Autor Tópico: como instalar ou mesmo habilitar o v4l2 no suse 10?  (Lida 2136 vezes)

shallwe

• Membro Jr.
  • **
como instalar ou mesmo habilitar o v4l2 no suse 10?
« Online: Janeiro 22, 2006, 04:36:41 am »
Olá pessoal.

É o seguinte, tenho uma webcam genius nb 300, q nao consigo fazer funcionar no suse 10, ja instalei tudo e até o v4l, mas nada.
Ai um dia instalei o ubuntu via vmware para testa-lo, e la liguei a cam pra fazer teste e pimba, ela funcionou, e ai notei q la no ubuntu tinha a versão 2 do v4l, ou seja o v4l2.

Entao acho q preciso ligar, instalar ou mesmo habilitar?
Grato

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

como instalar ou mesmo habilitar o v4l2 no suse 10?
« Online: Janeiro 22, 2006, 04:36:41 am »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: como instalar ou mesmo habilitar o v4l2 no suse 10?
« Responder #1 Online: Janeiro 22, 2006, 11:22:46 am »
Olá shallwe,

Na verdade uma coisa não tem muito a ver com a outra.

Vc precisa antes de mais nada instalar sua WebCam corretamente, e pelo modelo, pode ser que seja suportada diretamente pelo kernel através do módulo sn9c102, então tente, como root e sem aspas, o seguinte comando "modprobe sn9c102".

Se sua WebCam funcionar, automaticamente o v4l2 (video4linux) API criará os dispositivos para que seu sistema identifique as capacidades de seu modelo. Verifique os modelos de WebCam suportados, e seus respectivos drivers em Video4Linux Wiki

Lembre-se que v4l(2) é uma API e não o drive que vc precisa instalar e configurar para que sua WebCam funcione, esta API é que cria os links, /dev/video, por exemplo, para que seu sistema possa trabalhar em modo overlay sobre o stream de video, audio (radio), etc.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

shallwe

• Membro Jr.
  • **
Re: como instalar ou mesmo habilitar o v4l2 no suse 10?
« Responder #2 Online: Janeiro 24, 2006, 10:44:42 pm »
Humm, bom, fiz isso sim, ele até q apareceu la agora pra escolher a cam, só q a tela fica toda escura e nao tem como regular isso, agora acho q é regulagem da cam derrepente.
Vou ver oq posso fazer, mas já é um grande passo.
Muito obrigado.