Autor Tópico: Que banco de dados usar?  (Lida 1901 vezes)

Xevious

• Membro Jr.
  • **
Que banco de dados usar?
« Online: Janeiro 14, 2010, 11:07:54 am »
Como fico muito tempo sem fazer nada aqui no trampo, tinha decidido já converter alguns programas que fiz no Windows para o Linux.
Tentei converter o mais simples deles, que é o MudaFundo, mas não tem jeito de saber onde que é armazenada a informação do fundo de tela corrente, então passei agora a me dedicar no XeviousPlayer.

Se alguem souber, responda aqui.

O XeviusPlayer é um player de Mp3 baseado em listas de musicas, e tem diversas opções relacionadas a listas, tem também programação de listas e pode ser utilizado como alarme e para desligar o pc na hora marcada.
Um dos recursos mais interessantes dele é monitorar novas musicas em um diretório (baixados por um programa P2P por exemplo) e já ir tocando elas automaticamente.
Além de outras funções que achei interessante colocar.

Bem é um player que utiliza um banco de dados, para dar suporte as operações com listas que ele faz.

No Windows eu utilizava Access por ser um BD Stand Alone, com o mínimo de configuração, era quase que só colocar no PC e sair funcionando (dependendo das configurações existentes nem precisa de instalador).

Mas aqui nessa minha maquina no serviço, não posso instalar nada. O desenvolvimento que faço é utilizando o Oracle, mas não considero ele indicado para ser usado pelo meu aplicativo, porque queria que ele funcionasse da maneira mais simples e automatica o possivel.

Ta certo, poderia fazer com que meu programa criasse as tabelas necessárias na hora da execussão a fim de dimiuir a complexidade da primeira execução.

Mas ainda tornaria necessário ao usuário ter um Oracle instalado e ainda ter que fornecer ao aplicativo a senha necessária para que ele possa criar suas tabelas.

O força uma complexidade muito acima da esperada para um simples player de musica.

Gostaria da indicação de qual Banco de dados utilizar no meu programa.
Vou programar em Kylix 3.
E não tenho como instalar nada aqui.
Uso o Suse 9.2

Peço a compreensão dos que intensionarem me ajudar, porque é provável que este tópico tenha uma certa quantidade de dialogos, tipo tentativas...

Também gostaria que me sugerissem onde que poderia ir a um forum mais específico a respeito de programação para Linux, se possível ainda, Kylix.

Comunidade de Usuários do openSUSE

Que banco de dados usar?
« Online: Janeiro 14, 2010, 11:07:54 am »

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Que banco de dados usar?
« Responder #1 Online: Janeiro 14, 2010, 11:34:56 am »
Colega, desculpe, mas Access (licença de 2000 reais pra escutar música) e Oracle ( sem comentários...) para um mp3 player?  :o

Já pensou no banco de dados mais comum e sem custo como o mysql?  Mesmo ele chega a ser um exagero pra um mp3 player, olhe tb o sqlite.
--
Marcelo Vivan Borro

Xevious

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Janeiro 15, 2010, 10:45:38 am »
Colega, desculpe, mas Access (licença de 2000 reais pra escutar música) e Oracle ( sem comentários...) para um mp3 player?  :o

Já pensou no banco de dados mais comum e sem custo como o mysql?  Mesmo ele chega a ser um exagero pra um mp3 player, olhe tb o sqlite.
na moral, oq procuro é ter oq fazer aqui nesse meu emprego
nunca me dão nada pra fazer :-\

mas o fato é que não posso instalar nada aqui
já tentei instalar o MySql e acredito que não possa instalar o SqlLite tb

vou tentar utilizar arquivos textos como banco de dados
a anos atras, fiz um projetinho em Delphi que tinha que funcionar de modo Stand Alone, sem a instalação de nada, mas precisava dos recursos de SQL
daí encontrei um componente que conseguia acionar SQL's em arquivos de textos
claro não tinha lá grandes recursos de SQL, mas até que funcionava

vai ser minha saída

agora ainda teria que adaptar esse componente para o Linux, mas acho que não teria problema

O caso é que esse meu player tem recursos razoavelmente avançados de manipulação de listas, de musicas, por isso que preciso que funcione SQL nele

enakamatu

• Newbie
  • *
« Responder #3 Online: Janeiro 30, 2010, 09:28:44 am »
o sqlite nao mprecisa instalar, nao é um servidor, é uma lib que permite gerar um unico arquivo contendo um banco de dados, que vc acesa via comandos sql, basta descompactar e usar...

mais informacoes em sqlite.org

Nakamatu

Marcel Morais Luna

• Sr. Member
    • http://the8021x.blogspot.com
« Responder #4 Online: Setembro 29, 2010, 11:23:23 am »
é isso ai
SQLITE é o melhor pra ti cara

caso queira algo mais robusto vai pro Postgre, mas requer instalação.
SQLLITE rulez pra teu pequeno aplicativo
Meu nome é Jhon
Jhongastico
-
Asus - Republic of Gamers