Autor Tópico: Xorg.conf Intell 945  (Lida 2331 vezes)

julival25

• Newbie
  • *
Xorg.conf Intell 945
« Online: Outubro 18, 2010, 01:57:51 pm »
Olá a todos, Sou novo em opensuse, recentimente no sabado instalei o 11.3 em meu nb com chip intel gma 945, o arquivo /etc/x11/xorg.conf, não existe existe um xorg.conf.install, como faço para configurar o xorg.conf.

obs: fui passar um video em xdivix e ficou numa velocidade altissima, e travando de forma intermitente.

pelo glxgears recebo o retorno de 300 fps in 5.0 sec = 59,890 fps

no ubuntu eu tinha em media 900 fps in 5 sec = 180 fps

tem algum drive correto alguma forma de configurar o xorg?

desde já agradeço.

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Xorg.conf Intell 945
« Online: Outubro 18, 2010, 01:57:51 pm »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
Re: Xorg.conf Intell 945
« Responder #1 Online: Outubro 18, 2010, 06:02:49 pm »
Olá,

O xorg.conf não é mais necessário na maioria dos casos. Há porém, um bug no 11.3 relativo as placas intel, onde deve-se trocar o driver intel pelo intellegacy no xorg.conf (a ser criado), como dito neste post:

http://www.susebr.org/forum/index.php/topic,6309.msg29357.html#msg29357

Ou seja, instale o pacote xorg-x11-driver-video-intel-legacy,  e para usar, edite o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/50-device.conf e altere a entrada de driver para intellegacy

abraços ;)

julival25

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Outubro 19, 2010, 01:50:33 am »
obrigado pela resposta, amigo no meu arquivo 50-device tem em drive randeon é este o bug?  mudo para intellegacy, mas preciso salvar algo em outro lugar tipo o xorg.conf?

julival25

• Newbie
  • *
« Responder #3 Online: Outubro 19, 2010, 05:45:57 am »
há tem como  eu dizer ao sistema quanto ela vai ter de memoria??

eu vi num forum que tinhamos que acressentar uma numeração em kb para setar quanto de memoria o video tem.

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #4 Online: Outubro 19, 2010, 09:28:36 am »
Olá,

Nunca vi alguém precisar setar memoria em lugar nenhum. Sobre as memorias compartilhadas geralmente isso se configura na BIOS.

O bug em si é no driver intel e não no arquivo 50-device. Por isso recomenda-se usar este driver antigo (legacy)

Como eu já havia dito, desde o 11.3 o X.org que vêm no openSUSE (e em outras distros) não precisam mais do xorg.conf, exceto em alguns casos específicos.

abraços ;)

julival25

• Newbie
  • *
« Responder #5 Online: Outubro 26, 2010, 08:56:20 am »
ok, instalei o intellegacy, e editei o arquivo 50-device.conf, e consegui um aumento bem perceptivel no desempenho de aceleração de 58~60 fps passei a 520,815 fps, mas agora não consigo ativar efeitos visuais da area de trabalho.
Aparesse uma mensagem dizendo que a coniguração atual de hardware não suporta animações.
o que pode ser.

mesmo assim muito obrigado pela dica do drive intellegacy, ja está quebrando um galhão, só de poder jogar já é otimo..

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #6 Online: Outubro 26, 2010, 10:05:58 am »
Olá,

Significa que por ser um driver mais antigo, legacy em inglês, esse driver provavelmente não tem suporte a aceleração 3D (que é a responsável por estas firulas todas).

abraços ;)

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Outubro 26, 2010, 10:05:58 am »

julival25

• Newbie
  • *
« Responder #7 Online: Outubro 26, 2010, 03:20:58 pm »
mas se estivesse sem aceleração 3d, não rodaria jogos não é?? principalmente os em 3d e estou conseguindo (com o drive intellegacy), e no glxinfo me retornou a seguinte informação:

direct rendering: yes
server glx vendor string: SGI
server glx version string: 1.4

entre outras informações...
 :)

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #8 Online: Outubro 26, 2010, 04:19:25 pm »
Olá,

Verdade, viajei....

abraços ;)

julival25

• Newbie
  • *
« Responder #9 Online: Outubro 27, 2010, 10:07:25 am »
Só uma duvida exite alguma diferença entre o gnome e o kde em desempenho, tipo alguma alteração no kernel que faça ter um desempenho melhor para um dos dois, isso com minha intel 945.

