Autor Tópico: Otimização do desempenho  (Lida 1452 vezes)

Gleidson Gonçalves

• Membro
Otimização do desempenho
« Online: Janeiro 29, 2006, 06:20:08 pm »
Amigos,

gostaria da ajuda de vocês. Tem como otimizar o desempenho do SuSE 10.0 desabilitando serviços desnecessários do sistema??? Achei o sistema em si um pouco "pesado" em relação a outras distros Linux e o Microsoft Windows. E já consegui fazer isso em outras distros mais simples, como o Debian, Knoppix, Kurumin. E acho que o SuSE, um sistema tão completo, também dê suporte a isso.  :-)

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Otimização do desempenho
« Online: Janeiro 29, 2006, 06:20:08 pm »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Otimização do desempenho
« Responder #1 Online: Janeiro 30, 2006, 09:20:31 am »
Olá gleidson,

"O sistema em si um pouco pesado", poderia alegar aqui que seus sistema é que é fraco, mas não vou entrar no mérito.

É bem verdade que em relação ao Win ele deva ser mais "pesado", mas não ha como fazer comparação.

Acho que seus conhecimentos de Linux precisam de um upgrade. "outras distros mais simples, como o Debian, Knoppix, Kurumin", ora, Kurumin é baseado em Knoppix, que por sua vez, apesar de não ser oficial, boto a mão no fogo que foi baseado no Debian, ou seja, desnecessária a citação do genérico do genérico. É bem verdade que são, para usuários iniciantes, mais fáceis, mas quem disse que facilidade é sinônimo de melhor utilização?

Após o upgrade sugerido acima, lembre-se que os serviços são ligados mais ao Linux em si do que à distro que vc usa, ou seja, em qualquer Linux do mundo (até hj) há um gerenciamento de serviços.

No nosso caso, SuSE, vc pode acessar o YaST > Sistema > Serviços de Sistema (Níveis de execução) e configure os serviços que deseja que sejam iniciados ou não durante o processo de boot do sistema, mas cuidado, alguns são essenciais.

Observação é necessária no tocante que nem todos os "problemas" que aparentam reduzir a capcidade do sistema são causados pelos serviços iniciados, isso pode ser sintoma de má configuração do sistema, particionamento, sistema de arquivos e outros mil.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Gleidson Gonçalves

• Membro
« Responder #2 Online: Janeiro 30, 2006, 04:51:02 pm »
Realmente... Não é por nada, mas minha máquina suportaria qualquer S.O., mas é que acho desnecessário alguns serviços habilitados, já que eu não os utilizo.
Eu também tenho curiosidade se existe algum desfragmentador, verificador de discos (como os do Windows), e um software de limpeza de registro (se é que existe no SuSE) para Linux.

Obrigado pela ajuda!

atf

• Membro
« Responder #3 Online: Janeiro 30, 2006, 06:05:09 pm »
Serviços em prontidão pouco interferem no desempenho pois, normalmente, estão em modo de espera.

Os sistema de arquivamento modernos dispensam o uso de desfragmentadores já que esta é uma de suas funções.

"Registro" como o do Windows ("registry") é artifício de sistemas com adaptações ou esconderijo de informações importantes de configuração que, no Linux, normalmente estão no diretório "/etc", entre outros.
atf
LinuxUser#142898

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #4 Online: Janeiro 30, 2006, 06:18:45 pm »
Serviços em prontidão ocupam memória, seja swap ou ram, se tem a vontade (512 ou mais), aumentam o desempenho, se tem pouca memória, diminuem, pois o sistema perde tempo alocando e desalocando processos para a ram.
carlos.lubas.com.br

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Janeiro 30, 2006, 07:27:44 pm »
Como adendo,

no tocante ao desfragmentador, se bem que nem isso ele é, mas traz alguns auxilios importantes, vc pode se utilizar do fsck.sistemadearquivos, como por exemplo fsck.reiserfs, mas consulte sua documentação antes de utilizar.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Gleidson Gonçalves

• Membro
« Responder #6 Online: Fevereiro 11, 2006, 01:21:02 pm »
Da última vez que desabilitei alguns serviços tive dor de cabeça... Será que alguém sabe de algum site que tenha dicas e tutoriais para guiar na desabilitação de serviços??? Gostaria que meu SuSE consumisse menos memória RAM.  :-)

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Fevereiro 11, 2006, 01:21:02 pm »

atf

• Membro
« Responder #7 Online: Fevereiro 11, 2006, 03:06:21 pm »
Reconfigure o seu "kernel" para a arquitetura de sua máquina e deixe como módulo tudo que não for essencial para o "boot" ou de uso esporádico.
Quanto aos serviços, analise cada um e, se possível, teste sua desativação.
Outro procedimento que pode melhorar o desempenho é a recompilação do KDE ou GNOME com parâmetros específicos da arquitetura de sua máquina. (isto pode ser complicado)
atf
LinuxUser#142898