Autor Tópico: Tivemos uma reunião!  (Lida 2201 vezes)

kayohf

• Membro Jr.
  • **
Tivemos uma reunião!
« Online: Julho 20, 2010, 06:17:09 pm »
Pessoal do Fórum, olá \\//_

Então, tivemos uma pequena e espontânea reunião no canal #opensuse-pt hoje (20/07/2010), que foi iniciada por CarlosRibeiro.

O resumo é bem simples, Carlos estava insatisfeito com a organização local da comunidade, e desabafou. Ao fazer isso, os presentes também se manifestarão, assim deu início a primeira reunião.

A reunião foi um tanto conturbada por não ter sido marcada e por não termos tópicos definidos, mas conseguimos pensar em pontos futuros a discutir, ou seja, traçar uma linha para o futuro.

Convido aos interessantes a participar da próxima reunião, e para ler a conversa que tivemos. Ah, e precisamos ter o retorno de vocês, com sugestões de tópicos e críticas.

- http://pt.opensuse.org/REUNIOES

Bom, é isso aí, abraços.

Comunidade de Usuários do openSUSE

Tivemos uma reunião!
« Online: Julho 20, 2010, 06:17:09 pm »

asghan

• Hero Member
Re: Tivemos uma reunião!
« Responder #1 Online: Julho 20, 2010, 10:28:17 pm »
Estou interessado em participar, como faço ? Postei exatamente sobre a participação da comunidade brasileira hj http://vivaolinux.com.br/topico/openSUSE-Linux-Brasil/openSuSE-11.3/?pagina=2&num_por_pagina=12 , usuário eldred
« Última modificação: Julho 20, 2010, 10:31:10 pm por asghan »

kayohf

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Julho 21, 2010, 11:38:50 am »
Ótimo! Você fez a leitura do log? Estar por dentro é o primeiro passo que você deve tomar.

Até o momento começamos a discutir sobre a próxima reunião pela lista de e-mail, e você pode ver todas as mensagens trocadas aqui:

http://lists.opensuse.org/opensuse-pt/2010-07/msg00008.html

Essa é a primeira mensagem da thread discutindo sobre a próxima reunião, você também deve ler ela para ver a opnião dos demais.

Aí você pode ou assinar essa lista e vir discutir conosco na lista ou a gente pode discutir sobre a próxima reunião aqui mesmo no fórum para facilitar aos demais integrantes do fórum né?

Temos que visualizar quando que iremos fazer essa reunião denovo e os tópicos a discutir.

Quais são suas ideias?

A reunião vai acontecer no IRC canal #opensuse-pt rede Freenode.

asghan

• Hero Member
« Responder #3 Online: Julho 21, 2010, 12:22:08 pm »
Bom li o post ontem a noite, e deu uma rápida passada pelo Log da conversa IRC, estou convicto q o "start" sobre a atuação mais intensa da comunidade openSUSE Brasil está feito com essa "reunião", aki mesmo no fórum fiquei surpreso pois criei um tópico, "como exemplo", sobre postem screenshot e teve apenas uma participação além da minha http://www.susebr.org/forum/index.php/topic,6027.0.html
 Por hora vou ler o list q vc me enviou. Logo de cara acho válido a criação de uma hierarquia sendo um coordenador q pode ser escolhido por membros mesmo e ai lançando a convocação/convite do evento em mídias como  br-linux, under-linux, noticiaslinux, vol , enfim esses canais q temos disponíveis.

Adorei a idéia de se trabalhar na comunidade, o openSUSE é uma distro boa e podemos melhorar a comunidade !

Wallacy

• Membro Jr.
  • **
« Responder #4 Online: Julho 21, 2010, 04:33:51 pm »
Vou copiar a resposta que dei no Google Groups:

Na parte de artigos, me interessei onde toca sobre a tecnologia CUDA,
que é um dos alvos do meu TCC. Posso tentar ajudar um pouco por lá. Na
do PS3 também.

Sobre a reunião do openSUSE, isso não sei dizer, porém estou
elaborando um review mais aprofundado do openSUSE 11.3, ok, talvez não
tão aprofundado assim, porém um review um pouco mais completo que os
que sairam.

