Autor Tópico: Problema para acessar consoles  (Lida 1239 vezes)

debianx

• Newbie
  • *
Problema para acessar consoles
« Online: Fevereiro 02, 2006, 07:58:26 am »
Amigos,

Não consigo acessar os consoles do SuSE 10.0; quanto tento Crtl+Alt+F1 ... F6 não acesso os consoles, aparecem letras como que em fonte 130 (gigantescas) e distorcidas como se fosse uma tevê sem antena.

Tudo começou quanto tentei utilizar o "logon em console" quanto não se utiliza a conexão automática com uma determinada interfce gráfica (KDE por exemplo); ao tentar esse tipo de logon que funciona perfeitamente no Kalango 3.2 ocorreu o descrito acima e todos os consoles em modo texto que são acessados através da combinação de Ctrl+Alt+F1 a F6 apresentam o mesmo problema. Quando desligo o micro tamém, não consigo ler as mensagens que aparecem (desmontagem de dispositivos, etc...) até o desligamento do micro; já as mensagens do boot aparecem normalmente.

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Problema para acessar consoles
« Online: Fevereiro 02, 2006, 07:58:26 am »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Problema para acessar consoles
« Responder #1 Online: Fevereiro 02, 2006, 08:09:50 am »
Olá debianx,

Esse problema já foi amplamente discutido no fórum, leia, principalmente do post 11 ao 19 (ou todos para ter uma ideia clara do que acontece) no seguinte tópico Re: bootsplash no grub que discute esse problema relacionado à nvidia, mas leia com atenção, principalmente o post 11 e o 19 que demonstram como minimizar o problema dependendo do seu chipset.

Por ultimo, pare com essa mania de comparação de distros, aquela faz isso, aquela outra nao faz, la era assim, aqui não é, isso não leva a lugar algum.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

debianx

• Newbie
  • *
« Responder #2 Online: Fevereiro 02, 2006, 11:04:22 am »
Amigo Veterano,

Não tenho a "mania de comparação de distros", sou usuário novo no linux e achei interessante tentar mesmos comandos em distribuições diferentes. Se funciona ou não eu relato para aprender um pouco mais com quem já conhece e tem BOA VONTADE  em ajudar. Vc dizer que "isto não leva a nada", tem sentido só para vc, pra mim leva a algum lugar sim leva ao conhecimento das diferenças entre distros e o que posso ou não tentar sem perder muito tempo.

Se o que mencionei funcionou no Kalango ou não; funcionou no Suse ounão; será que é um comando diferente para se obter o mesmo resultado ou é um recurso que não está disponível tem tal distro? Só posso saber se relatar o que funcionou e como em cada distro.

Se existe alguma rixa entre usuários de diferentes distros (é o que sua resposta leva a crer) esta rixa está na sua mente e não na intenção de minha pergunta.

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Fevereiro 02, 2006, 12:15:45 pm »
Muito pelo contrário debianx,

primeiramente não atendo por Veterano!!

Em segundo, vc tem mania de comparação sim, pois no tópico Diminuir o Brilho vc faz uma, leve, mas fez, comparação entre SOs diversos, o que é muito pior que comparar distros.

Com relação à "achei interessante tentar mesmos comandos em distribuições diferentes", note que vc não executa bem um "comando", e ainda note que vc faz a comparação como que se o SuSE não tivesse a opção de acesso a terminal, o que não é o caso, pois seu problema se assemelha muito aos que ocorrem com placas nvidia da série 400/440/4000, e a instrução passada de refere ao servidor X e não à distribuição.

Creio que o seu destacado BOA VONTADE possa ser retaliado pela indicação, perto de meu nick, que vc não conseguiu localizar, onde cita "Mensagens: 661". Se isso não é boa vontade não tenho a menor ideia do venha a ser, isso sem contar nos artigos e até em modifcações de drivers que realizei, mesmo naqueles em que nem o hardware eu dispunha.

