Autor Tópico: BB e o 11.2... Como agora?  (Lida 3431 vezes)

johannes

• Sr. Member
BB e o 11.2... Como agora?
« Online: Janeiro 08, 2010, 10:29:26 pm »
Oi galera.

Seguinte, vocês já conseguiram colocar o site do B pra funcionar no Suse 11.2?

Eu tô apanhando aqui. Quando instalei o 11.0 era sofrível porque ainda nem tinha o plugin java de 64 bits, mas depois fizeram e começou a rodar no firefox legal. Antes se usava konqueror.

Agora tanto no firefox quanto no konqueror eu recebo a seguinte mensagem de erro do site do BB:

Problemas na instalação do Módulo de Segurança

Não foi possível instalar o Módulo de Segurança.

Para acessar o Autoatendimento BB pela Internet é necessário ter instalado neste computador o JAVA. Faça a instalação do JAVA (link para www.java.com).

Após a instalação, caso os problemas persistam, por favor, acione o Suporte Técnico através do telefone 0800-7290200".

Tem algum truque? Tô com o java sun 1.6 instalado. Não queria arriscar o funcionamento do vuze e do sweethome 3d, dois progrmas que eu uso a sério.

O que eu tenho de java instalado aqui é:

Código: [Selecionar]
zypper se -i java
Loading repository data...
Reading installed packages...

S | Name                         | Summary                                                     | Type
--+------------------------------+-------------------------------------------------------------+--------
i | Capivara-javadoc             | Javadoc for Capivara                                        | package
i | SDL_java                     | sdljava is a binding to the SDL API                         | package
i | ant-javadoc                  | Javadoc for ant                                             | package
i | ant-javamail                 | Optional javamail tasks for ant                             | package
i | devel_java                   | Java Development                                            | pattern
i | hbci4java                    | Open-Source-Bibliothek fuer HBCI-faehige Client-Anwendungen | package
i | java-1_6_0-sun               | Java(TM) 6 Runtime Environment                              | package
i | java-1_6_0-sun               | java-1_6_0-sun: Update to security update u17               | patch
i | java-1_6_0-sun-alsa          | ALSA support for java-1_6_0-sun                             | package
i | java-1_6_0-sun-devel         | Java(TM) 6 SDK, Standard Edition                            | package
i | java-1_6_0-sun-jdbc          | JDBC/ODBC bridge driver for java-1_6_0-sun                  | package
i | java-1_6_0-sun-plugin        | Browser plugin files for java-1_6_0-sun                     | package
i | java-1_6_0-sun-src           | Source files for java-1_6_0-sun                             | package
i | java3d                       | Java 3D API                                                 | package
i | jogl-net.java.games          | Java bindings for the OpenGL API                            | package
i | jogl-net.java.games-cg       | JOGL library for the C for GPUs (CG) development toolkit    | package
i | mysql-connector-java         | Official JDBC Driver for MySQL                              | package
i | patterns-openSUSE-devel_java | Meta package for pattern devel_java                         | package
i | timezone-java                | Timezone Descriptions                                       | package

P.S.: Tentei como usuário comum E root, por descaso. Nada. :(

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

BB e o 11.2... Como agora?
« Online: Janeiro 08, 2010, 10:29:26 pm »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
Re: BB e o 11.2... Como agora?
« Responder #1 Online: Janeiro 09, 2010, 03:40:22 pm »
Olá,

No meu funfa de boa, tanto no Firefox quanto no Chromium, a única coisa que fiz, além de instalar o java-1_6_0-sun-plugin que você já tem foi aceitar os dois applets java que aparecem no site quando se entra pela primeira vez.

abraços ;)

johannes

• Sr. Member
« Responder #2 Online: Janeiro 09, 2010, 03:47:00 pm »
ô praga? Mas é óbvio que eu também aceitei aqui. Mas não adiantou nada! :(

Alguma dica? :(

manfra

• Newbie
  • *
« Responder #3 Online: Janeiro 09, 2010, 05:59:57 pm »

Estou com o mesmo problema  só que com o 11.1,  até baixei a versão 3.5.7 do firefox mas o erro persiste .
Entrei no site do sun , para testar se o plugin java estava instalado corretamente no browse e ele mostrou a mensagem que sim .

johannes

• Sr. Member
« Responder #4 Online: Janeiro 09, 2010, 07:42:22 pm »
Mesma coisa aqui: o teste do java no site da sun funciona, no BB necas. :(

http://java.com/en/download/help/testvm.xml
Your Java configuration is as follows:  Vendor: Sun Microsystems Inc. Version: Java 6 Update 17 Operating System: Linux 2.6.31.8-0.1-desktop Architecture: amd64

Tem alguma forma de a gente executar o firefox ou o plugin num "debug mode", pra ver se alguma coisa berra?