O maior problema provavelmente do openSUSE é que ele não é bem
divulgado, ele ainda tem o stigma de "Linux difícil", e seus
benefícios são pessimamente mal comparados com os de outras
distribuições.

Já ouvi coisas tolas como "o yast é uma copia do mandriva control
center"... E por ai vai.

E a maior critica ao sistema inda é o gerenciamento de pacotes, que de
fato é burocrático. Não é uma distro perfeita, por exemplo, no exato
momento estou postando via openSUSE 11.3, recem lançado, cuja a
wireless não queria funcionar de forma alguma. Estou com outro PC onde
o som não vai nem com reza brava.

Problemas como esses usuarios comuns não toleram. Junte isso a legião
de pessoas que possui um odio da distribuição por ter relações com a
Novell e por conta do acordo de interoperabilidade entre eles.

Em fim, é um longo caminho para melhorar a imagem da distro.

Acho que a solução é termos uma boa wiki em pt-br, munido de diversas
correções comuns via 1-click-install, (já que no modelo de repositório
do suse por padrão só tem o excencial), e se possível mantermos um
repositório "só nosso", não um repositório pt-br mais um que pelo
menos possamos adicionar os softwares que a comunidade aqui no Brasil
parece procurar. O modelo do Build Service nos permite isso. E os
repositórios do openSUSE não são tão completos assim, muita coisa
ainda é instalada via tar.gz.

Em fim, de fato é um assunto sério, pois existe muito a ser feito aqui
no Brasil com relação a distro.

Isso vai de encontro também com o que foi dito no BR-Linux, um usuário por exemplo disse que não achava o TeamView, poderíamos adicionar no build service, e por ai vai.

kayohf

• Membro Jr.
  • **
« Responder #5 Online: Julho 21, 2010, 05:47:10 pm »
Wallacy, seus pensamentos são bem ambiciosos para o momento atual, ter isso como tarefa para o grupo que está sendo criado agora é morte, uma vez que você sabe que a parcela de contribuição de um brasileiro é bem pequena. E manter isso, um usuário pode manter pelo Build Service.

O foco a principio é a reunião de interessados em promover uma base feita de concreto para a comunidade alavancar e futuramente fazer os projetos ambiciosos, mas até o momento estamos apenas conversando sobre o que fazer e como fazer para termos um núcleo que faça pequenos trabalhos, mas faça.

Com o tempo, o que é feito vira banal e coisas podem ser acrescentadas, além do fato de ter um núcleo atrai novos contribuintes, e aí acaba que temos mais força.

O principal ponto pessoal é criar e MANTER uma comunidade responsável pela distribuição aqui no Brasil, e entendam que manter isso vai ser difícil.

Quero ver tópicos sobre como essa estrutura pode ser formada, se vai ou não ter hierarquia, que processos vamos ter, como reuniões e comunicação interna, essas coisas.

Entende? Vamos organizar a organização primeiro. O que você tem aí de ideia para isso?

Abraços.

xXROCKXx

• Visitante
« Responder #6 Online: Julho 21, 2010, 10:55:28 pm »
 Olá a todos! Há tempos não escrevo por aqui...!

Mas, fico feliz e animado em saber que estão tentando fazer algo pra alterar o cenário em que se encontra a comunidade relativa ao openSUSE no Brasil.

Não sei até que ponto o que penso pode auxiliar, mas, lá vão meus "pitacos":

Já que a intenção é organizar a comunidade, acho que deveríamos começar em organizarmos primeiro. Digo isso no sentido de fazer algo mais centralizado, não entendam como algo elitista, mas sim, no sentido de manter as informações centralizadas. Sempre vejo em fóruns (não digo especificamente nesse fórum, mas em alguns outros), as pessoas pedirem pra pessoa que tem alguma dúvida, e já pesquisou no fórum da distro que a pessoa usa, e não achou, procurar no VOL, FGDH, Google...etc. Isso, é descentralizar informação. Mesmo que já haja resposta em outro local, porque não copiar/colar/anexar link da fonte e colocar os devidos créditos ao autor da resposta/solução no fórum da distro em questão?

Não acho ideal quando se tem que procurar em vários locais e fóruns, respostas que poderiam ser mais centralizadas. É ótimo quando procuramos algo e achamos tudo (ou quase tudo) num mesmo ambiente...numa mesma "casa".

E...falando em casa, acho muito bom, como é no fórum oficial do openSUSE, bem centralizado, bonito, gostoso de navegar etc. Assim como também gosto muito de como é no Arch. Tendo, fórum, site, wiki, pacotes, e outras coisas. Tudo bem centralizado também.

Como já foi dito, a divulgação é primordial para alavancar as coisas, mas, muitas vezes, não adianta somente divulgar e não se firmar uma base forte para os usuários frequentarem, permanecerem, contribuirem e...divulgarem!

Não sei se vem ao caso, tentar "mesclar" nosso fórum como o fórum oficial. Creio ser mais adequado, tentarmos fazer algo ao menos parecido com o que acontece no Arch. O site em Português, é bem parecido com o site em inglês. Ambos centralizados, mesmo que o fórum em inglês tenha muito mais informações...claro.

Me desculpem caso, eu tenha "viajado" muito. Mas, não consigo visualizar uma comunidade openSUSE no Brasil.

Aqui mesmo, temos quase 12000 membros, mas sabemos que somente uma meia dúzia são realmente ativos. As vezes, isso ocorre porque as pessoas não conseguem se ambientar, as vezes as pessoas simplesmente conseguem tirar todas dúvidas pesquisando e não "precisam" postar, as vezes as pessoas tem vergonha ou algum tipo de receio de perguntar algo (sei que tem vários que exageram!)...existem várias possibilidades.

openSUSE é um nome muito forte no mundo Linux, é uma das distros que mais gosto de usar, a mais bem trabalhada que já utilizei, tanto usuários novos e com pouco conhecimento em Linux conseguem usar, quanto usuários avançados e de bom conhecimento em Linux também pode/poderiam se sentir a vontade usando.

Não sei até que ponto o que penso pode ser levado em conta. E me desculpem por qualquer coisa.

No que eu puder contribuir, ficaria feliz em ajudar.

Abraços e fiquem em paz.

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Julho 21, 2010, 10:55:28 pm »

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #7 Online: Julho 22, 2010, 11:47:11 am »
Eu devo ser muito burro mesmo mas até agora não entendi qual é o objetivo disso tudo.
Recebi um e-mail da notíca postada no grupo opensuse no google e fiquei até assustado. Afinal, o ínício do texto começa dizendo:
É, o assunto é meio alarmante, mas esse é o foco, mais ou menos.
Depois li o restante, falando sobre reuniões. Mas afinal, o que se está pretendendo fazer?
Desculpe a ignorância mas alguém poderia me explicar. ???
Confesso que estou até envergonhado de perguntar isso pois parece que só eu não entendi.
Desde já agradeço a todos!
Abraços! ;)

usuário openSUSE

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #8 Online: Julho 22, 2010, 11:56:49 am »
Olá,

Simplificando: parece que estamos querendo nos organizar enquanto comunidade.

abraços ;)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #9 Online: Julho 22, 2010, 11:59:06 am »
Hum....definir prioridades, dividir tarefas....seria isso então.
Compreendi.
Obrigado!
Abraços! ;)

usuário openSUSE

Wallacy

• Membro Jr.
  • **
« Responder #10 Online: Julho 22, 2010, 01:25:48 pm »
Talvez não tenham entendido a essência de meu comentário... Mas vamos lá.

O principio inicial é que: Muito se fala, pouco se faz....

Não vai ser a minha primeira participação nesse tipo de iniciativa, e espero que aconteça o mesmo que sempre acontece, muita falação e pouco serviço.

A ultima que me lembro bem foi o "doc superior" que visava criar uma wiki documentando sobre todas as distribuições populares no Brasil, como resolução de problemas e tudo mais.