"ou é um recurso que não está disponível tem tal distro?" Ou seria falta de uma boa configuração?? A culpa sempre é do sistema né, nunca do usuário!!

Na sua colocação "ao tentar esse tipo de logon que funciona perfeitamente no Kalango 3.2" a impressão passada é de que não funciona perfeitamente no SuSE. Se sua intenção é "relatar", creio que o devido termo seja, "sendo que conseguia ter acesso através deste 'comando' no Kalango 3.2", sem falar que não há nem como comparar Kalango com SuSE, mundos bem distantes, não que Kalango não seja bom, o é e eu mesmo já o utilizei, mas ele é bom na sua área, fora disso há uma longa rodovia até o SuSE.

Rixa existe e isso é evidente, não é o meu caso, apesar de sempre fazer trocadilhos e dizer que não gosto dos nicks que fazem referencia a outras distros, longe de mim entrar nesta ceara, respeito o gosto e opinião de todos em relação às distros existentes, porém não admito comparações entre elas, pois é isso que leva as rixas propriamente ditas, como consequencia da alimentação de trolls, "a minha faz".."a minha nao faz assim".."ah então a sua é um lixo".."a minha tem, e é bem mais fácil, essa outra que é mais complicada é um lixo"....coisa que vcs usuarios mais novos do Linux estão suscetiveis a verem e serem contaminados facilmente.

Por fim, "pra mim leva a algum lugar sim leva ao conhecimento das diferenças entre distros e o que posso ou não tentar sem perder muito tempo." se essa é sua intenção mesmo, desculpa, vc ta no caminho errado. Compreender a diferença entre distros e não perder tempo (se é que há perda de tempo quando se analisa tecnicamente as diferenças entre as distribuições linux, pra mim é ganho de tempo) é impossível, vc vai gastar longas horas nisso. Alguns usuários aqui do fórum (no momento me lembro especificamente do dr4ck3r) vem estudando o SuSE a fundo e tem feito avanços consideráveis, com despendio de tempo, mas que o(s) leverá(ão) a uma compreensão maior do porque certas coisa agem de certa maneira em uma e não em outra, muito possivelmente abandonando a abordagem minimalista de "A XX 1.0 tem, a YY (Não baseada em debian) não".

Se vc muda de distribuição, ou mesmo de sistema operacional, adapte-se a este antes de sair alardeando que não funciona. Apesar do núcleo central das distros ser eminentemente equivalentes, kernel Linux e pacotes GNU, muitos recursos são unicos em cada uma, não é o seu caso a principio, mas mesmo assim a comparação não é valida, pois o Kalango utiliza a base do debian Testing, o SuSE além de não ser baseado em debian, não usa uma arvore teste, salvo se o usuario o assim configurar para os repositorios especificos.

Em suma, respeitadas as opiniões divergentes, creio que seja mais valioso, nao apenas para vc, mas para toda a comunidade, se cada macaco ficar no seu galho, não invadindo as particulariedades de cada distro, nem comparando-as, visto que na maioria das comparações um lado sai derrotado e esse não é o propósito da diversidade de distribuições, mas sim o de manter aspectos diversos em cada uma tentando ao máximo agradar gregos, troianos, norte-americanos e iraquianos.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison

debianx

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Fevereiro 02, 2006, 06:32:00 pm »
Caro colega icoslau, como isto não é um chat para ficar "batendo boca" vou ser breve. Se eu faço leves ou pessadas comparações o único a quem eu repeitaria para acatar um "Para com esta mania de ... " seria o administrador, parece que usa como nome de usuário "Carlos" portanto não é vc, ainda assim creio que ele seria mais educado explicando o porque de não fazer comparações e não querendo se impor. Creio que existam fanático em diversas áreas como futebol, religião, política, etc ... o mundo seria um lugar melhor sem os radicais.

