Autor Tópico: Software só funciona como root, o que fazer para um usuário comum executá-lo?  (Lida 1292 vezes)

rafasdo

• Newbie
  • *
Olá pessoal!

Instalei numa máquina com o openSuse 10.2 um pacote comercial de CFD, mas para a minha frustração, descobrir depois de feito alguns testes solicitados pelo suporte que o software só funciona se eu estiver logado como root usando su -l (somente com o comando su não funciona). Pode ser que eu esteja enganado, mas acredito que isto está ocorrendo porque o software necessita acessar algumas bibliotecas que o usuário comum não tem permissão. Sendo assim eu pergunto, existe alguma maneira de dar essa permissão para os usuários?

Ps: Tentei usar o sudo , mas aparece o seguinte erro:  cannot connect to X server.

Comunidade de Usuários do openSUSE

Perry Werneck

• Membro Jr.
  • **
Re: Software só funciona como root, o que fazer para um usuário comum executá-lo?
« Responder #1 Online: Janeiro 14, 2010, 11:06:19 am »
Olá,

Antes de tudo: Que softwarezinho mau feito esse não?  :)

Que eu saiba a diferença entre su - e su é que o primeiro roda o profile então, pode ser que o problema esteja em alguma variável de ambiente.

Quanto ao sudo é provável que funcione se você liberar o acesso local do Xserver para todos os usuários:

xhost +local
sudo APLICATIVO.
xhost -local

rafasdo

• Newbie
  • *
Re: Software só funciona como root, o que fazer para um usuário comum executá-lo?
« Responder #2 Online: Janeiro 14, 2010, 04:09:09 pm »
Olá Perry,

Realmente tenho que concordar com você que esta é uma falha feia! Tentei fazer o que você sugeriu para o sudo, mas o problema continua.  Seguem abaixo as saídas do terminal: 

rafael@beiramar:/opt/ansys_inc/v121/Framework/bin/Linux64> xhost +beiramar
beiramar being added to access control list
rafael@beiramar:/opt/ansys_inc/v121/Framework/bin/Linux64> sudo ./runwb2
Error: unable to open display (null)
: cannot connect to X server

Olá,

Antes de tudo: Que softwarezinho mau feito esse não?  :)

Que eu saiba a diferença entre su - e su é que o primeiro roda o profile então, pode ser que o problema esteja em alguma variável de ambiente.

Quanto ao sudo é provável que funcione se você liberar o acesso local do Xserver para todos os usuários:

xhost +local
sudo APLICATIVO.
xhost -local

Fabricio Saraceni

• Membro
« Responder #3 Online: Janeiro 14, 2010, 05:11:45 pm »
Amigo veja se esse usuário tem permissão para executar esse programa.

Isso pode ajudar...

http://www.infowester.com/linuxpermissoes.php

http://www.gdhpress.com.br/etdl/leia/index.php?p=cap2-13

Perry Werneck

• Membro Jr.
  • **
« Responder #4 Online: Janeiro 15, 2010, 03:27:35 pm »
Olá,

Tente com xhost +local (é +local mesmo, não o nome do usuário); se não funcionar você pode apelar com xhost + que abre para qualquer conexão, interna e externa.

rafael@beiramar:/opt/ansys_inc/v121/Framework/bin/Linux64> xhost +beiramar
beiramar being added to access control list
rafael@beiramar:/opt/ansys_inc/v121/Framework/bin/Linux64> sudo ./runwb2
Error: unable to open display (null)
: cannot connect to X server

xhost +local
sudo APLICATIVO.
xhost -local

[/quote]

Carol Souza

• Membro Jr.
  • **
« Responder #5 Online: Janeiro 16, 2010, 02:01:11 pm »
Oi rafasdo,

Para tentar contornar o problema de ter q usar o sudo, vc pode dar um

chmod +s Aplicativo

assim vc pode executá-lo como usuário comum.

Quanto ao comando para liberar o acesso local eu achava que era xhost +localhost

Abraços. :)
Seja Livre! Seja Linux!

rafasdo

• Newbie
  • *
« Responder #6 Online: Fevereiro 27, 2010, 05:08:35 pm »
Olá novamente!

Infelizmente até agora ainda não encontrei uma solução, o pessoal do suporte me disse que ele funciona normalmente para o Red Hat e Suse Enterprise (que são as distribuições que eles recomendam, mas não são free!). Existe muita diferença entre o OpenSuse e o Suse Enterprise?

Desde já obrigado.

Rafael

PS.: Estou tendo problema com o ANSYS Worwbench 12.1

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Fevereiro 27, 2010, 05:08:35 pm »