Autor Tópico: acrescentando usuário ao samba  (Lida 1532 vezes)

dukercs

• Newbie
  • *
acrescentando usuário ao samba
« Online: Janeiro 06, 2010, 06:50:15 pm »
Bem pessoal, estou com um problema ao tentar acrescentar usuário ao samba, utilizo o comando smbpasswd -a user1 mas tem um erro em outro programa (script) useradd, acontece o seguinte ao tentar utilizar o caminho /dev/null como diretório do usuário ele retorna uma mensagem de erro que năo foi possível, sou novato no opensuse, e essa foi a primeira vez que tive esse erro.

# useradd -d /dev/null -c Samba User account -s /bin/false user1
useradd: Invalid home directory `/dev/null'.
#

tem alguma coisa que fiz errado ou deixei de fazer ?

mesmo um comando mais simplificado dá erro
# useradd -d /dev/null -s /bin/false user1
useradd: Invalid home directory `/dev/null'.

Comunidade de Usuários do openSUSE

acrescentando usuário ao samba
« Online: Janeiro 06, 2010, 06:50:15 pm »

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: acrescentando usuário ao samba
« Responder #1 Online: Janeiro 06, 2010, 07:20:03 pm »
o usuário que estás tentando adicionar ao samba já existe no sistema Linux?
--
Marcelo Vivan Borro

dukercs

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Janeiro 06, 2010, 07:41:39 pm »
justamente isso que está o erro, pq ao tentar năo consigo adicioná-lo ao sistema linux com as opçőes de diretório home como /dev/null

yar

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Janeiro 08, 2010, 08:44:08 pm »
Olá,

Pelo menos até onde eu saiba, o uso do /dev/null só faria sentido se năo quisessemos criar um diretório
/home para o usuário. Porém os usuários criados por mim no Suse por linha de comando, por padrăo năo tem um diretório /home e provavelmente uma shell válida. Acho que vem daí o erro que vocę está recebendo.

abraços,

dukercs

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Janeiro 08, 2010, 09:53:21 pm »
Olá,

Pelo menos até onde eu saiba, o uso do /dev/null só faria sentido se năo quisessemos criar um diretório
/home para o usuário. Porém os usuários criados por mim no Suse por linha de comando, por padrăo năo tem um diretório /home e provavelmente uma shell válida. Acho que vem daí o erro que vocę está recebendo.

abraços,

Yar cara muuito obrigado! era isso mesmo,  vou deixar aqui a dica se alguém tiver esse "probleminha"

o correto a ser feito no caso do opensuse é năo usar o smbpasswd -a para criar o usuário no sistema (linux) e sim criar o usuário com o comando useradd e depois só adiciona-lo no samba, ai sim com o smbpasswd -a q năo vai tentar criar o usuário com o comando dele q dá o erro pq o usuário já existe, ficando mais ou menos assim:

#useradd fulano
#smbpasswd -a fulano
Added user fulano