Se vc não gosta que usuários que usam nicks com referência a outras distros e costuma fazer trocadilhos com isso ("Rixa existe e isso é evidente, não é o meu caso, apesar de sempre fazer trocadilhos e dizer que não gosto dos nicks que fazem referencia a outras distros") creio que é um problema seu e um nível de respeito que vc costuma utilizar com outros; isto não é problema meu mas mostra bem quem é vc: "te ajudo mas te humilho se assim eu quiser".

Se te desagradar alguma pergunta ou comentário que eu postar, por favor seja tolerante e se não puder ajudar não se meta no assunto; se puder ajudar agradeço mas fique só na ajuda técnica que parece ser seu forte. Sermão se da em igreja onde outros estão querendo ouvir, quem busca apenas uma ajuda não vai querer saber se certos tipos dizem que "minha distro faz isto a sua não e por isso é um lixo", parece até briga de torcedores de futebol.

Me alonguei mais do que queria, mas para finalizar vc tinha razão, não olhei o seu número de mensagens, olhei agora e vi o número 666
parabéns pelo seu número.

Obs: Dou este assunto por encerrado mas duvido que vc não vá querer fazer mais um discurso de "usuários iniciantes que falam isto ou aquilo" nesta sua fúria ideológica, mas conhecida como fanatismo, mas independente disto, não respondo mais a isso, fanáticos mordem pedras e quebram seus dentes para não admitir que a pedra é dura; nós tolerantes fazemos o que vou fazer em relação a ti: Tolerar.

Paz p/ vc !!

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Fevereiro 02, 2006, 07:41:51 pm »
Fanático pelo visto é vc, meu comentário inicial foi apenas de 3 linhas, que vc estendeu para as entranhas de seu cerebelo, entendendo ser uma má vontade de minha parte. Ve se vc se enxerga criatura, se sua preocupação fosse realmente com a propositura do tópico já teria voltado sua mediocre cabeça de vento ao assunto, mas preferiu atacar minha pessoa fazendo este papel imbecil de vítima de preconceito.

É bem verdade que o Carlos é o fiel deste berço de conhecimento, o mesmo já me recomendou diversas atitudes, bem como concordou com algumas e discordou de outras. Agora vai querer que ele tome suas dores tbém?? Desculpa ai mas se tenho temperamento dificil, vc que se adapte, eu faço por merecer todo e qualquer reconhecimento que tenho, nao preciso, como vossa senhoria, pedir colo a ninguém. Cresça cidadão, o Carlos tem pouco tempo pra ajudar no site, tem afazeres mais urgentes, qualquer outro poderia ajuda-lo, vc que levou azar e caiu na minha malha fina, alguns, podem dizer que até ficam longe quando estou por perto, outros porém, sabem que podem sempre contar com meu auxilio, e vão sim tomar na orelha se falarem ou fizerem besteira, bons exemplos são HACKING e DR4CK3R, que apanharam muito comigo, mas no final superaram minhas espectativas.

No tocante a "lhe ajudo mas lhe humilho assim que quiserr", ou algo parecido, é bem verdade, BIDU, mas só com quem merece, ja houvi coisa muito mais absurda que as suas colocações, mas deixei quieto, sabe porque? Admiro a humildade, que nao parece ser o seu caso. Nenem não sabe levar puxar de orelha, doi?, vai chamar a mamãe?

Se vc se ofende com isso, fala sério cidadão, vc deve ser uma daquelas criaturas que qualquer coisa sai gritando por ai pedindo justiça aos quatro ventos!

Outro ponto citado por vc se refere ao fato de não me meter no assunto se não for ajudar. Claro, vc só esqueceu de citar que este fórum é de livre acesso e não ganhamos um centavo pra ajudar na solução dos problemas, ou seja, acorda, se postar vai estar sujeito a ter resposta minha SIM CRIATURA. Não quer, assina o suporte da Novell (com certeza é melhor) e vc não vai ter que me aturar.

O que mais me deixa indignado são pessoas como vc, primeiro vc nem fez uma pesquisa antes de postar, tinha um topico com semelhante questão postado cerca de 1h antes de vc postar o mesmo problema! PREGUIÇA! