Autor Tópico: Duvidas gerais  (Lida 2540 vezes)

Isis Binder

• Membro
  • Cansada
Duvidas gerais
« Online: Setembro 10, 2005, 08:44:16 pm »
Pessoas,já usei o conectiva,kurumim,CoolLinux e Mandrake.Um amigo do curso me indicou o SusE.Mas ultimamente estou com um pé atrás devido a um problema com a instalação do Mandrake 10:o windows nao iniciava.

Gostaria de saber se não existe esse problema após a instalação do SuSe 9.3

E outras duvidas mais:

qnto à gravação das imagens:vai existir alguma diferença se eu usar o Image Recorder (menu dropdown) do nero express pra queimar os ISOs,ao invés do CDR/RW Recorder?

modem adsl:joguei fora o lucent V92 por motivos óbvios...Minha conexão é pela brasiltelecom e junto com o modem (QC5000) veio um cd com um rpm (creio q seja o PPPoE),mas td pra kernel 2.4.É necessário isso?

sobre a placa de rede (Realtek 8100):o que eu faço se por acaso o módulo não subir no boot?Isso aconteceu no Conectiva (8 e 9) e no Mandrake 10.

sobre conteudo dos cds:alguem pode me arranjar algum link que detalhe o que tem em cada cd?Passei dois dias procurando e nda até agora.

reconhecendo o gravador:Nos dois conectiva,o meu gravador de CD (LG,ATAPI) era reconhecido somente como leitor.Alguém já viu isso no SuSe?

placa de som(VIA):pois é...eu não tinha som no Conectiva...

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Duvidas gerais
« Online: Setembro 10, 2005, 08:44:16 pm »

cabr

• Moderator
  • Sr. Member
Re: Duvidas gerais
« Responder #1 Online: Setembro 11, 2005, 01:22:40 am »
Caramba...

Você pergunta muito! Tudo de uma só vez, hein!

Vamos lá!

1) "qnto à gravação das imagens:vai existir alguma diferença se eu usar o Image Recorder (menu dropdown) do nero express pra queimar os ISOs,ao invés do CDR/RW Recorder?" ___Sinceramente não entendi o que vc quis dizer. Pra queimar cd no CDR/RW Recorder vc não precisa de um programa? Acredito que vc use o Nero. Basta escolher a opção grtavar imagem de CD.

2) "modem adsl:joguei fora o lucent V92 por motivos óbvios...Minha conexão é pela brasiltelecom e junto com o modem (QC5000) veio um cd com um rpm (creio q seja o PPPoE),mas td pra kernel 2.4.É necessário isso?" ___Olha, o SuSE funciona que é uma maravilha com a net e dsl. Uso a Telemar (Velox). Esquece pacotes adicionais, tudo o que vc precisa já tá no cd da distribuição!

3) "sobre a placa de rede (Realtek 8100):o que eu faço se por acaso o módulo não subir no boot?Isso aconteceu no Conectiva (8 e 9) e no Mandrake 10." ____Relaxa... o módulo vai subir no boot sem nenhuma interferência sua!

4) "sobre conteudo dos cds:alguem pode me arranjar algum link que detalhe o que tem em cada cd?Passei dois dias procurando e nda até agora." ___Bom, eu não tenho isto e acho que vc não vai conseguir. Pra que vc precisa disto. Grave logo os 5 CD's. Mesmo que vc não precise de algo agora talvez o sistema te peça os CD's depois quando vc quiser instalar algum programa.

5)  "reconhecendo o gravador:Nos dois conectiva,o meu gravador de CD (LG,ATAPI) era reconhecido somente como leitor.Alguém já viu isso no SuSe?" ___Sei que pode parecer propaganda enganosa... mas vc dificilmene terá este problema no SuSE. É de longo o Linux mais fácil, mais confiável e mais automático que já instalei. E olha que já usei (Fedora, Conectiva, Kurumin, Knoppix, Debian entre outros).

6) "placa de som(VIA):pois é...eu não tinha som no Conectiva..." ___Acho que vc ouvirá todos os seus sons no SuSE. Só não comece com MP3 ou DVD porque o sistema vem sem estes plugins. É necessário a instlação manula destes, por questões de patente.

7) E por último: para sua felicidade - mas não para seu benefício - O seus Windows funcionará sem problemas. Basta prestar atenção na hora da formatação e configuração do gerenciador de Boot (GRUB).

