Autor Tópico: Erros GRUB  (Lida 1253 vezes)

André Simões

• Newbie
  • *
    • http://alsimoes.blogspot.com
Erros GRUB
« Online: Janeiro 27, 2006, 10:08:21 am »
Alguém tem uma tabela de erros do GRUB?

...ou sabe o que é Erro: 18?

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Erros GRUB
« Online: Janeiro 27, 2006, 10:08:21 am »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Erros GRUB
« Responder #1 Online: Janeiro 27, 2006, 10:40:22 am »
Olá alsimoes,

este erro se refere aos 1024 primeiros cilindros do seu HD. Indica que a bios não conseguiu acessar o kernel dentro dos 1023 primeiros cilindros do seu HD, possivelmente indicando que sua bios nao consegue, por questão de compatibilidade ou configuração, aceitar o tamanho de seu HD, e/ou que seu kernel esteja em um ponto do sistema que nao nestes 1023 cilindros iniciais, por exemplo em outra partição distinta da partição de boot por exemplo.

Isso pode acontecer caso vc tenha tentado usar VMware por exemplo, neste caso, a criação de uma partição no inicio do disco, com apontamento para /boot pode resolver.

Em outros casos, pode ter havido troca de placa mãe (lembre-se que isso quer dizer a mesma coisa que troquei meu hd de maquina), ai vc poderia informar à bios forçadamente, os valores que o Grub insiste em usar, bootando com um disco de boot do grub, lendo da tabela de partições os valores C/H/S e inserindo-os na bios.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

André Simões

• Newbie
  • *
    • http://alsimoes.blogspot.com
Re: Erros GRUB
« Responder #2 Online: Janeiro 29, 2006, 11:23:09 pm »
Então deixa eu ver se meu diagnóstico está certo...

Eu tenho dois HDs, um de 20GiB com Windows XP (infelizmente tive que voltar a usá-lo por causa da faculdade ser 100% Windows/.Net) e um de 40GiB que comprei para deixar o Linux e MP3.

Analisando sob a ótica da sua resposta acredito que eu mesmo criei este problema para mim, vou explicar meu diagnóstico. Eu resoulvi usar 10GiB do segundo HD para montar uma partição FAT32 para armazenar minha "MP3-teca", mas eu criei essa partição nos primeiros 10GiB deste HD, a partição onde está o boot do Linux só começa depois desses 10GiB iniciais.

Nesse caso a solução será reformatar esse HD deixando esses 10GiB no final, está correto meu raciocício?

PS: Santo Kurumin... sem ele meu micro ficaria inútil.