Muita empolgação, muita gente dizendo "Eu ajudo".... No final o projeto caiu no esquecimento.

Então vamos lá, quais seriam minhas considerações....

Primeiro e mais importante: Não existe comunidade openSUSE no Brasil.

Simples assim, como bem ressaltou o usurário Don, a grande maioria dos usuários aqui desse forum não são frequentadores, e arrisco dizer que provavelmente nem usam openSUSE mais. Muitos só se cadastraram para tentar sanar uma duvida e sumiram, voltaram para o Windows ou algo similar.

A segunda coisa: Não se organiza o "nada".

Não adianta vir com essa coisa de "agora não é hora", sempre é hora, já passou da hora, todo momento é hora de dar ideias do que fazer. Se não vamos teorizar para sempre.

Não se resume pessoas para um "movimento" sem objetivos concretos.

Antes de tudo é preciso definir o que é/seria a comunidade openSUSE no Brasil e quais suas obrigações.

Como isso é feito? Democraticamente? NÂO! Meritocraticamente. Não existe democracia em projetos, alguém precisa iniciar algo, para esse "algo" ser melhorado.

O que é feito usando a democracia é a eleição de quem tem mais méritos para Liderar o projeto, só isso.

Terceiro ponto: Um barco não ruma sem destino.

Essa analogia simples é uma extensão do que eu disse antes, é preciso ter algo para ser organizado. Caso contrario, só existira um monte de gente, em uma hierarquia qualquer fazendo nada. Tal como é nosso Governo.

Quando eu disse: Posso colaborar com artigos, etc etc... Esse é um dos papeis do qual eu poderia está inserido na comunidade, e um dos objetivos da comunidade.

Se define que não é papel da comunidade tais artigos, então não me interessa participar da comunidade, assim como se é definido que traduções não é papel da comunidade muitas pessoas interessadas em ajudar nas traduções não irão participar da comunidade.

Tudo o que eu falei são "ideias", não é algo para amanhã, mais são ideias do que poderia ser papel da comunidade.

Exemplo:

- Oi sou a comunidade openSUSE, pretendemos fazer isso, isso, isso, e isso.
- Paraquedista: Nossa, legal, achei uma boa ideia fazer isso, vou ajudar.

Assim a comunidade adquire membros.

Respondendo mais diretamente ao usuário kayohf: Essas ideias não existem, pois não se organizam pessoas sem objetivo.

E o que fazer: Voltemos aos itens anteriores....

Meritocraticamente, todos os participantes já conhecidos de tal comunidade, como os que participaram de tal reunião, já podem reunir tais ideias, (as ideias do que poderia ser feito, ou poderia ser papel da comunidade) para então, dividir tarefas, definir prioridades, etc, etc...

Esse é o papel de um gerente de projeto, ele dá o "esqueleto" dai com a "equipe" ele melhora, modifica, etc, etc.

Pegando novamente meu comentário feito antes, quais pontos poderiam ser retirados para ser papel da comunidade:

- Manutenção de repositório;
- Produção de Artigos;
- Traduções;
- Tutoriais;

Esse tipo de coisa não se define "depois", e sim antes do projeto, para depois alocar recursos.

Meritocraticamente o Carlos Ribeiro (por exemplo) pode dizer: Vamos nos focar só em traduções e artigos.

Ok, é uma definição. Assim é aberto uma chama para pessoas interessadas em ajudar nas traduções, uma pagina para cadastro é criada, etc, etc, etc... Um Link para submeter artigos é disponibilizado, etc, etc, etc.

Caso contrario vamos estar organizando o nada.

Arrisco dizer que o maior nome da comunidade openSUSE no Brasil é o Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO), que independente de forum, reunião, sempre esteve submetendo artigos de alta qualidade relacionados ao openSUSE, ou simplesmente usando o openSUSE, o que é ainda mais importante. Não precisou ninguém dizer: Vamos fazer isso. Ele foi lá e fez.

Porém no entanto, todavia isso nos leva a minha quarta consideração.

Não existe comunidade, sem participantes.

Pegamos o comentário do usuário FábioFarias.

