Autor Tópico: Liberdade no Linux  (Lida 501 vezes)

Elizeu Silva

• Membro Jr.
  • **
Liberdade no Linux
« Online: Março 15, 2011, 07:39:48 pm »
O Linux é livre. é gratuito de uma forma geral, é aberto... é multi-opcional... então por que algumas distros impedem a livre escolha dos usuários? por que o debian ELIMINOU o firefox dos repositórios? por que na maioria das distros não se encontra mais o JDK da oracle??

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Liberdade no Linux
« Online: Março 15, 2011, 07:39:48 pm »

Holmes

• Sr. Member
  • ...um eterno aprendiz!...
    • holmeslinux
Re: Liberdade no Linux
« Responder #1 Online: Março 15, 2011, 08:00:15 pm »
oi ElizeuSantos, o Linux/GNU sempre será livre, essa é a filosofia! os administradores das distros têm todo direito de substituir/retirar qualquer aplicativo e eles (os administradores) não impedem que o usuário final instale, por exemplo, o firefox, opera, jdk etc. 

vlw fwi, Holmes :)
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
Registered Linux User # 544666.
- Meu blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #2 Online: Março 15, 2011, 08:29:43 pm »
Elizeu, existe bastante discussão sobre esse assunto nos fóruns.  A grosso modo, o Debian excluiu os softwares citados por problemas de licenças.

No caso do firefox, me parece que o logotipo firefox tem alguma restrição que não é compatível com a filosofia do Debian.  Então o Debian empacote o firefox com outro nome e logo.

Mas vc pode encontrar maiores detalhes no google.
--
Marcelo Vivan Borro

Elizeu Silva

• Membro Jr.
  • **
« Responder #3 Online: Março 16, 2011, 09:36:23 am »
ai que esta! o OpenSuse é realmente open!!! tem firefox nos repositórios (por que o debian não pode?) tem openjdk e sun jdk (por que fedora não pode?).

VIVA A LIBERDADE, VIVA AO OPENSUSE.

deusdara

• Membro Jr.
  • **
« Responder #4 Online: Março 16, 2011, 03:07:10 pm »
O Linux é livre. é gratuito de uma forma geral, é aberto... é multi-opcional... então por que algumas distros impedem a livre escolha dos usuários? por que o debian ELIMINOU o firefox dos repositórios? por que na maioria das distros não se encontra mais o JDK da oracle??

Olá

É por isso que existem uma grande quantidade de distribuições GNU/Linux para que o usuário possa escolher aquela que for mais do seu agrado.

Abraços

Deusdará
[Mobo:Intel D945GCL][CPU:Intel Core2Duo E6400@2.13 GHz][RAM:2x1 GB 533 MHz DDR2 Kingston][GPU:Intel Graphics Media Accelerator X4500 onboard][HD:Seagate 160GB SATA][Fonte:Thermaltake 430 W][openSUSE 11.4]

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Março 16, 2011, 03:18:19 pm »
Olá, como o marcelo já citou, o firefox está sim, disponível na distribuição debian, apenas, renomeado, para se enquadrar na filosofia da distribuição.

Pesquise por "iceweasel", que é justamente, uma brincadeira com o nome do firefox (raposa de fogo x doninha de gelo), mas é exatamente o mesmo aplicativo com as mesmas funcionalidades.

Isso é liberdade, se não concorda, use outra distro, ou instale o firefox, porque, de diferente mesmo, só o nome e os logotipos!

Abs!
carlos.lubas.com.br

Elizeu Silva

• Membro Jr.
  • **
« Responder #6 Online: Março 16, 2011, 07:47:31 pm »
ah mais eu achei bobeira o iceweasel... eu usei aqui. as vezes da uns probleminhas com os plugins do FF. acho que foi muito radical.

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Março 16, 2011, 07:47:31 pm »

¡ElCheVive!

• Global Moderator
  • Hero Member
  • membro openSUSE - coordenador da tradução
« Responder #7 Online: Março 16, 2011, 08:10:54 pm »
Olá,

É por causa do dr. RMS (Richard Stallman)

abraços ;)

cvalente

• Sr. Member
« Responder #8 Online: Março 16, 2011, 09:22:45 pm »
 Quer liberdade maior que a possibilidade de pegar uma distro e modificá-la , criando a sua própria distro ? Basta ver a quantidade de distros derivadas do Debian  :)

Elizeu Silva

• Membro Jr.
  • **
« Responder #9 Online: Março 17, 2011, 11:48:46 am »
Quer liberdade maior que a possibilidade de pegar uma distro e modificá-la , criando a sua própria distro ? Basta ver a quantidade de distros derivadas do Debian  :)

mano, meu intuito não foi este. eu sei que isso é liberdade. mais eu estou falando dos programas que são removidos dos repositórios por pura politicagem.

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #10 Online: Março 17, 2011, 02:07:59 pm »
Só que nesse caso, os programas foram removidos por não serem 100% livres ou por não atenderem outros requisitos. 
Da mesma maneira que eles tem liberdade de fazer isso, vc tem a liberdade de mudar de distro :-)
--
Marcelo Vivan Borro