Autor Tópico: Problema com Samba openSUSE 11.3 64 bits  (Lida 1161 vezes)

Primata

• Newbie
  • *
Problema com Samba openSUSE 11.3 64 bits
« Online: Julho 21, 2010, 12:02:14 am »
Pessoal, estou migrando pra linux e minha escolha, depois de testar algumas distros, foi o openSUSE 64 bits. Trabalho na área de informática (manutenção) e estou tentando colocar o samba para funcionar e assim conseguir realizar backups de máquinas de clientes sem precisar abrí-las (algumas ainda com garantia e não pode remover lacre). A necessidade é muito mais para colocar os arquivos de volta na máquina do quê para realizar o backup propriamente dito. Bem, andei lendo muito para tentar entender, assimilar e colocar em prática. Passado alguns dias de tentativas, ainda não consigo fazer funcionar, já tentei via Yast, tentei via Swat e também editando manualmente o arquivo smb.conf Cheguei até a re-instalar o SO depois de tanto mecher pra lá e pra cá. O máximo que consegui foi fazer minha máquina aparecer na rede de um SO win, depois consegui fazer aparecer a máquina e as pastas compartilhadas, mas ao clicar aparece uma mensagem informando que não tenho permissões e bla bla bla. Consegui esta façanha de fazer aparecer ao menos a maquina e as pastas depois de colocar excessões no firewall para Samba server e client, e também para netbios. Bem, apesar de ter gostado muito do openSUSE (tanto que penso em abandonar de vez o uso do projeto operacional janelas), peciso colocar o samba pra funcionar e preciso muito da ajuda da comunidade brasileira. Hoje tentei entrar em sala irc pt, en, es e nada de resposta. Só preciso de um compartilhamento simples (share), para rede interna com acesso a duas pasta em /home no meu perfil. Tem um impressora pra compartilhar também, mas isso é o de menos, pois se conseguir o acesso as pastas terei também a impressora (assim penso eu). Peguei alguns exemplos de configuração do smb.conf fiz as alteraçãoes adequadas a minha rede local mas tem algo faltando ou errado em algum lugar. Geralmente nos manuais, tutoriais, explicações e exemplos na configuração e utilização do samba, só se fala absolutamente do samba. Tipo assim, se tiver que habilitar um serviço, liberar alguma coisa no firewall ou sei lá onde for... o usuário iniciante já era pro Linux. Sei que tem muita coisa, mas se faltar um detalhe é complicado pra quem está desfamiliarizado. Essa de ir lá no firewall liberar pro samba e netbios fiz depois de tanto vasculhar as configurações de rede, segurança e do samba. Mas nem todo mundo tem paciência de ficar 3 dias tentando colocar uma coisa pra funcionar. Help! Projeto Operacional Janelas já era! Viva o Linux!!!

Comunidade de Usuários do openSUSE

Problema com Samba openSUSE 11.3 64 bits
« Online: Julho 21, 2010, 12:02:14 am »

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Problema com Samba openSUSE 11.3 64 bits
« Responder #1 Online: Julho 21, 2010, 04:16:37 pm »
Não entendi, afinal, conseguiu por o samba a rodar?

Abs!
carlos.lubas.com.br

Primata

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Julho 21, 2010, 09:02:43 pm »
Ainda não. Preciso de um compartilhamento share, o mais simples possível. Cheguei a ver a máquina e as pastas na rede mas não consigo acessá-las. Como disse antes, estou com o openSUSE reinstalado depois de tanta coisa que mechi pra tentar fazer funcionar que achei melhor deixar tudo 0Km de novo. Depos da reinstalação nem tentei nada novamente, até ter certeza do que estou fazendo ou obter um auxílio para fazê-lo. Olha, dou até a dica pra quem souber fazer rodar o samba, pode acessar minha máquina através do TeamViewer para configurar caso haja necessidade (tem instalador rpm no site e é free para uso não comercial). Particionei meu HD com 2 GB pra Swap, 60 GB pa raíz e 369.50 GB pra home, tenho ainda livre 500 GB sem partição para usar no compartilhamento de arquivos. Qual é a melhor partição para compartilhamento de arquivos entre máquinas windows  e linux (tendo o linux como servidor de arquivos)? Espero a compreensão de todos, pois segui muita coisa descrita aqui e em outros locais e não consigo, parece mentira mas é verdade.

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
    • Blogmaru - ShellScript, GNU/Linux, humor e talz...
« Responder #3 Online: Julho 21, 2010, 11:09:59 pm »
Caaaraaa, pelo amor de Deus, coloca umas quebras de linha e uns pontos com mais frequência! Essa leitura me deixou com falta de ar! hehehehe

Particionei meu HD com 2 GB pra Swap, 60 GB pa raíz e 369.50 GB pra home, tenho ainda livre 500 GB sem partição para usar no compartilhamento de arquivos.
60GB na raiz é muito, vai por mim. 25GB já dá e sobra! E no seu caso, como ele vai ser um servidor de arquivos, uns 8GB na raiz já é espaço pra ficar despreocupado.

Qual é a melhor partição para compartilhamento de arquivos entre máquinas windows  e linux (tendo o linux como servidor de arquivos)?
Eu vou ler esse trecho como "qual é o melhor sistema de arquivos". Usa o EXT4. Ele trás Checksum para o Journaling, desfragmentação online, maior número de subdiretórios (na verdade n tem limite!) e suporta partições de até 1EB (1 exabyte).

Espero a compreensão de todos, pois segui muita coisa descrita aqui e em outros locais e não consigo, parece mentira mas é verdade.
Fiquei curioso do pq n funcionar, ainda mais usando o YaST. Me responda algumas perguntas:
1. Vc acessa as máquinas clientes através do seu openSUSE? ( smb://ip do cliente/c$ )
2. Os clientes conseguem exergar sua máquina na rede?
3. Se um cliente executar um ping para seu openSUSE, eles obtém resposta?
4. O seu firewall está ativo? Já experimentou desativá-lo por completo e testar? (iptables -F)

Vê isso aé pra gente ;)
Abraços.

Primata

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Julho 22, 2010, 01:42:38 pm »
Desculpe-me pelo texto longo e sem quebras.

Coloquei esse espaço na raiz por que vi que até um DVD que é gravado no brasero utiliza a raiz como temporário. Tudo bem que seja muito, mas é melhor um pouco mais e ter uma sobra do que rodar no limite.

Olha, já cheguei a vêr minha máquina e as pastas numa rede windows. Mas não consigo acessar. Minha máquina não acessa a rede win também. O firewall está habilitado e apenas adicionei excessões para samba client e server, e também para netbios. Meu PC tem 2 placas de rede, tentei até criar um servidor dhcp na outra placa de rede e deixa-la demilitarizada no firewall, só que queria compartilhar a internet e não consegui.

Sobre a partição, obrigado pela resposta. Se não for pedir demais, e o ponto de montagem? Coloco o quê? Posso criar meu próprio ponto de montagem? Tipo, colocar lá /publico ou /compartilha

Agradeço pela sua atenção e pelos esclarecimentos..

Primata

• Newbie
  • *
« Responder #5 Online: Julho 22, 2010, 09:50:56 pm »
Olá povo.

Volto a entrar em contato para informar que consegui colocar pra funcionar o Samba via Yast.

Realmente é simples, mas tem um grande detalhe importantíssimo.

Antes de acessar as opções do samba pelo Yast, deve-se adicionar excessões no firewall. São elas: Netbios, Samba server e Samba client. Só depois de adicionar as excessões, vai no Yast para acessar as opções de configuração do samba.

Digo isso porque tentei muito, mas muito mesmo anteriormente começando com as configurações do samba e só depois ir no firewall. Quando fiz primeiro no firewall deu certo.

Será um bug com a versão 64 bits ou com todas elas? Só constatei isso no 64 bits.

Agora o bixo vai pegar...  ;)

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
    • Blogmaru - ShellScript, GNU/Linux, humor e talz...
« Responder #6 Online: Julho 29, 2010, 11:16:48 pm »
Parabéns meu velho!
Falando em dificilnês, vc liberou o acesso para os serviços SMB e NMB se não me engano. Agora é só curtir! Recomendo experimentar montar um PDC, e se tudo der certo, arrisca mais, tenta um LDAP + SAMBA + PDC!

Abraço!

Comunidade de Usuários do openSUSE

« Responder #6 Online: Julho 29, 2010, 11:16:48 pm »