:20:02 pm »
   Mas cvalente, Você saberia me informar se o VLC tem suporte a menu de DVDs ??? pergunto porque não conheço seu funcionamento no linux apenas no Windows.

Abraços.

cvalente

• Sr. Member
« Responder #11 Online: Novembro 28, 2009, 10:55:26 am »
 Sim , o vlc possui suporte a menu de DVD . Como o Fábio disse anteriormente , vlc > mídia > abrir disco e ,caso possua mais de um drive de DVD , Dispositivo de Disco ( /dev/sr0 ; /dev/sr1 ) , pois ele não reconhece automaticamente o drive com o disco (pelo menos não aqui ) .

dynho66

• Newbie
  • *
« Responder #12 Online: Novembro 29, 2009, 05:39:05 pm »
Obrigado ao Fabio e ao Moliva pelas respostas que vocês me passaram, tanto um como outro me esclareceram legal mas mesmo assim não ta dando nada certo, alias Fábio, o w32codec, não funcionou e o w64 não encontro em lugar nenhum na versãO rpm então vou fazer o seguinte, vou reinstalar o sistema inteiro novamente como nova instalação e começar novamente...depois posto o resultado. inclusive tentando a opção doCValente.
 :-[
obrigado ao forum pelas ajudas

asghan

• Hero Member
« Responder #13 Online: Novembro 29, 2009, 06:17:18 pm »
Aki tbm tive o mesmo problema com o kaffeine, q aliás, não rodava nada, ai mandei o VLC e rolou, mas me senti frustrado pq gosto muito do kafeeine.

molivas83

• Visitante
« Responder #14 Online: Novembro 29, 2009, 07:33:10 pm »
  Galera podem instalar o VLC que roda DVD com menu numa boa.

Abraços.