Autor Tópico: Tivemos uma reunião!  (Lida 2204 vezes)

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
Re: Tivemos uma reunião!
« Responder #15 Online: Julho 23, 2010, 04:49:31 pm »
E o próximo passo agora?
Ainda penso que em um primeiro momento, os mais "velhos" (no sentido de conhecimento maior sobre o openSuSE e no sentido de que estão a mais tempo empenhados com o projeto) deveriam se reunir em um pequeno grupo e então estabelecer metas. Aí chamar a comunidade em geral a participar.
Abraços! ;)

usuário openSUSE

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #15 Online: Julho 23, 2010, 04:49:31 pm »

kayohf

• Membro Jr.
  • **
« Responder #16 Online: Julho 24, 2010, 12:27:10 am »
Wallacy, você é osso duro de roer. Pois bem, poderiamos ficar aqui elucidando diversos pontos filosoficos para explicar a visão de cada um, e isso duraria uma eternidade. Vou quebrar esse ciclo antes que ele tome vida e seguir para o próximo passo.

Qual o próximo passo? O que será feito em seguida?

Eu separei a página pt.o.o/REUNIOES em outras duas, ficando assim

http://pt.opensuse.org/REUNIOES
Falando sobre as reuniões do grupo, qual o intervalo entre uma reunião e outra, como participar e links para as outras duas páginas

http://pt.opensuse.org/REUNIOES:Proxima_Reuniao
Aqui estão os assuntos da próxima reunião, que geralmente vai ser discutida  no fórum e na lista de e-mail, como resumo, data, local, tópicos.

http://pt.opensuse.org/REUNIOES:Logs_Antigos
Local para gravar os antigos log's, como também mais informação sobre como participar, entrar em contato

No caso, eu já preenchi a página da próxima reunião e estou publicando aqui para que todos possam ler e dar sua opnião, sobre mudança e adição de tópicos e demais, para que até o dia 26/07 eu possa publicar aos demais usuários sobre essa reunião informando um resumo, uma chamada.

Teremos o final de semana e segunda para pensar em adicionar e retirar alguma coisa.

Precisamos agora discutir só uma data, até o dia 26 também, e eu vou estar publicando isso na lista opensuse-pt e VOL, quem puder espalhar isso para outros lugares, como o opensuse-Brasil do Google Groups, grato!

Os interessados em adicionar podem tanto modificar manualmente, depois de uma conversa com o pessoal para ver se a modificação é válida, ou participar de uma conversa para dar mais ingredientes para a salada.

Acho que isso é tudo.

asghan

• Hero Member
« Responder #17 Online: Julho 24, 2010, 11:47:31 am »
Alguém já pensou em convidar o (A.K.A) Alexandro de Oliveira Faria em participar da comunidade?

kayohf

• Membro Jr.
  • **
« Responder #18 Online: Julho 24, 2010, 03:27:51 pm »
Alguém já pensou em convidar o (A.K.A) Alexandro de Oliveira Faria em participar da comunidade?

Ele participa da lista http://lists.opensuse.org/opensuse-pt aonde a gente divulga as mesmas coisas sobre a reunião, ele com certeza está sabendo o que se passa. Não tem necessidade um convite.

Wallacy

• Membro Jr.
  • **
« Responder #19 Online: Julho 24, 2010, 05:59:40 pm »
Não é questão de ser osso duro, era justamente os pontos filosóficos que eu não queria discutir.

O que eu cobrei foi exatamente o que você fez, fico feliz por isso.

Essa próxima reunião já é um bom passo para algo definitivo.

Algo para se fazer, não só se discutir.

A pagina anterior havia me deixado com duvidas quanto a "verdadeira" mobilização que teria esse movimento. Se seria só mais uma das muitas falações.

Pelo visto, está sendo feito algo mais....

Vamos esperar o resultado dessa reunião para contribuir com mais material.

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #20 Online: Julho 26, 2010, 09:07:58 am »
Quando

Data: 00/00/2010
Local: Canal #openSUSE-pt FreeNode - Artigo acessando o IRC?
Horário: ??:00 ?M

Fonte: http://pt.opensuse.org/REUNIOES:Proxima_Reuniao

Sugestões:
Data: 06/08/10
Local: Informar aqui o procedimento para novatos como eu de como acessar/usar o Canal openSuSE/IRC
Horário: 20:00

Tópicos

Geral: Ativar a comunidade openSUSE no Brasil

1 - Coordenação: Teremos um, dois? Se sim, efetuar votação no fim da reunião. Quais suas obrigações? Tempo?

2 - Comunidade: Qual seu foco? Qual serão suas ações? Objetivos?

3 - Reuniões: Com que frequencia? Finalidade?

4 - Nave mãe: O que reportar a ela? Como? Quem?