Qual o objetivo disso tudo? Vocês tiveram uma reunião, vocês quem? Porque vocês? Quem são vocês?

OK, entendemos que na reunião o objetivo era formentar uma comunidade no Brasil.... Eee?

Acontece, que colocado dessa forma, é um avisa de um determinado grupo, sobre um assunto genérico qualquer, para um monte de gente.

Se vocês, que pelo visto, já participam do projeto, não sabem quais os pontapés inicias devem ser dado, comunidade nenhuma vai ser formada.

Comentários como o que eu fiz, servem de "pontapé", e não como "deixa pra depois". É preciso extrair o que a "comunidade" deseja, colocar como ponto a ser discutido, e abordar o assunto de forma com que algo possa ser produzido no futuro.

Não adianta eu levantar a mão dizendo: Eu participo. Como eu disse, já participei de vários desses projetos. O ultimo tinha nada a mais, na a menos que 50 membros com conhecimento técnico. Porém se alguém perguntasse para eles o que eles faziam, nenhum ia saber de nada.

O que deve ser feito não é reunir pessoas para depois tentar definir o que fazer, é tentar definir o que pode ser feito para então reunir pessoas interessadas em contribuir nesses aspectos.

Já tem esse link: http://pt.opensuse.org/REUNIOES

Adicione lá diversos tópicos de podem ou não ser discutidos nas próximas reuniões, e convoque as pessoas que estão interessadas nesse tipo de atividade.

Se não vamos ficar discutindo sexo dos anjos. Lá nesse link está: "Como criar uma engrenagem continua e ativa no Brasil"

Isso não existe, não existe essa engrenagem, não existe a formula mágica. O que existe é:

- Entender e definir o papel da comunidade.
- Levantar o que já foi feito e o que pode ser feito.
- Identificar comunidades ao redor do mundo e quais são suas tarefas.
- Definir tarefas para os participantes do projeto.

E por ai vai.... Só para esclarecer, quem é que define essas tarefas? Quem pegar estiver disposto a pegar essa batata quente, e ao que me parece a perece é o Carlos Ribeiro. Quem são os participantes, quem participa das reuniões e quem em algum momento se pronunciou dizendo: Eu faço isso. Todo o resto não é participante do projeto, e sim possíveis participantes, ou futuros participantes.

Como torna-los participantes: Pergunte para eles o que eles desejam fazer, o que eles sabem fazer... E por ai vai. Crie a infra estrutura necessária para isso, e convoque essas pessoas para exercer tais tarefas.

Se não me engana o ¡ElCheVive! tentou fazer isso a um tempo atrás com relação as traduções, porém vários disseram que gostariam de participar, poucos definitivamente participaram.

A hora não é de jogar a rede no mar e esperar que o peixe entre, é hora de falar: Ok fulano, então assim baixa esse pacote aqui de texto aqui em inglês do programa ZYZ e tente traduzir depois envie para o lugar X.

Vou responder a pergunta:
- Como criar uma engrenagem continua e ativa no Brasil.
R: Precisamos de Liderança.

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #11 Online: Julho 22, 2010, 02:46:08 pm »
Olá,

Concordo plenamente com todos os argumentos do Wallacy.

abraços ;)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #12 Online: Julho 22, 2010, 04:02:55 pm »
Pegamos o comentário do usuário Fábio Farias.

Qual o objetivo disso tudo? Vocês tiveram uma reunião, vocês quem? Porque vocês? Quem são vocês?

Eita, servi de exemplo de usuário "que não sabe de nada", "que tá for fora do assunto".  ;D ;D ;D Brincadeira para descontrair!  ;D ;D ;D

Bom, não vou dizer que vou participar das reuniões pois não sei ainda se poderei contribuir. Mas, se aceitam uma sugestão podemos fazer o seguinte:

- Elege o líder (em um primeiro momento pode ser eleito por indicação mesmo e futuramente quem sabe por maioria de votos da comunidade). Tal cargo poderia ter um tempo determinado para acabar (3 anos por exemplo).

