Autor Tópico: problema de instalação da Epson TX200 no Suse 11.2  (Lida 3522 vezes)

dynho66

• Newbie
  • *
problema de instalação da Epson TX200 no Suse 11.2
« Online: Novembro 30, 2009, 10:08:10 pm »
Amigos, eu ja tentei fazer com que o Kde reconhecesse minha Epson TX200 por diversas veses, também tentei mudar os drivers mas infelismente não consigo faze-la funcionar no meu OpenSuse 11.2 com KDE.
Alguem conhece alguma solução?

Obrigado

Comunidade de Usuários do openSUSE

problema de instalação da Epson TX200 no Suse 11.2
« Online: Novembro 30, 2009, 10:08:10 pm »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
Re: problema de instalação da Epson TX200 no Suse 11.2
« Responder #1 Online: Dezembro 01, 2009, 09:28:24 am »
OLá,

Tente instalar ela via YaST -> Impressoras.

abraços ;)

dynho66

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Dezembro 01, 2009, 04:29:35 pm »
OLá,

Tente instalar ela via YaST -> Impressoras.

abraços ;)
Puxa cara ja fiz de tudo pelo yast mas não sei o que acontece...tentei varios drivers e nada e computador sem impressora não é computador não é mesmo? inclusive ja tentei instalar aqueles driver para o suse do site da http://avasys.jp/eng/linux_driver/ que contem varios drivers para impresssoras e scaner da epson mas no caso do susse ta pedindo para instalar uma bendita libltdl.so.3 que quando eu vou instalar ele da um aviso de que ela "JÁ" ta instalada
vou continuar tentando mas se vc souber de outra possibilidade agradeço a ajuda

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Dezembro 01, 2009, 05:32:34 pm »
Olá,

Já tentasse os drivers deste site: http://www.avasys.jp/lx-bin2/linux_e/xxxx/DL1.do

abraços ;)

dynho66

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Dezembro 07, 2009, 05:30:43 pm »
Resolvido....Voltei para o LinuxMint e desinstalei o OpenSuse 64bit...perdi o restinho da paciência :-X :-\
« Última modificação: Dezembro 07, 2009, 05:32:18 pm por dynho66 »

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Dezembro 08, 2009, 07:54:26 pm »
Bom amigo, então você não resolveu o problema, decidiu pelo mais fácil, desistiu!!

Isso não é uma critica, apenas um comentário frisando que o problema não foi reslvido, somos livres para escolher o melhor SO para uso próprio!

Abs!
carlos.lubas.com.br

dynho66

• Newbie
  • *
« Responder #6 Online: Dezembro 11, 2009, 12:13:18 pm »
Entendo que você não fez crítica e se alguem entender seu comentario como uma crítica, eu digo que foi construtiva, porém uso o pc pra trabalho, pagar contas e coisas que realmente  me faz necessitar de uma impressora e confesso que nunca tive esse problema com o mint ou ubuntu(não é propaganda). 
No meu caso fiz a besteira de instalar o Suse 64bit e muitos sabem que sistemas 64bits ainda são passiveis de problemas e softwares apropriados. Gosto do Open Suse e pretendo voltar a usa-lo, mas somente quando eu obtiver uma nova cópia de 32 bits.
Grande abraço Carlos Alberto e valeu o puxão de orelha que me deu, assim não volto a escrever besteiras ;)

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Dezembro 11, 2009, 12:13:18 pm »

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #7 Online: Dezembro 11, 2009, 10:45:37 pm »
Hehehe, não foi um puxão de orelha!

Mas eu gostaria de ver seu problema resolvido, e se funciona com outra distro, com certeza funciona no opensuse, mas não tenho uma impressora dessa pra tentar ajudar, espero que algum colega que tenha acabe postando a solução!

Abs!
carlos.lubas.com.br

openbls

• Newbie
  • *
« Responder #9 Online: Março 14, 2010, 11:49:31 am »
Olá a todos,

Estou usando o OpenSuse pela primeira vez e estou muito satisfeito com o desempenho e tudo dele. Também estou com problema na instlação da impressora Epson tx210 (TX200). Aqueles drivers do AVASYS para este modelo de impressora são precaríssimos, mal reconhecem o hard e não oferecem opções de qualidade de impressão. Só o driver de Sacanner trabalha bem. Instalei  vários drivers que o Suse <recomendado>, mas nenhum funciona, nenhuma página de teste é impressa.
No Ubuntu resolvi o problema instalando o Driver da TX100, aí funcionou perfeitamente, com todas as opções possíveis. Ficou otimo. Porem, no Opensuse estou vendo que o CUPS não oferece este driver  (epson stylus tx100) para ela. Pergunto: o CUPS estaria desatualizado para o Open suse?

openbls

• Newbie
  • *
« Responder #10 Online: Março 17, 2010, 10:53:08 pm »
Olá todos! Salve, Salve! Problema Solucionado.

