Autor Tópico: Problemas Placa de vídeo opensuse 11.3  (Lida 2014 vezes)

Dudu_dias1974

• Newbie
  • *
Problemas Placa de vídeo opensuse 11.3
« Online: Julho 19, 2010, 11:57:34 am »
Eu utilizava o Opensuse 11.0 e tudo estava funcionando muito bem, até o dia que eu atualizei para o Opensuse 11.3 a apartir daí a placa de vídeo não funcionou mais direito (por ex. Jogos em opengl ficaram escuros e tela piscando e em jogos mais simples como o Doom travava a maquina). Lendo a documentação vi que o sistema da placa de vídeo foi alterado e o Sax2 aposentado e que se tivesse algum problema com o video era só por a opção nomodeset no grub, só que está opção não levanta o X11, a não ser que ponha a opção x11failsafe que deixa os jogos lentos, gostaria de saber se mais pessoas tiveram problemas iguais aos meus e se encontraram uma solução

Comunidade de Usuários do openSUSE

Problemas Placa de vídeo opensuse 11.3
« Online: Julho 19, 2010, 11:57:34 am »

asghan

• Hero Member
Re: Problemas Placa de vídeo opensuse 11.3
« Responder #1 Online: Julho 19, 2010, 08:39:59 pm »
Isso pode estar acontecendo por dois motivos:

1º - vc deve ter atualizado direto da 11.0 para a 11.3 levando a quebra do sistema
2º - Falta do drive de vídeo

Solução: vc pode fazer uma instalação limpa do 11.3 e aguardar alguns dias até q o repositório da ATI ou Nvidia,  placas referentes ao seu pc, esteja on-line !

Dudu_dias1974

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Julho 20, 2010, 09:15:10 pm »
Obrigado pela resposta mas minha placa de vídeo não é nem nvidia nem Ati , é Intel onboard, para um melhor esclarecimento, vou transcrever o que está escrito em Notas de Lançamento "Inicializando placas de vídeo com KMS (Kernel Mode Setting)
Com o openSUSE 11.3 estamos alternando para o KMS (Kernel Mode Setting) para placas de vídeo Intel, ATI e NVIDIA, que agora é nosso padrão. Se você encontrar problemas com o suporte ao driver KMS (intel, radeon, nouveau), desabilite o KMS adicionando nomodeset a linha de comando de inicialização do kernel. Para configurar isto permanentemente, adicione a linha de comando do kernel em /boot/grub/menu.lst. Esta opção faz com que o módulo do kernel apropriado (intel, radeon, nouveau) seja carregado com modeset=0 no initrd, isto significa, com o KMS desabilitado.
Em casos raros ao carregar o módulo DRM do initrd é um problema geral e não relacionado ao KMS, mesmo assim é possível desabilitar o carregamento do módulo DRM no initrd completamente. Para isto, defina a variável do sysconfig NO_KMS_IN_INITRD para yes através do YAST, que irá recriar o initrd após. Reinicie sua máquina.
Na Intel sem o KMS o servidor X volta ao driver fbdev (o driver intel somente suporta KMS). Na ATI para GPUs atuais ele volta para o driver radeonhd. Na NVIDIA sem KMS o driver nv é usado (o driver nouveau somente suporta KMS)"
No Bugzilla, eu ví vários relatos com placas Intel e Nvidia, gostaria de saber se alguem usou a opção nomodeset e se deu certo

Dudu_dias1974

• Newbie
  • *
Re: Problemas Placa de vídeo opensuse 11.3 (Resolvido o Problema em 90%)
« Responder #3 Online: Julho 22, 2010, 08:41:42 pm »
Consegui resolver o problema (parte dele) Segue abaixo a resolução para quem teve o mesmo problema com chipset Intel:

1º Vá no Yast e veja se você tem o pacote "xorg-X11-driver-intel-legacy", se não tiver, instale-o.
2º Abra com o editor de sua preferência o arquivo xorg.conf que está em /etc/X11.
3º Na seção Device, altere a opção Drive, que deve estar escrito Drive="intel" para Drive="intellegacy".
Reinicie o sistema
No meu caso, o Jogo Hexen2 que aparecia com a tela piscando e escura, voltou ao que era antes, o problema é que finalizando o jogo, aparece uma tela escura.

XicoJorge

• Membro
« Responder #4 Online: Agosto 17, 2010, 12:24:45 pm »
Eu também estou com problemas, fiz uma instalação limpa e ele simplesmente trava na hora de entrar no modo gráfico.

Minha placa é uma ATI HD 3850.