Autor Tópico: Wireless no Suse 11.3  (Lida 1262 vezes)

sorell

• Newbie
  • *
Wireless no Suse 11.3
« Online: Agosto 16, 2010, 11:57:13 am »
Olá galera,

Comprei um notebook Dell Inspiron 1564 que vem com uma placa wireless Broadcom BCM 4312. Instalei o OpenSuse em dual boot com o windows e compartilhei (via ICS) com sucesso a minha conexão de internet do desktop. No windows a rede é reconhecida e o sistema se conecta sem problemas, já no OpenSuse, os meus problemas se estenderam por várias etapas. E aqui estão elas:

1ª O driver disponível não fazia a placa funcionar. - Instalei driver, firmware, kernel compatível e ela funcionou.
2ª KNetwormanager parou de responder (inicializava, mas, mostrava somente "não gerido"). - Instalei o WICD, configurei-o para inicializar adequadamente e ele passou a ver todas as interfaces de rede.
3ª WICD enxerga a minha conexão compartilhada (e a do vizinho também), mas, não consegue se conectar informando que não é possível obter um número IP.

Observações:

iwlist scan, hwinfo, lspci, etc estão ok;
Configurando o WICD com IP fixo ele não conecta e nem mostra mensagem de erro.
Sempre que eu configuro o Yast para ceder a gerência de rede ao Knetworkmanager, aparece a seguinte mensagem de erro: "No network running".

Desde já, agradeço a atenção.

Sucesso

Comunidade de Usuários do openSUSE

Wireless no Suse 11.3
« Online: Agosto 16, 2010, 11:57:13 am »

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
    • Blogmaru - ShellScript, GNU/Linux, humor e talz...
Re: Wireless no Suse 11.3
« Responder #1 Online: Agosto 17, 2010, 04:13:32 pm »
Após se conectar a rede, experimente utilizar um dhcpcd wlan0. Isso vai forçar o seu openSUSE a requisitar um endereço ao servidor DHCP.
O dhcpcd fica rodando, caso queira executar novamente, terá de finalizar-lo ( killall dhcpcd )

abraços

sorell

• Newbie
  • *
Re: Wireless no Suse 11.3
« Responder #2 Online: Agosto 17, 2010, 08:55:44 pm »
Olá Rauhmaru,

Nuito obrigado pela atenção em meu problema.

Segui seu conselho e fiz novos testes com o "dhcpcd". No primeiro momento, onde o KNetworkmanager era o responsável pelo gerenciamento de rede. Nesse cenário, o resultado foi a mensagem:

dhcpcd:
err, eth1: timed out
warn, eth1: using IPV4LL address 169.254.46.22

Aproveitei e testei novamente o WICD com o IP fixo. Eis o resultado:

WICD:
Falha na conexão: Não foi possivel contactar o ponto de acesso sem fio.

Lembrando que:

Atualmente estou usando uma ponte de rede que fornece o IP do roteador automáticamente (tirei o ICS);
O erro do Yast ("No network running" quando o gerenciamento é transferido para o Knetworkmanager) persiste;
O WICD só consegue ver os dispositivos de rede se o ifup for o gerenciador padrão.

Obrigado por tudo

Sucesso