Estou usando o OpenSuse e, sem dúvida, a distro é peso pesado no que se propõe. Estabilidade e reconhecimento de hard é excelente! Vale a pena. A comunidade do fórum, ao que parece, e pelo que senti, é pouco solidária. Já participo de fóruns de outras distros e a ajuda lá grande.

Ao que interessa:
Há dias dias venho me debatendo com a instalação do da multifuncional Epson TX210 (Série 200). Já postei uma solução para o caso no VivaoLinux.com. Procurem lá pelo nome da impressora. Porém aquela solução se volta mais para o Ubuntu e derivados debian. A solução era usar o Driver da TX100 e tudo ficava resolvido.

Também sofri aqui no Suse,  mas, para minha surpresa, o problema está ainda melhor e mais facilmente resolvido pelo time do openprinting. Vamos lá:

I parte. Instalando os pacotes

Instalem o pacote "openprinting-gutenprint-5.2.5-1lsb3.2.i486.rpm", que é facilmente encontrado pelo buscador "www.bigbusca.com.br". É só instalar o pacote e seus problemas estarão resolvidos. Destalhe: este pacote pede uma dependencia, que se chama "lbs". É só instalar a partir do DVD do Suse ou baixar da internet. Ele é pequeno. Pronto. O Driver funciona completinho e a impressora fica uma beleza, imprimindo em todos os níveis imagináveis.

II Parte. Instalando a impressora (driver)

1-Conectar a impressora. 2-Abrir o YAST. 3-Clicar em Impressoras. 4-Pronto. A impressora será reconhecida pelo nome. É só instalar  o driver de mesmo nome e usar à vontade, claro, se tiver tinta.

Como ela é uma multicional, o driver do Scanner não tem como instalar pelo Yast, tem que ser baixado do AVASYS.COM, que se chama 'iscan". Também funciona perfeito e tem pra todo mundo.

open bls. :'( :'( :'( :'( :'(

p.s.
Não colequei encerrado no tópico porque ainda podem surgir dúvidas da comunidade, pelo que vou aguardar uns dias. Cade omoderador do tópico?
« Última modificação: Março 17, 2010, 11:01:18 pm por openbls »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #11 Online: Março 18, 2010, 09:54:44 am »
Olá,

Não costumamos mudar o tópico para Resolvido ou similares.

Sobre sermos pouco solidários deve-se ao fato de sermos poucos a responder as dúvidas e nem todos terem o conhecimento específico necessário (por exemplo, nunca instalei uma impressora nem configurei um servidor), fora que 70% das perguntas feitas já estão respondidas no próprio fórum.

O openSUSE fornece um buscador de pacotes, que é o http://software.opensuse.org/search e nesse caso, o pacote iscan se encontra no repositório Non-OSS da distro.

abraços ;)

marcoskapp

• Membro
  • If you're using linux, don't worry
« Responder #12 Online: Abril 07, 2010, 11:08:29 pm »
Apenas para registrar um facilitador do processo de instalação da impressora:

Adicionar nos repositórios via yast o endereço:

http://www.openprinting.org/download/printdriver/RPMS/

Após isso, entrar no gerenciamento de pacotes e instalar o pacote referenciado pelo colega acima.

Em seguida basta ir na aba de hardware em impressoras no yast e buscar a impressora e deixar que o sistema faça o resto.

Fonte: http://www.linuxfoundation.org/collaborate/workgroups/openprinting/database/driverpackages

Agradeço as anotações anteriores. Foram de grande valia para mim.

SO:  Linux 2.6.31.14-0.8-desktop i686
  Sistema:  openSUSE 11.2 (i586)
  KDE:  4.3.5 (KDE 4.3.5)

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #13 Online: Abril 23, 2010, 01:27:17 pm »
Maravilha! foi o que afirmei no meu post anterior: "Se funciona em outra distro, COM CERTEZA FUNCIONA NO OPENSUSE"!!!

Parabéns aos que buscaram e postaram as soluções!

Muitas vezes é dificil ajudar, por falta de hardware igual ou semelhante para testes!

Abs!
carlos.lubas.com.br

asghan

• Hero Member
« Responder #14 Online: Abril 23, 2010, 06:38:07 pm »
Instalei uma Epson Stylus TX105, um modelo parecido com a do amigo e o procedimento foi baixar o driver q ele mencionou e mandar instalar pelo terminal mesmo,zypper in , percebi q ele baixa algumas dependências e instala o driver numa boa, o único problema q estou tendo é com a qualidade das imagens scaneadas q não estão ficando 100%, mesmo no Ubuntu não obtive total qualidade!