Autor Tópico: gerenciador de programas  (Lida 829 vezes)

thoncsa

• Newbie
  • *
gerenciador de programas
« Online: Julho 20, 2010, 09:36:21 pm »
Boa noite a todos  quando eu tento instalar programas  ou atualizar o sistema dá o seguinte erro PID 8348 (/usr/lib/YaST2/bin/y2base)  o gerenciamento do sistema esta bloqueado  por este aplicativo  entrei na pasta raiz mais sinceramente não entendi se alguem puder me ajudar eu fico agradecido à proposito o SUSE que estou usando é o 11.3

Comunidade de Usuários do openSUSE

gerenciador de programas
« Online: Julho 20, 2010, 09:36:21 pm »

asghan

• Hero Member
Re: gerenciador de programas
« Responder #1 Online: Julho 20, 2010, 10:37:06 pm »
Pode ser q o sistema está buscando automaticamente atualizações, após o boot e a sua conexão com a internet experimente aguardar um tempo, ou então vá no Monitor de Sistema e procure por esse aplicativo e mate o processo

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #2 Online: Julho 20, 2010, 11:10:19 pm »
Observei que ao fechar o opensuse update, ele continua aberto, impedindo o uso dos gerenciadores de pacotes, não sei se é um bug, mas pelo visto não é só comigo.

A solução fácil:

#kill -9 XXXX

Onde XXXX é o pid do processo citado pela mensagem acima.

Alguém mais com o mesmo problema?
carlos.lubas.com.br

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #3 Online: Julho 20, 2010, 11:14:15 pm »
Olá,

Isto não é um problema, é apenas o miniaplicativo de atualização fazendo seu trabalho, ou seja atualizando os repositórios para ver se existe alguma atualização. Caso não queiram mais ter este "problema", basta fechar e tirar o miniaplicativo de atualização da inicialização do sistema, aí terão que atualizar os repositórios na mão.

abraços ;)

thoncsa

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Julho 22, 2010, 05:55:13 am »
tentei tirar o problema continua  formati novamente o problema persiste o que pode esta acontecendo?

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Julho 22, 2010, 10:06:17 am »
Olá,

Desabilite-o da inicialização ou numa forma mais radical desinstale-o (se chama kupdateapplet no KDE)

abraços ;)

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #6 Online: Julho 22, 2010, 11:41:02 am »
Desculpe che, mas é um problema sim!

Eu citei, após encerrar o mini-aplicativo, ele continua, o processo não é encerrado!

Utilizar a opção de encerrar do mini-aplicativo não mata o processo, tem que pegar o pid dele e matar manualmente!

Abs!
carlos.lubas.com.br

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Julho 22, 2010, 11:41:02 am »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #7 Online: Julho 22, 2010, 11:55:03 am »
Olá,

O processo não é encerrado por estar no meio dele, o que é o correto, pois matar ele pode levar a um corrompimento no banco de dados rpm e ai sim teremos problemas.

Imagine alguem digitando um texto e fechar o programa. Qual o comportamento do programa caso o usuário ainda não salvou o texto? Jogar fora sem salvar porque ele fechou o programa? Ou pedir pra salvar, salvar e ai sim fechar o progama? O que o miniaplicativo faz é isto apenas sem a opção de sair sem salvar pois poderá corromper o banco de dados por ele automaticamente atualizar os repositorios.

abraços ;)

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #8 Online: Julho 23, 2010, 12:13:07 pm »
Não concordo com você, sempre realizei ess procedimento, antes, você encerrava o mini-aplicativo, aguardava um tempo e poderia executar o zypper ou o gerenciador de software do yast, que o acesso estava liberado!

O problema que eu enfrentei com o mini-aplicativo do 11.3, é que espera-se um eternidade e o processo NÃO ESTÁ SENDO ENCERRADO.

Abs!
carlos.lubas.com.br

thoncsa

• Newbie
  • *
« Responder #9 Online: Julho 24, 2010, 11:45:50 am »
 Eu estou tentando atualizar sem usar  o Pid não consegui desinstalar ele   se alguem tiver uma ideia por favor  postem aqui obrigado a todos pela ajuda pessoal  vamos juntos tentar descobrir a solução deste problema para nós que somos usuarios do Linux e queremos cada vez mais usuarios temos que achar a solução pratica certo pessoal ?

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #10 Online: Julho 24, 2010, 07:34:56 pm »
Olá,

Se acham que é problema a única solução é reportá-lo aos desenvolvedores em https://bugzilla.novell.com só assim ele poderá ser corrigido.

abraços ;)