Autor Tópico: Como instalar ATI Radeon 9250 no Suse 10.0???  (Lida 4168 vezes)

Gleidson Gonçalves

• Membro
Como instalar ATI Radeon 9250 no Suse 10.0???
« Online: Janeiro 29, 2006, 12:42:22 am »
Amigos,

como faço para instalar os drivers da minha placa de vídeon ATI Radeon 9250??? Sou novo no Suse e ainda estou um pouquinho perdido...  :-?

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Como instalar ATI Radeon 9250 no Suse 10.0???
« Online: Janeiro 29, 2006, 12:42:22 am »

João Marcelo

• Sr. Member
Re: Como instalar ATI Radeon 9250 no Suse 10.0???
« Responder #1 Online: Janeiro 29, 2006, 07:11:24 am »
Fala Gleidson,

Qual sua situação? Você já tinha o Suse instalado, e trocou a placa de vídeo e a parte gráfica foi pro beleleu (meu caso)? Ou está instalando pela primeira vez e o Suse não reconheceu tua placa de vídeo?
Como falei a pouco troquei a placa de vídeo e fiquei na linha de comando apenas. Postei o problema aqui no fórum, porém não consegui ajuda. Estive  pesquisando e achei este tutorial (em inglês):

http://www.suse.de/~sndirsch/ati-installer-HOWTO.html

Hoje irei reinstalar o Suse, pois estou viciado nele e vou ver se é necessário usar o tutorial acima.
Qualquer coisa posto minhas experiências aqui.

Um abraço e boa sorte
João Marcelo
Fortaleza - CE - Brasil
Linux Registered User #385981

Linux: Where Don't We Want To Go Today?

Gleidson Gonçalves

• Membro
« Responder #2 Online: Janeiro 29, 2006, 03:55:10 pm »
Eu já tinha essa placa de vídeo e usava outras distros Linux. Na instalação ela foi reconhecida, mas gostaria de instalar os drivers para obter uma melhor perfomance do sistema e rodar alguns jogos 3D.

Gleidson Gonçalves

• Membro
« Responder #3 Online: Fevereiro 11, 2006, 01:17:57 pm »
O pessoal das placas ATI RAdeon... Me ajudem! Preciso instalar esses drivers. Já tentei de tudo, e nada.

Esteves

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Fevereiro 12, 2006, 04:32:00 am »
Olá Gleidson.
Tenho placa ati radeon aqui, mas como estou a pouco tempo no Suse 10  ainda não instalei o drive 3D da ATI; ainda estou tentando instalar o drive do modem dial-up.
Dê uma lida nesta guia, vc vai ter uma excelente referência sobre o drive 3D da ATI,, inclusive como instalar. :
http://www.guiadohardware.net/guias/07/index4.php.
Este guia é para usuários que usam Linux derivados do Debian (pacotes .deb), mas acredito que para nós que usamos pacotes .rpm tb pode ser usado como referência.
Boa sorte.
Pentium 4 HT 3.0, 512 DDR2   
Pl.Video ATI Radeon X600 PCI-E

Gleidson Gonçalves

• Membro
« Responder #5 Online: Fevereiro 12, 2006, 06:51:21 am »
Ja tentei de tudo! E sempre a mesma mensagem: Driver does not provide the FireGL X11 extensions! Panel components will operate only partially.

O que quer dizer isso???  :-(

Gleidson Gonçalves

• Membro
« Responder #6 Online: Fevereiro 28, 2006, 06:20:47 pm »
Será que ninguém do forúm tem uma placa Radeon com os drivers instalados e funcionando normalmante?!

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Fevereiro 28, 2006, 06:20:47 pm »

João Marcelo

• Sr. Member
« Responder #7 Online: Março 01, 2006, 09:33:38 pm »
Presente!!!!

Gleidson,

Eu havia postado anteriormente meu sucesso com uma ATI Radeon 9550 256mb:

http://www.susebr.org/newbb+viewtopic.topic_id+639+forum+8+post_id+3819.htm#forumpost3819

Como já havia tentado anteriomente, acho que o diferencial foi a versão mais atualizada do driver, funcionou beleza aqui sem nenhuma configuração adicional.
João Marcelo
Fortaleza - CE - Brasil

Gleidson Gonçalves

• Membro
« Responder #8 Online: Março 01, 2006, 09:45:30 pm »
Eu fiz o que vc postou... mas não consegui... Deu a mesma msg de erro... :-?

