Caaaraaa, pelo amor de Deus, coloca umas quebras de linha e uns pontos com mais frequência! Essa leitura me deixou com falta de ar! hehehehe
Particionei meu HD com 2 GB pra Swap, 60 GB pa raíz e 369.50 GB pra home, tenho ainda livre 500 GB sem partição para usar no compartilhamento de arquivos.
60GB na raiz é muito, vai por mim. 25GB já dá e sobra! E no seu caso, como ele vai ser um servidor de arquivos, uns 8GB na raiz já é espaço pra ficar despreocupado.
Qual é a melhor partição para compartilhamento de arquivos entre máquinas windows e linux (tendo o linux como servidor de arquivos)?
Eu vou ler esse trecho como "qual é o melhor sistema de arquivos". Usa o EXT4. Ele trás Checksum para o Journaling, desfragmentação online, maior número de subdiretórios (na verdade n tem limite!) e suporta partições de até 1EB (1 exabyte).
Espero a compreensão de todos, pois segui muita coisa descrita aqui e em outros locais e não consigo, parece mentira mas é verdade.
Fiquei curioso do pq n funcionar, ainda mais usando o YaST. Me responda algumas perguntas:
1. Vc acessa as máquinas clientes através do seu openSUSE? ( smb://ip do cliente/c$ )
2. Os clientes conseguem exergar sua máquina na rede?
3. Se um cliente executar um ping para seu openSUSE, eles obtém resposta?
4. O seu firewall está ativo? Já experimentou desativá-lo por completo e testar? (iptables -F)
Vê isso aé pra gente

Abraços.