Espero ter ajudado,

cabr
Uso Linux. Travamento já tenho nas costas!

Isis Binder

• Membro
  • Cansada
« Responder #2 Online: Setembro 11, 2005, 12:55:20 pm »
Putz...vlws.
Mas sobre os MP3 e talz...Como q eu faço pra instalar isso?

A formatacao era um negocio simples msm.Tanto é que eu escolhia a partição vazia e formatava em ext3,deixando um lugar pra swap de 512MB.Fiz isso umas 4 vezes.Mas não sei o que dava que kgava com a tabela de partição.heheheh...será que o Mandrake está se voltando contra nós?

cabr

• Moderator
  • Sr. Member
« Responder #3 Online: Setembro 11, 2005, 03:02:25 pm »
É...

Realmente não sei o que pode ter acontecido no seu Mandrake. Mas quanto ao MP3 faça as atualizações pelo YAST que acho que já resolve. De qualquer forma, acho uma boa instalar o APT, que na pior das hipóteses vc digita um "apt-get install xmms xmms-mp3" e resolve o problema dos MP3.

Valew!

cabr

Washington Luiz

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Setembro 17, 2005, 01:10:23 am »
Como já foi dito, o SuSE é a versão mais facil de se configurar, é altamenre plug and play. A Única coisa que tenho problemas com o SuSE  são, minha placa de captura de vídeo uma M4900 da Pixelview e a minha máquina fotográfica que é uma Sony F55 serial apesar do SuSE reconhecer não está funcionando.

Quanto aos MP3 eu simplesmente instalei pelo YaST os plugins.

Um abraço.

Lob's Home
Washington Luiz
Consultor de Informática
(12) 9733-5879
MSN: emeiul@msn.com

José Ailton de Freitas

• Newbie
  • *
« Responder #5 Online: Setembro 18, 2005, 07:00:39 pm »
Apenas complementando tudo que já foi dito, utilizei o Mandrake durante um bom tempo (mais de 4 anos) e por descontentamento pelos rumos que a distribuição tomou, tive uma surpresa muito agradável com o Suse Linux.
Sempre tinha ouvido falar que era uma das melhores (na minha opinião, o melhor)  distribuições que existiam, o único porém era que não era totalmente opensource.
Posso acrescentar que o sistema é maravilhoso, muito bem estruturado, reconheceu meu som onboard (VIA) e minha placa de som AWE64 ISA, e funciona 100% com meu speed, não precisei instalar nada a parte, veio tudo no cd de instalação. Tive muitos problemas com outras distribuições (mandrake, conectiva, slackware, kurumin, debian cdd, etc...).
Pode entrar de cabeça no Suse Linux que você não vai se arrepender...
É obvio que alguns problemas e dúvidas sempre vão aparecer, mas pra quem está fazendo parte do mundo linux, se esses problemas e dúvidas não aparecerem para serem solucionados, acabaremos inúteis da mesma maneira que ficamos quando utilizamos o "ru"windows...
Sds,
[color=FF0000]Wolverine34[/color][/b][/i]

Isis Binder

• Membro
  • Cansada
« Responder #6 Online: Setembro 25, 2005, 04:49:03 pm »
eu fui pelo suse pq um amigo da facul me indicou (dakeles q vc confia cegamente)
so espero que nao tenha problemas com o dual boot...ainda dependo do windows pra fazer uns xaxos nos trabalhos da facul hehe...

ahn...meio fora de area,mas.o ftp da unicamp foi pro espaco? pq deu 100% de perda de pacotes no ping.
Dai eu ja tinha baixado o cd #1 do 9.3 e queria saber se posso baixar o resto sei la,do ftp do canada e nao dar problema na instalacao.Pq sei la quando essa budega volta a funcionar.

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Setembro 25, 2005, 04:49:03 pm »

cabr

• Moderator
  • Sr. Member
« Responder #7 Online: Setembro 25, 2005, 05:23:43 pm »
Sem problemas Isis,

Pode baixar os outros CD's de outro mirror. Não vai dar pau por conta disso! Não sei o que aconteceu com o mirror da Unicamp mas vc pode tentar baixar daqui:

http://mirrors.uol.com.br/pub/suse/i386/9.3/iso/

Um abraço,

cabr