João Marcelo

• Sr. Member
« Responder #9 Online: Março 01, 2006, 09:59:07 pm »
Gleidson

Insistindo um pouco, você já deu uma lida neste link:

https://a248.e.akamai.net/f/674/9206/0/www2.ati.com/drivers/linux/linux_8.22.5-inst.html

Usa o conteúdo dele com os drivers atualizados do site da ATI

Espero que resolva seu problema
João Marcelo
Fortaleza - CE - Brasil

Claudio

• Membro Jr.
  • **
« Responder #10 Online: Março 08, 2006, 12:20:16 pm »
Olá Amigos,eu tambem estou tendo problemas com minha ATI,tinha conseguido com o suse 9.3 mas depois da atualização não dava mais para instalar o drive.
Agora estou com o suse 10.0 que adquiri atarves da linux magazine não é a versão open,já fiz a instalação do kernel-source o make,gcc já estavam instalados minha placa é uma ATI 9600 chip RV350 AP,pelo que vi no site do suse é aceita pelo suse 10.0 sem problemas ,segui o procedimento de instalação tanto do suse como da ATI,com o da ATI o maximo que consigo é o icone no menu principal para abilitar uso o comando que peguei no site do Morimoto ai abilita algumas funções quando clico no icone mas o drive continua MESA.
Outro detalhe que depois não da para desinstalar vc procura e não acha o drive,como foi dito pela FEDORA.
br-linux.org/linux/node/2937
Me parece que o drive da ATI é para o Xorg 6.8 e não para 6.8.2,é isso desculpem pela carta longa ,se puderem me ajudar fico muito grato,só me falta isso .
Claudio

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #11 Online: Março 08, 2006, 12:51:51 pm »
Olá clabrazuca,

Algumas considerações:

Primeiramente vc cita no título Radeon 9250, mas no texto, cita 9600, afinal, qual sua placa? É a mesma coisa?

Vc cita que seguiu as instruções de instalação do SuSE e da ATI, devo presumir que tentou uma, depois outra? Lembrou-se de realizar a desinstalação do driver instalado entre uma e outra?

Vc verificou se, antes de instalar qualquer uma das formas, o módulo agpgart estava carregado?

Com relação ao post relativo ao Fedora, aquilo lá mais me parece um instrução geral para que os pessoal só use o driver disponibilizado por eles, afim de não gerar dúvidas nos fóruns, como aqui são geradas pela instalação manual ou através do YaST dos drivers Nvidia, do que qualquer outra coisa, é muito simples analisar qual os arquivos foram instalados e modificados e gerar um lista de remoção/alteração, não sei se devemos levar muito a sério.

A carta até não é longa, mas em:
......"com o da ATI o maximo que consigo é o icone no menu principal para abilitar uso o comando que peguei no site do Morimoto ai abilita algumas funções quando clico no icone mas o drive continua MESA."

além de não ser muito compreensiva a ideia que vc quis passar na frase, lhe questiono, além de qual o comando, se vc verificou se o mesmo se aplica ao SuSE, visto que o ilustre Morinoto trabalha com uma distribuição um pouco diversa da nossa.

Por fim, como assim "suse 10.0 que adquiri atarves da linux magazine"?

Já saiu a deste mês? Voltaram a divulgar distribuições junto da revista? (ou vc tem assinatura) pois na banca não vem mais distribuição desde a ultima edição, fev/2006.
Não seria Linux PCMaster?

Esclareça estes pontos para que possamos lhe auxiliar melhor, bem como adicione alguns parágrafos a sua redação, isso auxilia na visualização.

Por fim, uma pesquisada aqui nos fóruns, pode lhe ajudar tbém, visto que, pelo que lembro temos relatos de usuários que instalarm com sucesso.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Claudio

• Membro Jr.
  • **
« Responder #12 Online: Março 08, 2006, 04:10:58 pm »
Desculpe a desorganização Icoslau,vou tentar me explicar melhor.
1-A minha placa é uma ATI radeon 9600 ,apenas fui no embalo do assunto ser ATI.