Guia: kayohf?
Fonte: http://pt.opensuse.org/REUNIOES:Proxima_Reuniao

1) Coordenação: 1 pessoa que escolhe mais 3 ou 4 pessoas para lhe ajudar.
2) Comunidade: em um primeiro momento não se discute isso. Primeiro organiza-se a coordenação e esta se reúne e define os "projetos" e "objetivos" que serão colocados na próxima reunião. Veja. o Carlos na reunião anterior disse que tinha algumas "idéias" mas até agora não  sabemos quais são essas idéias. Por isso penso que nessa primeira reunião definimos coordenação e essa se reúne para propor idéias. Depois com o tempo, a comunidade também pode acrescentar idéias novas.
3) Reuniões: Freqüência quinzenal em um primeiro momento a fim de organizar o processo. Com tudo funcionando pode-se mudar para mensal a fim de avaliar como anda o processo, corrigir o que for necessário e acrescentar novidades. Dessa forma não sobrecarrega muito os envlvidos.
4) Nave mãe: Reportar por meio dos logs (como já foi feito) e resumos divulgando-os nos sites sobre Linux.

Opinião pessoal já colocada aqui anteriormente:
- Arrumar a wiki.  Sei que é fácil para eu falar pois não manjo nada de inglês, mas a wiki é a porta de entrada. Não sei traduzir, mas posso escrever diretamente em Português. Espero que a mudança no visual seja breve. Assim, não fica confuso a wiki em inglês de um jeito e a de português de outro.
 - Centralizar no fórum susebr (esquecer grupo google, comunidades no Orkut, etc). Nessa eu sei que vou levar pedrada, mas penso que seja mais fácil gerenciar e acompanhar o andamento da comunidade tendo um único local para isso.
 - Tradução. A equipe de tradução já existente pode se concentrar nessa tarefa pois já tem experiência com o assunto e como fazer. As outras tarefas (wiki, moderação fórum, etc) poderiam ser distribuídas entre outras pessoas. Desta forma não sobrecarrega quem já trabalha há tempos em benefício do openSuSE.
 - Distribuição de mídias pela própria comunidade. Organizar o esquema de distribuição e aperfeiçoar aquela dica do grupo google openSuSE, portando-a para a Wiki (página principal para que fique visível a todos) e para o fórum susebr. Aí aqui pode entrar aquela questão do patrocínio.

Abraços! ;)

usuário openSUSE

Wallacy

• Membro Jr.
  • **
« Responder #21 Online: Julho 26, 2010, 11:31:21 pm »
É por ai mesmo Fabio.

Minhas considerações:

1) Procurar numeros impares de participante, para evitar um conflito, e na pior das hipotes alguem pode dar o voto de minerva.

1 pessoa cordenando com 4 ajudantes realmente me parece uma boa.

Mas 3 cordenando também não me parece ruim.

2) Idéia é o ponto chave, ter uma proposta em mãos é importante.

Foco, ações e objetivos são refinados de tempos em tempos, reunião por reunião. Não é algo que se define aqui e segue como se fosse uma receita de bolo.

Saber o que a "comunidade" vai fazer a principio, é crucial. Entretanto como o Fabio disse, a primeira reunião em especial poderia ser usada para definir o "time" que vai coordenar tudo, e claro já sair de lá com uma pré-proposta para a comunidade ir refletindo.

3) Quinzenal é uma boa, porém isso pode se tornar inviavel, por causa que muitos aqui trabalham com outras coisas que demandam muito tempo. Talvez uma vez por mês fique mais tranquilo.

Porém agora como o projeto está em estagio embrionário, poderia ser semanal, para não deixar a idéia esfriar. Dai depois de um mês ou dois, pode já fazer reuniões mensais.

4) Se possivel deixe o maximo de infomação na pagida do openSUSE pt.

Logs de reunião podem ficar semparados, porém informações sobre as decisões deveriam ganhar um bom foco na pagina.

Ah sim, e se possível na pagina inicial do openSUSE pt.

E as ideias, bem.... Eu já dei as minhas antes, porém também endosso as do Fabio.

Principalmente no que diz respeito a Wiki PT. Ela precisa evoluir.

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #21 Online: Julho 26, 2010, 11:31:21 pm »

kayohf

• Membro Jr.
  • **
« Responder #22 Online: Julho 27, 2010, 01:21:02 am »
É, vamos lá companheiros.

Li algumas coisas (links no fim) a respeito de comunidade, e para mim ficou claro a necessidade de apenas um coordenador/responsável, lider supremo que abrirá esse mar vermelho.

Agora o que mais me deixou intrigado foi na seguinte pergunta, qual é o bem maior que iremos compartilhar nessa comunidade?

Nesses lugares que eu fui ler sobre comunidade, a primeira coisa que eu li e que resumiu todo o mistério de uma comunidade para mim é que dentro de uma , compartilhamos um bem entre todos. Isso poderá ser considerado como foco da comunidade também.

