Olá a todos. Estou precisando de alguns esclarecimentos com relação a partição Home. Sempre utilizei está partição achando que seria somente para guardar arquivos pessoais, mas tenho me deparado recentemente com um problema de espaço.
A partição tem 30Gb e está com 60% de utilização. Sei que a situação ainda não é grave, mas como as pastas que realmente utilizo (vídeo, imagens e documentos possuem juntas apenas 3,4 Gb, estou achando muito estranho. O que mais tenho no not são textos. Gostaria de saber como fazem para pesquisar estas pastas e arquivos, digamos que mais “gordinhos”?

Tentei o comando find e find -size que da resultados em Kbytes se não engano. No SUSE também tem o seu próprio sistema de pesquisa clicando na lupa que fica em modo gráfico dentro das pastas, mas não consigo encontrar o motivo da pasta estar com uma utilização tão alta. Em poucos miúdos, as contas não batem nem de longe! Alguém poderia me dar umas dicas de como executa estas pesquisas?
Gostaria também de saber se este sistema de pesquisa do SUSE (o icone da lupa) é algum indexador? Estou pensando em instalar um, mas não sei se abro outro tópico para isto ou se pesquiso um pouco mais sobre o assunto. Tenho muito interesse no Google Desktop que já utilizei uma vez, mas sua ultima versão foi para SUSE 10.2, tenho uma certa preocupação com falha de segurança com um aplicativo sem atualização a tanto tempo. Em uma pesquisa rápida que fiz, achei muito a se falar do Tracker. Então aproveitando o tópico, gostaria de alguma dica para um bom indexador também.
Desculpe pelo texto um pouco grande, e obrigado a todos por qualquer ajuda.