ElChe, tem como tu colocar o teu zypper se -i java pra nós? De repente algo esteja escapando... Ou pior, talvez tenhamos problemas com diferenças de versões, e isso vai ser foda pq eu não sei até hj a flag pra mandar o zypper mostrar a versão instalada...  :p

cawasame

• Membro Jr.
  • **
« Responder #5 Online: Janeiro 11, 2010, 09:48:00 am »
« Última modificação: Janeiro 11, 2010, 10:06:40 am por cawasame »

johannes

• Sr. Member
« Responder #6 Online: Janeiro 11, 2010, 11:41:49 am »
OI.

Bom, as atualizações do e pelo Yast estão feitas e ok.

Interessante, mas aquela página se mostrou incapaz de detectar o plugin do java. Por mais q eu use programas java, visite páginas com java e que o teste do java do san tenha rodado. Mas aquela primeira página também não detectou quase nenhum dos plugins!

Eu tava olhando o último link, e notei uma diferença, gostaria que quem tiver ele instalado pelo Yast e funcionando confirme: lá menciona a necessidade de que pelo menos um link simbólico pro plugin (libnpjp2.so ou libnpjp2.so) tem q estar dentro do diretório /usr/lib/browser-plugins/. No meu não tem, nesse diretório tem apenas os links apontando pros plugins do flash e do adobe acrobat, Vocês poderiam por favor confirmar se no de vocês tem?

Muito obrigado desde já!  :)

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Janeiro 11, 2010, 11:41:49 am »

johannes

• Sr. Member
« Responder #7 Online: Janeiro 11, 2010, 01:21:34 pm »
Só adicionando... acabo de criar um link simbólico em /usr/lib/browser-plugins/ para o arquivo /usr/lib64/jvm/java-1.6.0-sun-1.6.0/jre/lib/amd64/libnpjp2.so. Continua o plugin java pra bancos sem funcionar tanto no firefox quando no konqueror e no opera...  :(

Alguma dica? Tipo, apelo pra instalação manual? :(

cawasame

• Membro Jr.
  • **
« Responder #8 Online: Janeiro 11, 2010, 01:46:40 pm »
Experimente esta:

crie o link dentro das configurações do firefox em tua home (.mozilla), ou seja:

Dentro de .mozilla/firefox/ (em tua home)

você cria uma pasta chamada plugins

Finalmente, você cria o link dentro de

/home/TEUUSUARIO/.mozilla/firefox/plugins

johannes

• Sr. Member
« Responder #9 Online: Janeiro 11, 2010, 02:51:48 pm »
Oi cawasame.

Nada. Acabei de tentar. Agora dentro de /home/johannes/.mozilla/firefox/plugins eu tenho javaplugin.so e libnpjp2.so. Necas.

Cara, esse tipo de coisa irrita! :p

Alguma outra sugestão, galera? :( Valeu!

Edição: Tentei a instalação manual conforme o link passado acima. ficou pior ainda, nem o teste do site da sun enchergou agora. Removendo e revertendo pro java-sun do yast. :p Continuando sem acesso ao BB... saco isso!

Edição 2: De volta ao ponto de partida: só o java sun, nenhum outro java, nem o jre da vida. O site da sun encherga lindamente o java, Até os testes da W3C funcionam: http://www.w3.org/People/mimasa/test/object/java/

Tem algum jeito de eu verirficar via linha de comando alguma coisa? Isso tá parecendo que não é exatamente no java, ou é algo muito específico dele, porque a única maldita coisa que não quer funcionar e acha que não tem java instalado é o site do BB! :(
« Última modificação: Janeiro 11, 2010, 03:28:43 pm por johannes »

victro

• Newbie
  • *
« Responder #10 Online: Janeiro 11, 2010, 03:55:58 pm »
Instalei o OpenSUSE 11.2 há cerca de 10 dias e também tenho apanhado pra deixar o Java funcional.
Tenho acompanhado e testado o que vem sendo postado neste tópico tendo obtido os mesmos resultados do colega acima.
Estranho que no firefox chega até a aparecer a janela de dialogo perguntando se quero rodar e confiar nos aplicativos da Sun mas depois nada acontece. Nem no Opera aparece essa janela.

Instalei e desisntalei umas versoes que deve ter ficado uma bagunça já.
Será que não da pra copiar algum arquivo ou configuração de alguem que esteja rodando bem o java por cima dos existentes?

johannes

• Sr. Member
« Responder #11 Online: Janeiro 11, 2010, 04:18:29 pm »
A pergunta é: qual arquivo seria esse a ser copiado? Eu tô achando que o problema não é no java. Porque eu já entrei em zilhões de site com java, e tá TUDO ok. A única criatura que insiste que eu não tenhyo java instalado no computador apropriadamente aqui é o site do BB.