Como somos um sub-grupo do grupo, como não produzimos nada diretamente como o grupo produz, a não ser a tradução, não vejo muitas possibilidades para o cargo de bem maior, mas cheguei a seguinte solução para o motivo da criação da comunidade:

- Promover o conhecimento sobre a distribuição, em todos os níveis e sentidos

Ou seja, reunir e cair para cima de discussões sobre a distribuição visando sanar dúvidas e passar conhecimento, e isso poderia acontecer com:

- Aulas no IRC com alguém em especial ditando algo

Por exemplo, outro dia eu vi no canal elchevive, ulissis e renato discutindo e produzindo pacotes no build service, pois bem, poderíamos depois de ter a comunidade formada, informar que no dia tal estaríamos conversando apenas sobre como produzir e manter pacotes. Outro dia conversaríamos sobre como manter a Wiki, etc...

Sei que isso volta ao ponto de discussão e pouca ação, mas estava escrito na leitura que fiz que uma comunidade sem um bem maior a ser compartilhado não sobrevive pois não existirá interessados, e isso me fez perceber que até então meu interesse e esforço aqui é somente pelo fato de ver uma comunidade funcionando, sem nem mesmo pensar no que ela estaria compartilhando.

A wiki: Essa questão é complicada, eu não sei nada a respeito da wiki pt.o.o, mas nada mesmo, mas o elchevive sabe e poderia elucidar a questão. O ponto crucial é, o que acontece agora que  en.o.o mudou geral?

Reunião: Para mim a escolha é mensal, mesmo agora no começo.

As respostas de vocês estão boas, porém já parecem a própria reunião em si. Eu tentei tirar delas algo a mais para acrescentar nos tópicos, mas eu não consegui visualizar nada assim. Acho que os tópicos vão ficar esses mesmos.

Até!

- http://www.eses.pt/usr/ramiro/docs/etica_pedagogia/Como%20construir%20uma%20comunidade%20de%20virtuosa.pdf (Aqui nesse PDF que tem o ponto em questão sobre o bem maior)
- http://webinsider.uol.com.br/2003/08/18/construindo-comunidades-virtuais-parte-1/
- http://webinsider.uol.com.br/2003/09/01/construindo-comunidades-virtuais-conduta/
- http://www.ibm.com/developerworks/br/opensource/library/os-community/

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #23 Online: Julho 27, 2010, 09:46:07 am »
Olá,

Sobre a wiki, por hora as wikis localizadas não mudarão como na em inglês. Também não já previsão para isto. Creio que o que ocorrerá primeiro será a implantação do novo tema padrão na wiki (uma das nossas futuras tarefas talvez possa ser adaptar o tema novo ao nosso fórum)

Sobre as reuniões concordo que neste começo deveríamos fazê-las semanalmente e com o andar da carruagem a cada 15 dias ou mensalmente.

abraços ;)

kayohf

• Membro Jr.
  • **
« Responder #24 Online: Julho 27, 2010, 04:44:09 pm »
Tivemos adições nos tópicos da próxima reunião

http://pt.opensuse.org/REUNIOES:Proxima_Reuniao

kayohf

• Membro Jr.
  • **
« Responder #25 Online: Julho 30, 2010, 03:37:15 am »
- Mais umas coias.

Estamos indo muito bem nas conversas, como efeito colateral, acabamos por estar tendo mais conversas ativas no #opensuse-pt

E conversa vai, conversa vem, o Luiz enviou um e-mail para mostrar o fato de podermos estar fazendo um pouco mais, e deu alguns exemplos. Isso está sendo discutido na lista opensuse-pt@opensuse.org para os que não sabem.

Eu de primeira não achei uma boa pois imundariamos a lista de e-mails sobre futuras tarefas e sobre quem poderia fazer cada uma delas, a coisa ficaria desorganizada, não teriamos um registro, caos.

Só que eu pensei um pouco mais e acho que podemos sim fazer isso se usarmos um web To-Do que poderiamos compartilhar as tarefas entre os membros de um grupo.

Eu não achei algo tão especifico assim, mas achei um interessante. Para vc ter uma visão melhor da coisa, acesse esse link:

http://voo2do.com/pub/oSBrasil | Senha oSBrasil

Ele vai te mostrar um futuro To-Do que poderia ser compartilhado entre os membros. Assim, a gente discutia uma ideia, seja no Fórum, seja na lista, e enviava para a lista, um local aonde todos abrem para olhar uma vez ao dia.

Eu ainda não consegui usar, compartilhar uma task, pois preciso de ajuda. Quem puder se registrar no site e participar comigo, eu agradeço. Basta se registrar e ir em 'collaboration' e me adicionar como colaborador, username kayohf

Aí vamos ver como que é, para saber se podemos entrar na onda do programa.

E-mail da lista: http://lists.opensuse.org/opensuse-pt/2010-07/msg00046.html

Wallacy

• Membro Jr.
  • **
« Responder #26 Online: Agosto 04, 2010, 12:25:44 pm »
Legal, muito legal...

Ta andando em um ritimo bacana.

Estou trabalhando muito, porém assim que der tento dar uma entrada nessa lista de discussão e tento ajudar com alguma coisa mais.

A parte da próxima reunião ta bacana, porém já tem muita coisa... Seria legal já fazer essa tal reunião, se não vai acumular assunto demais.

Vou ler os tópicos da lista, depois comento mais sobre o assunto.