Comunidade de Usuários do openSUSE
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?
Setembro 10, 2010, 04:59:01
Home Ajuda Pesquisa Login Registre-se
Comunidade de Usuários do openSUSE  |  Suporte  |  Servidores e redes (Moderador: atmozphera)  |  Tópico: Pequena rede doméstica. « Tópico anterior Próximo tópico »
Páginas: [1] Imprimir
Autor Tópico: Pequena rede doméstica.  (Lida 1311 vezes)
heltonamaral
Newbie
*

« em: Dezembro 16, 2009, 08:43:22 »

Olá pessoal!
Gostaria de uma ajuda na configuração de minha rede. Tenho 4 máquinas que acessam a internet por meio de um roteador. Três delas são PCs conectados via cabo de rede e um note via wireless. Em um dos PCs roda Windows XP e nos outros Linux, sendo dois Mandriva e um openSUSE 11.2. Quando tento acessar a rede para ver os compartilhamentos, só consigo enxergar o PC Windows, os Linux não aparecem, alguém pode me indicar um passo-a-passo. Já baixei alguns tutos mas são muito superficiais, ainda não consegui compartilhar arquivos e impressoras entre os PCs de minha rede.

PS.: instalei o SAMBA em todas as máquinas linux e só na que tem o Mandriva instalado é que consigo enxergar o compartilhamento windows, no opensuse eu não enxergo nada.

Agradeço a atenção.
Links

Links: 1

View Profile
Re: Pequena rede doméstica.
« Enviado em: Setembro 10, 2010, 04:59:01 »

Ofertas Monitor LCD,Ofertas Roteadores e rede sem fio
Carlos Alberto Lubas
Global Moderator
Hero Member

« Responder #1 em: Dezembro 19, 2009, 05:26:58 »

Tudo que você precisa está em Yast -> servidor Samba

Lá você configura o samba, caso ainda tenha dificuldades, procure por uma ferramenta de administração para o samba, como o swat.

Abs!
Newbie
*

« Responder #2 em: Dezembro 27, 2009, 11:53:34 »

Ok Carlos, valeu a dica, fui no Yast, configurei os compartilhamentos, configurei pro samba abrir as portas do firewall, aparentemente tudo conforme necessário para as máquinas se enxergarem. O problema é que elas não se enxergam. Usando o comando ping ping uma máquina pinga a outra, mas os compartilhamentos não são enxergados. Não consigo nem acessar as pastas compartilhadas pelo windows, eu vejo os grupos de trabalho, um das máquinas linux e outro da máquina windows, mas não vejo os compatilhamentos. O que pode estar faltando?
Newbie
*

« Responder #3 em: Janeiro 18, 2010, 12:22:07 »

Alguém poderia me ajudar num passo a passo para fazer com que meu PC e meu note se enxerguem na rede. Uso o openSUSE 11.2 nas duas máquinas e a rede é feita por um roteador dlink wireless.
Membro Jr.
**

« Responder #4 em: Janeiro 19, 2010, 02:31:29 »

Olá,

Eles já não se enchergam? Os dois acessam a internet pelo roteador wirelles?
heltonamaral
Newbie
*

« Responder #5 em: Janeiro 19, 2010, 02:55:55 »

Sim, os dois acessam a internet, só que um deles é conectado diretamente no roteador pelo cabo de rede (o PC) e o notebook é que acessa a rede wireless. Inclusive, através do comando PING consigo resposta de um para o outro e vice versa.
Membro Jr.
**

« Responder #6 em: Janeiro 19, 2010, 03:57:16 »

Olá,

Uai, se o ping funciona eles se enchergam; no caso você está tentando compartilhar arquivos ou alguma outra coisa?
heltonamaral
Newbie
*

« Responder #7 em: Janeiro 21, 2010, 07:13:47 »

Estou tentando compartilhar pastas e arquivos em geral. Quando clico naquele ícone da rede no gerenciador de arquivos, enxergo o grupo que criei e as duas máquinas, mas só consigo abrir os arquivos correspondentes ao compartilhamento da máquina em que estou, a outra não.
Newbie
*

« Responder #8 em: Março 10, 2010, 03:05:15 »

Comigo acontece parecido. Tenho o Desktop com Windows 7 para servir de media center, e o Laptop com OpenSuse 11.2.

Não consegui mesmo com tutoriais liberar o acesso ao grupo de trabalho sem parar o Firewall, e com o mesmo desativado, consigo enxergar o grupo de trabalho, mas somente o próprio laptop, assim como a máquina Windows só consegue enxergar a si mesma no mesmo grupo. Elas conseguem pingar entre si, mas não se enxergam via Samba. Não faço a mínima idéia de como resolver isso (sou apenas um iniciado no Linux, usava Ubuntu somente há pouco tempo atrás, e conseguia enxergar as máquinas).
Comunidade de Usuários do openSUSE  |  Suporte  |  Servidores e redes (Moderador: atmozphera)  |  Tópico: Pequena rede doméstica. « Tópico anterior Próximo tópico »
Ir para:  

----->> Política de privacidade <<----