- O líder escolhe um grupo que vai ajudá-lo (4 pessoas por exemplo) e compõe-se um conjunto de liderança.

Esse conjunto de liderança define:

- Prioridades
 - Propões projetos
 - Distribui tarefas
 - Avalia o "andar da carruagem"

Essa reunião não deve ser aberta a comunidade.

Esse conjunto, lógico, deve ser formado (em um primeiro momento) penso eu, por pessoas que já estão envolvidos há um bom tempo com o openSuSE.

Ex.: (é só um exemplo, certo?)

Líder: o Carlos
Conjunto de Liderança: Carlos, ElCheVive, Isis....e mais duas pessoas.

Uma vez, estabelecida uma pauta de atividades, aí chama a comunidade para participar, com publicações na wiki, no fórum susebr e na lista de discussão.

Aí a partir desse momento a  comunidade pode sugerir assuntos para as próximas reuniões.

Minhas sugestões (e são apenas sugestões mesmo)

- Arrumar a wiki.  Sei que é fácil para eu falar pois não manjo nada de inglês, mas a wiki é a porta de entrada. Não sei traduzir, mas posso escrever diretamente em Português. Espero que a mudança no visual seja breve. Assim, não fica confuso a wiki em inglês de um jeito e a de português de outro.
 - Centralizar no fórum susebr (esquecer grupo google, comunidades no Orkut, etc). Nessa eu sei que vou levar pedrada, mas penso que seja mais fácil gerenciar e acompanhar o andamento da comunidade tendo um único local para isso.
 - Tradução. A equipe de tradução já existe pode se concentrar nessa tarefa pois já teme experiência com o assunto e como fazer. As outras tarefas (wiki, moderação fórum, etc) poderiam ser distribuídas entre outras pessoas. Desta forma não sobrecarrega quem já trabalha há tempos em benefício do openSuSE.
 - Distribuição de mídias pela própria comunidade. Organizar o esquema de distribuição e aperfeiçoar aquela dica do grupo google openSuSE, portando-a para a Wiki (página principal para que fique visível a todos) e para o fórum susebr. Aí aqui pode entrar aquela questão do patrocínio.

Se falei bobagem, ignorem por favor. Estou a disposição para maiores esclarecimentos.

Abraços! ;)

usuário openSUSE

kayohf

• Membro Jr.
  • **
« Responder #13 Online: Julho 22, 2010, 05:00:06 pm »
Senhores, nada do que está sendo dito aqui (ideias) pode ser descartado, bem como nenhuma verdade é uma verdade absoluta e unica.

Meu ponto para vir ao Linux foi um só, participar de uma comunidade ativa, isso a bons anos atrás. Até o presente momento eu nunca satisfiz isso.

Com a experiência que eu obtive, eu formulei a minha verdade, assim como cabelo formulou a dele, bem como o Wallacy também. Cada um, dentro de sua verdade, tem seus pontos negativos a atacar para resolver o problema.

Concordo com tudo que visa resolver um problema, mas escolho no que acredito dentro da minha visão. Assim, digo que concordo com a posição do Wallacy como também concordo com a posição do cabelo.

Então, no meu ponto de vista, continuo com meu jeito de tentar resolver o problema.

A realidade que eu acredito:

O brasileiro *não* tem espírito de software livre. Lembre-se que para toda regra existe uma exceção. E até mesmo os que estão do lado da exceção sofrem com essa cultura, a cultura de não ter benevolência.

E eu acredito em uma solução baseando-me apenas nesse pequeno detalhe, que tem ações pequenas com tempo de retorno longo, visando nada mais nada menos mudar a cultura aos poucos *com* poucos.

A visão de um gerente de projetos não se encaixa aqui, definitivamente não se encaixa, uma vez que a realidade de um gerente de projetos dentro de uma empresa é diferente da realidade de uma comunidade, isso tem que ser levado em conta.