Por isso perguntei se não tem como executar via linha de comando, e ver se consigo alguma mensagem de erro ou warning que o valha. Pra ver se consigo algum direcionamento mais claro do que tá dando problema. :(

cawasame

• Membro Jr.
  • **
« Responder #12 Online: Janeiro 11, 2010, 05:14:39 pm »
Olha, o problema está numa simples questão:

Onde é que o firefox procura os plugins?

Resposta:

/usr/lib64/browser-plugins

(minha versão é 64 bits. Espero que a tua também seja!)

Nesta pasta existem dois links simbólicos fundamentais:

1) javaplugin.so -> /etc/alternatives/javaplugin
2) npwrapper.so -> ../../lib/nspluginwrapper/x86_64/linux/npwrapper.so

O primeiro é o link para o plugin java propriamente dito;
O segundo é o wrapper, para que os plugins 32 bits possam rodar em 64 bits.

Não cheguei a testar, pois estou satisfeito com minhas configurações default (rsrs), mas se eu fosse instalar o JAVA da SUN faria o seguinte:

Matava o link que aponta para /etc/alternatives/javaplugin e criaria um apontando para, digamos:

javaplugin.so -> /usr/lib64/jvm/java-1.6.0-sun-1.6.0/jre/lib/amd64/libnpjp2.so

Existem estas instruções na página da SUN:
http://www.java.com/pt_BR/download/help/5000010500.xml

Mas elas estão meio fora de contexto! Por exemplo: no caso do suse64, o firefox fica na pasta /usr/lib64 e não na /usr/lib e mesmo assim não existe a pasta plugin dentro da pasta firefox. Acredito que o firefox vai buscar os plugins em /usr/lib64/browser-plugins mesmo!

Testem aí. Um teste a mais um teste a menos...

P.S. Tenho o suse64 numa VM, para ficar "cusculhando". Mas tarde, com mais tempo, vou instalar o JAVA da SUN nele. Se eu conseguir fazer ele funcionar no firefox coloco o resultado aqui mais tarde...

>>> EDITADO:

Sinto lhes informar que testei aqui E DEU CERTO!  :D

1) Baixei o jre-6u17-linux-x64-rpm.bin
2) Instalei em /usr/java
3) Entrei na pasta /usr/lib64/browser-plugins
4) "matei" o link simbólico javaplugin.so
5) Recriei-o com
ln -s /usr/java/jre1.6.0_17/lib/amd64/libnpjp2.so javaplugin.so

Agora o about:plugins do firefox tá assim:
http://lh3.ggpht.com/_82cGB49Xbec/S0t8ic4GF9I/AAAAAAAAA28/LUf5ZlVxDcc/About-Plugins-Firefox.png

Fui no site da SUN, para testar o applet java e:
http://lh5.ggpht.com/_82cGB49Xbec/S0t8WF4BpGI/AAAAAAAAA24/hVvDIO4bPGk/Plugin-JAVA-SUN.png

Como eu não tenho conta no Banco do Brasil, fica com vocês o teste...

>>>> EDITADO(2)

Ô, Johannes, estive olhando aquele link que te passei ( Installing Sun's Java on openSUSE ) e achei um erro lá, saca só:

"For 32 bit Java

ln -s /usr/java/<Java version>/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so /usr/lib/browser-plugins/libjavaplugin_oji.so

For 64 bit Java

ln -s /usr/java/<Java version>/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib(???)/browser-plugins/libnpjp2.so

Whereby <Java version> depends on the version of Java currently installed on your computer "

Se você tentou as instruções para 64 bits, só podia dar errado, pois os caras esqueceram de colocar /usr/lib64/browser-plugins

Grande pisada de bola dos caras, não?!

« Última modificação: Janeiro 11, 2010, 05:50:20 pm por cawasame »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #13 Online: Janeiro 11, 2010, 05:44:03 pm »
Olá,

Pelo que estou percebendo o problema está no pessoal que usa a versão 64 bits. Verifiquem se o java instalado é o 64 bits.

Uma outra solução seria instalar tanto o java quanto o firefox 32 bits (solução usada até o openSUSE 11.1)

abraços e boa sorte ;)

cawasame

• Membro Jr.
  • **
« Responder #14 Online: Janeiro 11, 2010, 06:06:25 pm »
Rôu, rôu, rôu...

...a comunidade openSUSE é tão bacana, que eu mesmo pude corrigir a bagaça que estava errada lá:

"For 64 bit Java

ln -s /usr/java/<Java version>/lib/amd64/libnpjp2.so /usr/lib64/browser-plugins/libnpjp2.so"

Agora tá certo ;-)