Como fico muito tempo sem fazer nada aqui no trampo, tinha decidido já converter alguns programas que fiz no Windows para o Linux.
Tentei converter o mais simples deles, que é o MudaFundo, mas não tem jeito de saber onde que é armazenada a informação do fundo de tela corrente, então passei agora a me dedicar no XeviousPlayer.
Se alguem souber,
responda aqui.
O XeviusPlayer é um player de Mp3 baseado em listas de musicas, e tem diversas opções relacionadas a listas, tem também programação de listas e pode ser utilizado como alarme e para desligar o pc na hora marcada.
Um dos recursos mais interessantes dele é monitorar novas musicas em um diretório (baixados por um programa P2P por exemplo) e já ir tocando elas automaticamente.
Além de outras funções que achei interessante colocar.
Bem é um player que utiliza um banco de dados, para dar suporte as operações com listas que ele faz.
No Windows eu utilizava Access por ser um BD Stand Alone, com o mínimo de configuração, era quase que só colocar no PC e sair funcionando (dependendo das configurações existentes nem precisa de instalador).
Mas aqui nessa minha maquina no serviço, não posso instalar nada. O desenvolvimento que faço é utilizando o Oracle, mas não considero ele indicado para ser usado pelo meu aplicativo, porque queria que ele funcionasse da maneira mais simples e automatica o possivel.
Ta certo, poderia fazer com que meu programa criasse as tabelas necessárias na hora da execussão a fim de dimiuir a complexidade da primeira execução.
Mas ainda tornaria necessário ao usuário ter um Oracle instalado e ainda ter que fornecer ao aplicativo a senha necessária para que ele possa criar suas tabelas.
O força uma complexidade muito acima da esperada para um simples player de musica.
Gostaria da indicação de qual Banco de dados utilizar no meu programa.
Vou programar em Kylix 3.
E não tenho como instalar nada aqui.
Uso o Suse 9.2Peço a compreensão dos que intensionarem me ajudar, porque é provável que este tópico tenha uma certa quantidade de dialogos, tipo tentativas...
Também gostaria que me sugerissem onde que poderia ir a um forum mais específico a respeito de programação para Linux, se possível ainda, Kylix.