2-Quando vou pela dica do suse não instala não altera nada ,procuro em todo lugar não existe registro da instalação.

3-Atraves da dica da ATI,instala e é criado um icone no iniciar,porem quando clico aparece uma mensagem "drive does not provide the FireGL X11 extensions!Panel Componentes will operate only partially".
Para carregar depois do boot digito um comando que o morimoto tem no site para configuração de Placa ATI o comando é o seguinte"aticonfig --initial --resolution=1024x768 -f",reinicio a maquina quando volto a clicar no icone carrega o painel da ATI de informações ,desabitar monitor,saida para tv out essas coisas porem drive é mesa e não abilita 3D.

Porque se eu instalo e sigo as dicas do aticonfig,quando reinicia o motinor fica fora de sincronismo ,meu monitor e' um sync master 753df.

4-Desculpe não fui muito claro,é que liguei lá e fiz um pedido de um suse 10.0 que eles estão vendendo agora muito bom por sinal,e eu tinha comprado anteriomente o easy linux 9.3 tambem mas agora esta encostado aqui.

Muito obrigado, novamente desculpe as falhas até +
Claudio

Claudio

• Membro Jr.
  • **
« Responder #13 Online: Março 08, 2006, 05:00:00 pm »
Icoslau,mais uma coisa esse agpgart fica aonde porque quando chamo o  sax2 e tento configurar tem um monte de itens para o drive da placa ATIque na verade especifica o chip"RV350AP"  que vem no suse porem se se escolho qualquer um deles ,quando reinicio não carrega fica pedindo login tenho que digitar o login e senha,enquanto não digito init 3 e chamo e sax2 e volto a configuração de padrão não entra a parte grafica.

O que vem é o seguinte:
DDcMode
DynamicsClocks
PanelSize
MetaModes
CRT2VRefresh
MergedDPI
NoMergedXinerama
AGPFastWrite
OverlayOnCRTC2
SWcursor
NoAccel
AGPMode
IgnoreEDIT
Dac6Bit
UseFBDev
CRT2HSync
VideoKey
RenderAccel
DisplayPriority
MergedXineramaCRT2IsScreen0
PanelOff
ForceMinDotClock
MergedFB
BusType
MonitorLayout
CRT2Position
EnablePageFlip
SubPixelOrder

Abs
Claudio

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #14 Online: Março 08, 2006, 06:46:04 pm »
Só pra saber clabrazuca,

....."Porque se eu instalo e sigo as dicas do aticonfig,quando reinicia o motinor fica fora de sincronismo ,meu monitor e' um sync master 753df."

Bem ficar fora de sincronismo pode ser algo com relação ao sax2, mas no momento, não tem porque se preocupar com isso.

Relendo melhor as instruções da ATI, ela cita que em certas distribuições que se utilizam de uma versão modificada do Xorg, versão 6.8.2 o driver 3D da ATI pode ser incompatível, mas que os engenheiros estão trabalhando nisso e disponibilizarão assim que possível, qualquer correção, como vc havia citado, mas foi complexo achar o pq disso, e quando se acha, não te leva a nada.

Opção?
Após ler isso, acho que a melhor opção para vc é ter muita fé, paciência e coragem, como também vontade.

Vc poderia tentar, e digo, tentar mesmo, baixar e instalar o Xorg 6.8.1. Para isso, verifique quais os pacotes xorg que seu versão possui através do Gerenciador de Software. Após, dirija-se a um mirror de sua preferencia e baixe, da versão 9.2 do SuSE, os mesmos pacotes, mas da versão 6.8.1 do Xorg. Crie uma pasta para armazená-las e adicione a mesma como Fonte de instalação. Em modo texto, init 3 pelo yast, desinstale os Xorgs, mas cuidado, se o YaST reclamar que outros pacotes serão tbém desisntalados, é recomendável proceder a esta desinstalação através do rpm, possivelmente com a opção --force. Após, instale o Xorg 6.8.1 e tente instalar o driver da ATI, pode ser necessário executar o sax2 para ter ambiente grafico antes disso.

É uma opção, nao sei se possível ou não, mas que pode, com muito trabalho, resolver seu problema.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison