Olá, sobre o módulo, execute:
#modprobe rt2870sta
não coloque a extensão .ko.
Quanto ao pacotes de desenvolvimento, pode instalar os do dvd, o único cuidado que precisa, é com o pacote fonte do kernel, que deverá ser da mesma versão que o kernel instalado atualmente, isso pode ter sido alterado por algum update, se for o caso.
Mas creio que a compilação do driver, deve ficar como última opção, já que o driver desta placa costuma ser disponibilizado no repositório wireless do opensuse, assim como ndiswrapper e madwifi, mas este repositório ainda não está disponível, .mas creio que em breve estará
Por hora, vamos nos ater ao problema do driver não levantar, confirme se vc tentou carregar com a extensão .ko, pois o correto é sem.
Relato da página HCL do opensuse, informa que esta placa trabalha com um dos drivers staging do kernel, porém, mais lento. por isso, vamos insistir nesse driver até que saia o repositório.
abs!