Autor Tópico: Radeon 9550  (Lida 1636 vezes)

João Marcelo

• Sr. Member
Radeon 9550
« Online: Janeiro 24, 2006, 10:23:03 pm »
Estou triste,

Comprei uma placa aceleradora ATI Radeon 9550, e quando o SUSE 10 iniciou, nada de KDE. Tentei o yast2 em modo texto e quando chegava a parte da placa gráfica e monitor, não saia do canto, em modo fail-safe, meu monitor ficou fora de sincronismo. Fui ao site de compatibilidade do SUSE e minha placa de vídeo não é suportada.
O que fazer?!?! Desistir desta distribuição tão legal???

Please somebody help me!!!
João Marcelo
Fortaleza - CE - Brasil
Linux Registered User #385981

Linux: Where Don't We Want To Go Today?

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Radeon 9550
« Online: Janeiro 24, 2006, 10:23:03 pm »

João Marcelo

• Sr. Member
Re: Radeon 9550
« Responder #1 Online: Janeiro 29, 2006, 10:42:42 pm »
Bem,

Acho que o Suse é a melhor distro que tem por aí, estive pesquisando sites e oipniões de amigos e chegueia esta conclusão. No meu caso, como sou novato em Linux, reinstalei o Suse, e apanhei para conseguir configurar o vídeo no final da instalação, mas aqui passou não como monitor Samsung e sim como Vesa 1024x768 60hz. Agora é reinstalar os programas e configurações anteriores e aprender mais e mais. E viva o Linux!
João Marcelo
Fortaleza - CE - Brasil

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #2 Online: Janeiro 30, 2006, 08:37:38 am »
Olá joao_marcelo,

O problema com placas ATI e Nvidia (digo estas pois nao observei tal comportamento em outras placas), principalmente no tocante ao monitor sair de frequencia, se deve a falta de configuração das frequencias corretas destes dispositivos.

No caso dos Samsungs, eles em geral vem acompanhados de um CD de instalação, vc pode utiliza-lo para inserir corretamente as frequencias de operação (No sax2, Monitor, existe a opção Disco do Fabricante), apos efetuar este procedimento não esqueça de configurar o tamanho da tela, bem como a resolução para que tudo esteja em perfeita sincronia.

Em tempo 1: Não ser suportada pela distribuição nao significa que não possa ser usada e configurada com o driver do fabricante.

Em tempo 2: Já discutido inumeras vezes, reinstalação é atitude de sistema operacional neandertal, estude mais as possibilidades que o Linux, e não apenas o SuSE, lhe oferece.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

João Marcelo

• Sr. Member
« Responder #3 Online: Janeiro 30, 2006, 09:14:44 pm »
Olá Icoslau,

Quando você fala do disco de instalação do monitor, você fala daqueles cd's que ninguém dá atenção quando compra um monitor e instala no windows? Em caso positivo, interessante saber.
Você poderia discorrer um pouco a mais sobre o assunto?
Realmente concordo que reinstalar o S.O. é muito radical, mas esotu querendo ficar o máximo em contato com o Suse e estava frustrante não conseguir sucesso. Mas acredito que nas próximas vezes estarei maduro em relação ao Suse.

Um abraço
João Marcelo
Fortaleza - CE - Brasil

João Marcelo

• Sr. Member
« Responder #4 Online: Janeiro 30, 2006, 09:45:38 pm »
Olá a todos,

Instigado pelo Icoslau, fui no site da Samsung e baixei o manual de meu monitor. Anotei as frequencias do mesmo (tamanho horizontal e vertical, sincronismo horizontal e vertical) e não é que configurei o monitor como samsung sem dificuldade alguma.
Mais uma liçao.

Um abraço a todos
João Marcelo
Fortaleza - CE - Brasil

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Janeiro 30, 2006, 10:40:56 pm »
Deu certo, que bom!

Era bem desse CD que todo mundo acha que não serve pra nada, principalmente porque a maioria é afetada pelo efeito plug-and-play.

Há uma opção para os que não sabem, dentro do SaX2, que permite utilizar, para configurar o monitor, as informações contidas em um CD do fabricante. Muitas vezes este procedimento, que no geral desabilita a função DPMS (auto instrução do monitor para à cpu) tem melhores efeitos  que deixa-la habilitada, pois nem sempre a informação chega de uma maneira organizada (falta do seguimento dos padrões pelos fabricantes).
Insira o cd e clique em "Disco do fabricante".

Caso não tenha o CD, façam como o joao_marcelo fez, procurem o manual, site, ou até mesmo o fundo do monitor, que pode conter algumas informações.

As informações mais importantes, que como citado pelo amigo joao_marcelo, são as frequencias, horizontais e verticais, de operação, resolução máxima, tamanho da tela (em mm) e tamanho apreciável, as boas e velhas polegadas.

De posse destas informações, utilizando o SaX2, que é o utilitário chamado pelo YaST para a configuração de video, monitor, mouse, teclado e demais, proceda as alterações. Sem mais falta de sincronia.

Aproveito para parabeniza-lo por seguir adiante, procurar as informações, seguir as recomendações, claro, bem como por disponibilizar o resultado.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

João Marcelo

• Sr. Member
« Responder #6 Online: Fevereiro 21, 2006, 07:26:11 pm »
Olá a todos

Voltando ao tópico da ATI Radeon, beleza estou usando o Suse a umas semanas e não me arrependo nenhum pouco. O monitor está configurado seguindo as orientações daqui do fórum, porém minha placa 3d ATI Radeon 9550 não tinha os drivers 3d suportados. Já havia tentado uma vez, mas não tinhadado certo.
Ontem resolvi tentar novamente, baixei o arquivo ati-driver-installer-8.22.5-i386.run, vi as instruções de instalação no site e fui em frente.
Para minha imensa felicidade ao reiniciar a máquina já notei diferenças, chamei o GL-117 e o programa rodou perfeitamente, aí so foi ir atrás do Tux Racer e me divertir a vontade  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Um abraço a todos
João Marcelo
Fortaleza - CE - Brasil

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Fevereiro 21, 2006, 07:26:11 pm »