Dentro de uma empresa, ele trabalha para beneficio dele e dos seus colegas de trabalho, tendo como resultado de um bom esforço um cargo melhor, uma garantia de continuidade no emprego, salários melhores e tudo mais. E fora, na comunidade, o que temos? Um muito obrigado, sincero, talvez uma vez na vida e outra na morte. CLARO que o passo a passo de como se iniciar e finalizar um projeto se encaixa aqui, com também modificações. Nenhuma realidade é uma realidade absoluta e unica.

Se conseguirmos instalar uma cultura dentro de nossa comunidade openSUSE de discutir reuniões, alimentar próximas reuniões e publicar aos demais *não* interessados, eu ficarei satisfeito, pois esse é um esforço que não irá dar retorno a ninguém, mas todos estão la de qualquer forma fazendo pois acreditam no futuro prospero.

Assim como, se conseguirmos prolongar essas discussões para todo o sempre, ficarei satisfeito. Por exemplo, no opensuse-brasil, grupo que o Wallacy participa, minha mensagem encaminhada teve apenas a resposta de Wallacy, e lá está parado.

No opensuse-pt, o primeiro lugar que eu mandei a mensagem, tivemos respostas apenas até ontem.

No VOL, aonde fui atrás para publicar também, ninguém respondeu. Aqui a coisa engrenou ontem e está até agora, mas, ficará até quando?

Do que adianta termos ideias boas, ~uteis~,  se elas são discutidas rapidamente e os que discutem vão ser perdidas? Isso acontece por causa da cultura que temos.

O problema que eu vejo na visão de vocês é que alguns esforços para vocês parecem inúteis. E o esforço que eu quero fazer agora é mudar a cabeça e cultura de quem diz querer participar de uma comunidade.

Resumindo tudo: Ensinar aos participantes como uma comunidade funciona e como fazer parte dela. Trabalhar a ideia de comunidade.

Ps: Um líder vai existir, mas e os liderados?

- 'Senhores, tive uma ideia assim assim assim, fiz isso para dar o inicio ao processo....'

- 'Legal!'

- 'Legal!'

- 'Acho que poderia ser assim, assim, assim...'

- 'Concordo!'

Fim do tópico. A ação, vocês podem ver que existe apenas no inicio, a manutenção não. Alias, pode até existir, mas pelo que criou, por quem viu a ideia surgir não.

Wallacy

• Membro Jr.
  • **
« Responder #14 Online: Julho 22, 2010, 07:00:20 pm »
As discussões aqui irão continuar enquanto existir motivo para isso, e enquanto existir interesse dos participantes.

Esse interesse vai decaindo na mesma proporção que as indefinições.

Você diz que se a discussão se perpetuar de forma eterna você não iria se importar. Acredito eu que deveria.

Não existe sentido em discutir aquilo que nunca será realidade, para isso existem os livros de ficção científica, ou contos de fadas.

Sobre os Brasileiros.

Sobre meu ponto de vista, o espirito existe o que não existe são os mecanismos adequados para esse tipo de participação.

Pegue os foruns de Warez por exemplo, eu já administrar um. Era muito fácil encontrar pessoas para fazer o upload de filmes, e series. Uma atividade que demanda tempo, e nem sempre era trivial (dependo das modificações).

Porém o que difere um cara doar seu tempo para upar um filme ou upar um programa em um repositório? Know-how.

A maioria se tivesse uma via simples para esse tipo de coisa faria tranqüilamente. O openSUSE build service é um grande passo, mais ainda é muito complicado para varias pessoas. Um bom tutorial ajudaria alguns.

A qualidade do Lider define os Liderados. Esse é o ponto.

Se na comunidade Brasileira o problema está que a maioria não participa das decisões, não seria justamente o conceito de "discutir" demais o problema?

Um exemplo: Comunidade do Ubuntu. Lá muito se faz, pouco se discute.

Não é uma critica pessoal, mas acredito que seja um erro querer mudar uma cultura na base do "papo", isso não vai acontecer. A Historia da humanidade está ai para demonstrar que não é assim que funciona. As pessoas precisam "ver" e "viver" tais mudanças antes de mudar de fato de comportamento.

Enquanto o espírito do software livre for o das discussões indefinidas, esse espírito só vai existir no papel mesmo.