Bom vou passar aqui os passos que fiz para resolver esse problema que tive para configurar meu teclado no modo Texto do OpenSuse (minha versão e a 11.2), bom meu teclado que é do notebook acer travelmate 6292, aquele que vem com o / e o ? nas teclas q e w respectivamente, e para acessar-las tenho que pressionar juntamente com a tecla ALTGR.
Primeiro fiz bastante buscas no google (meu guru eheheh) e encontrei 2 link que me ajudaram a resolver esse problema, segue os link para consultar
1º -
http://www.lichti.eti.br/editando-o-mapa-do-teclado-keymap/ - Blog do Gustavo Lichti
2º -
http://tldp.org/HOWTO/Portuguese-HOWTO-3.html - Andries Brouwer
Certo, agora vamos por as mãos na massa
1º fui no diretorio /usr/share/kbd/keymaps/i386/qwerty e verifiquei que la que ficam os maps de layout dos teclados
2º depois descompactei o arquivo referente a minha configuração que é br-abnt2.map.gz
“Comando para descompactar: gzip -d br-abnt2.map.gz”
3º executei o comando showkey -k (opção menos k mostra os keycode de cada tecla ao ser pressionada) ai descobri que as teclas q tinha o keycode = 16 e o w o keycode = 17
4º abri o arquivo br-abnt2.map com o “vim” (programa para editar texto que vem em todas distribuiçoes) e verifiquei que existia alguns alias para algumas teclas e o ALTGR já tinha alias.
5º então adicionei as seguintes linhas no arquivo aberto
altgr keycode 16 = slash #faz com que ao apertar as teclas altgr + q apareça "/" barra (slash)
altgr keycode 17 = question #faz com que ao apertar as teclas altgr + w apareça "?" interrogação (question)
OBS: não precisa colocar os comentários, eu coloquei pois gosto de comentar tudo que faço para o caso de futuras pesquisas.
6º salvei o arquivo sobrescrevendo-o e depois o compactei novamente com o gzip
“comando para compactgar: gzip br-abnt2.map”
7º eu fiz o reboot do sistema e pronto, o / e o ? estavam funcionando corretamente.
OBS: manter os nomes e formatos para evitar problemas.
Bom espero que essa dica ajude o pessoal que estiver com esse mesmo problema.