Autor Tópico: Servidor de Internet  (Lida 940 vezes)

leandrospan

• Newbie
  • *
Servidor de Internet
« Online: Agosto 06, 2010, 08:08:28 am »
Saudações Pessoal

- Sou novato em opensuse, geralmente uso ubuntu e brazilfw, mas gostaria de migrar para opensuse, portanto, gostaria de saber como fazer alguns truques:
   -> Compartilhar a internet
   -> Bloquear sites
   -> Monitorar navegação e messenger
   -> e o principal: tenho um servidor de terminal service num servidor windows 2008 então já tenho um servidor (brazilfw) que redireciona a porta 3389 para esse servidor windows que faz com que usuários externos (da internet) acessem o terminal service, mas não consigo controlar os ip´s externos que acessam o terminal service, gostaria que só determinados ip´s externos acessem o servidor de terminal service.
- Sei que estas configurações não cairão de bandeja pra mim, mas gostaria de saber fazer isso no opensuse. Quem puder me ajudar, já agradeço. E Deus os abençoe :)

Comunidade de Usuários do openSUSE

Servidor de Internet
« Online: Agosto 06, 2010, 08:08:28 am »

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Servidor de Internet
« Responder #1 Online: Agosto 06, 2010, 11:09:53 am »
Se você sabe fazer isto em ubuntu ou qualquer outra distro sabe fazer no Opensuse :-)

A única diferença é que você pode usar o Yast para configurar os serviços mais facilmente e a parte de firewall vc terá que editar o arquivo /etc/sysconfig/SuSEfirewall2  para os roteamentos ( é possível fazer pelo yast2, mas eu acho mais fácil pela linha de comando)   

Existem vários exemplos prontos de configuração do SuSEfirewall2 em /usr/share/doc/packages/SuSEfirewall2
--
Marcelo Vivan Borro

luizmachado

• Newbie
  • *
Re: Servidor de Internet
« Responder #2 Online: Agosto 06, 2010, 01:06:10 pm »
Eu não sei vocês, mas eu acho muito legal usar o shorewall para organizar as regras do iptables.

A combinação shorewall + squid + dansguardian é uma excelente solução para quem deseja montar um firewall com filtro de conteúdo !