Só pra saber clabrazuca,
....."Porque se eu instalo e sigo as dicas do aticonfig,quando reinicia o motinor fica fora de sincronismo ,meu monitor e' um sync master 753df."
Bem ficar fora de sincronismo pode ser algo com relação ao sax2, mas no momento, não tem porque se preocupar com isso.
Relendo melhor as instruções da ATI, ela cita que em certas distribuições que se utilizam de uma versão modificada do Xorg, versão 6.8.2 o driver 3D da ATI pode ser incompatível, mas que os engenheiros estão trabalhando nisso e disponibilizarão assim que possível, qualquer correção, como vc havia citado, mas foi complexo achar o pq disso, e quando se acha, não te leva a nada.
Opção?
Após ler isso, acho que a melhor opção para vc é ter muita fé, paciência e coragem, como também vontade.
Vc poderia tentar, e digo, tentar mesmo, baixar e instalar o Xorg 6.8.1. Para isso, verifique quais os pacotes xorg que seu versão possui através do Gerenciador de Software. Após, dirija-se a um mirror de sua preferencia e baixe, da versão 9.2 do SuSE, os mesmos pacotes, mas da versão 6.8.1 do Xorg. Crie uma pasta para armazená-las e adicione a mesma como Fonte de instalação. Em modo texto, init 3 pelo yast, desinstale os Xorgs, mas cuidado, se o YaST reclamar que outros pacotes serão tbém desisntalados, é recomendável proceder a esta desinstalação através do rpm, possivelmente com a opção --force. Após, instale o Xorg 6.8.1 e tente instalar o driver da ATI, pode ser necessário executar o sax2 para ter ambiente grafico antes disso.
É uma opção, nao sei se possível ou não, mas que pode, com muito trabalho, resolver seu problema.
Abs