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #10 Online: Outubro 27, 2010, 10:53:12 am »
Olá,

Entre eles não, mas entre o KWin (KDE) e o Compiz (agnóstico) sim. Creio que esse problema seja algum bug do KWin mesmo. Existe a possibilidade de você usar o Compiz no KDE e ver se as firulas funcionam.

abraços ;)

julival25

• Newbie
  • *
« Responder #11 Online: Outubro 27, 2010, 02:13:52 pm »
meu caso é o contrario no kde pega todas as animações mas o compiz não funciona nem na porrada.
eu instalei com o gnome, agora instalei o kde pelo repositório, mas não consigo conectar o wifi, mas vo procurar no forum algo sobre.
 obrigado

julival25

• Newbie
  • *
« Responder #12 Online: Outubro 27, 2010, 02:16:09 pm »
mas no meu caso o kde funciona bem, e o gnome fica sem animação, o oposto do comum, eu instalei o gnome como padrão  e agora o kde pelo repositório, mas agora não funciona o wifi no kde, vo procurar algo sobre o assunto no forum.

obrigado pela ajuda, axo que ja está resolvido o problema pelo qual abri o tópico.

Raff

• Newbie
  • *
« Responder #13 Online: Dezembro 14, 2010, 09:28:32 pm »
A minha placa-mãe com chipset G45 possui o vídeo intel X4500HD e também sofre o bug encontrado em placas intel. Se uso o driver intel (no arquivo 50-device.conf estava marcado radeon com um # na frente, portanto, acredito que inativo; não entendi muito bem isso), os efeitos da área de trabalho no KDE funcionam perfeitamente, mas os jogos travam todo o sistema. Se uso o driver intellegacy, os jogos aparentemente funcionam bem (embora não tenha conseguido executar o jogo Tremulous de qualquer maneira), mas preciso desligar os efeitos da área de trabalho porque travam muito. Na verdade, mesmo com o driver intel padrão, travamentos ocorriam quando alterava, por exemplo, o esquema de cores. Será que vão demorar a corrigir isso? Alguém tem uma solução melhor?

Ampliato

• Membro
  • Livre e Liberto!
    • +JESUS
« Responder #14 Online: Dezembro 29, 2010, 12:52:48 pm »
O xorg.conf não é mais necessário na maioria dos casos. Há porém, um bug no 11.3 relativo as placas intel, onde deve-se trocar o driver intel pelo intellegacy no xorg.conf (a ser criado), como dito neste post:

http://www.susebr.org/forum/index.php/topic,6309.msg29357.html#msg29357

Ou seja, instale o pacote xorg-x11-driver-video-intel-legacy,  e para usar, edite o arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/50-device.conf e altere a entrada de driver para intellegacy
Olá,

Não consigo ativar o 3D dessa placa sem bugs... [ conf. meu tópico: http://www.susebr.org/forum/index.php/topic,6605.0.html ]

Instalei o drive: xorg-x11-driver-video-intel-legacy [ 2.9.1-4.12 ]
E deixei meu arquivo /etc/X11/xorg.conf.d/50-device.conf
Código: [Selecionar]
Section "Device"
  Identifier "Default Device"

Driver "intel-legacy"

## Required magic for radeon/radeonhd drivers; output name
  ## (here: "DVI-0") can be figured out via 'xrandr -q'
  #Option "monitor-DVI-0" "Default Monitor"

EndSection

Ele não inicia o modo gráfico e fica no texto.

Tem outro meio?
Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram. (João 20:29)