E que tal implementar estas funções diretamente neste recurso do KDE4? (futuramente claro)
O meu programinha faz o seguinte
1) Configuração inicial
Ao ser executado na primeira vez, ele vai mostrar uma telinha pra indicar onde estão os fundos de tela.
2) Troca o fundo de tela
pra isso ele deve ser carregado na inicialização
ele troca o fundo de tela
mas só uma vez ao dia
pra isso ele guarda num ini a data que ele trocou por ultimo
daí se reiniciar denovo ele não vai trocar, no segundo reinicio
eu fiz assim, pq conforme a atividade que se faz, se pode ter que reiniciar o pc várias vezes, daí a gente não 'curtiria' o fundo de tela
o programa entra, troca o fundo e se fecha, sem mostrar alguma interface grática
com isso ele funciona muitíssimo rápido, no windows, ele faz oq tem que fazer em menos de 1 décimo se segundo
3) Não repete os fundos de tela
Pra isso ele 'move' os fundos de tela já vistos para uma outra pasta
assim sempre que ele for trocar o fundo, ele pega um fundo da pasta dos fundos que nunca foram vistos ainda
4) Permite trocar o fundo manualmente.
As vezes um fundo de tela é inapropriado pro amiente (muié pelada) ou feio mesmo, então da pra acionar o aplicativo, dessa vez ele mostra uma interface gráfica, onde se aciona a troca pra um outro fundo de tela, e opcionalmente pode ser deletado o fundo de tela atual.
Como o diretório dos fundos de telas sempre tem um arquivo a menos a cada dia, um dia esse arquivo estará vazio, daí então o programa pega todos arquivos que estavam na pasta dos já vistos, e move eles para a pasta dos não vistos.
Claro conforme for a quantidade isso pode nunca chegar a acontecer, mas é uma previsão pra quando se tem poucas imagens.
Como eu tenho mais de 7 mil, demorária uns 20 anos pra comessar a ver as imagens denovo, mas até lá eu já teria já muito mas muito mais, hehe, pq to sempre pegando mais...