Autor Tópico: Sugestão: Adiconar o pacote man-pages ao repositório oficial do openSUSE Linux  (Lida 5180 vezes)

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
Re: Sugestão: Adiconar o pacote man-pages ao repositório oficial do openSUSE Linux
« Responder #15 Online: Junho 23, 2010, 07:25:31 am »
Olá,

Sem problemas, quando vocês tiverem a tradução pronta me avisem que tento incluir no openSUSE as man-pages traduzidas.

abraços ;)

Comunidade de Usuários do openSUSE

Re: Sugestão: Adiconar o pacote man-pages ao repositório oficial do openSUSE Linux
« Responder #15 Online: Junho 23, 2010, 07:25:31 am »

Isis Binder

• Membro
  • Cansada
« Responder #16 Online: Junho 26, 2010, 03:09:21 pm »
Em segundo lugar, o que você falou sobre as distribuições Linux investirem mais em seu indioma de origem, é verdade, a Novell é americana, por isso ela ira investir mais no idioma Inglês e a Mandriva é francesa, então ela ira investir mais no idioma Francês. E nós somos brasileiros, e temos que investir mais no nosso idioma, que é o Português do Brasil.

Então teoricamente uma empresa Linux da Suíça escreveria versões de manpages em Alemão, Francês, Italiano e Romanche, já que os 4 são idiomas oficiais do país, além do Inglês que é mundial? Eu tenho quase certeza que não. O motivo p/ se ter mais material escrito em inglês é porque é o idioma dominante na informática. Em outras áreas, música, por exemplo, você vai encontrar mais coisas em Italiano e Francês (não necessariamente livros). E ser brasileira não me obriga a investir em português, principalmente quando o projeto é inviável e não me pagam.

e eu não tiro o meu da reta, assim como ninguém aqui tira o seu da reta aqui, pois todo mundo aqui esta para ajudar e ser ajudado, ou seja, se eu estive tirando o meu da reta eu não estaria nesse fórum falando com você agora e nem participando da comunidade openSUSE Linux Brasil.

Já começou a tocar o projeto? Porque conversei com o Leslie semanas atrás quando fui pegar uma documentação na faculdade e parece que ele não está nem um pouco preocupado se o projeto está atrasado ou não, já que ele precisa terminar o doutorado. Qualquer um pode participar de uma comunidade linux sem dar a mínima contribuição. Entrar em fórum não quer dizer nada.

Isis Binder, eu não tenho o ego inchado e entendo a sua revolta, eu sei o quanto é complicado para você e para o Elchevive fazerem a maior parte da tradução para o Português do Brasil

Eu não estrou transferindo meus problemas. Mesmo traduzindo uma distribuição, com um número de arquivos possível de ser determinado (porque sabemos que é só a Novell que toca neles), ainda não conseguimos unificar tudo e você ainda não entendeu que a cumbuca onde você está querendo enfiar a mão é grande demais?

eu sei que o openSUSE Linux, no quesito tradução para o Português do Brasil tem mais o apoio da comunidade do que o apoio da Novell, pois como eu disse antes, a Novell, tem mais interesse em investir mais no idioma dela, o Inglês,

A Novell tem escritório em tudo quanto é lugar do mundo. A minha box e a camiseta vieram da Alemanha. O português que existia era o de Portugal. Porque não existe suporte da Novell ao pt_BR:

- http://en.opensuse.org/Statistics , procure por Top 10 Countries.
  - http://royal.pingdom.com/2008/08/21/linux-popularity-across-the-globe/

Administrador de sistema não se importa se o sistema está em en_US, en_UK ou pt_BR. O jargão vai continuar sendo em inglês. Programador também não se importa se é 'stack' ou 'pilha' porque o conceito é o mesmo.

concordo com algumas dessas partes, é verdade que a maioria dos brasileiros, gosta de tudo pronto, gosta de achar tudo traduzido, tem preguiça pra fazer as coisas, e também tem preguiça em aprender as coisas pois prefere ir na banca do camelô e comprar um CD do Windowns pirata em Português do Brasil e instalar no computador que acabou de comprar, porque o computador veio com Linux e eles tem preguiça em aprender Linux, mais essa mentalidade tem que mudar, os brasileiros tem que se mexer, eles tem que evoluir, e eles tem que aprender Linux e tem que deixar a preguiça de lado e tem que começar a fazer mais e a produzir mais, para que o Brasil um dia, venha a se tornar um país de primeiro mundo.

Cara, não viaja sobre aprender Linux e instalar Windows pirata. Acorde. Nem um idioma, que é algo que pode ser colocado no currículo e que é válido p/ todas as situações (ler manpages é uma delas), as pessoas se dispõem a aprender.

E sobre termos as documentações e os man-pages, info-pages, etc. traduzidas em Português do Brasil, é também uma questão de Patriotismo pelo o Brasil e pelo o Português do Brasil, e também pela a questão de ajudar e ser ajudado, quem sabe, esse meu conceito, possa se lido e seguido e espalhado para todo o Brasil.

Patriotismo não enche barriga e na minha opinião não tem nada a ver com idioma nem futebol e sim com dar um jeito em político safado.

asghan

• Hero Member
« Responder #17 Online: Junho 26, 2010, 04:47:13 pm »
Calma gente !!!!   ;D  ;D  ;D

Genix Info

• Membro Jr.
  • **
    • Genix Info
« Responder #18 Online: Agosto 03, 2010, 07:02:34 pm »
Tem atualizações, sobre esse tópico do Fórum do openSUSE Linux Brasil (http://www.susebr.org/forum/index.php/topic,6216.0.html), nesses dois tópicos do Fórum do Mandriva Brasil.org:

Conheça o site: OMG! SUSE!

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=11703.0

Sugestão: Relançar a Revista do Linux, mas agora, baseada no Mandriva Linux

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=11723.0

Não se preocupem, pois eu atualmente, ainda continuo sendo um usuário do openSUSE Linux.   
Genix Info

http://genixinfo.blogspot.com/

Tudo sobre Informática e Tecnologia em Geral.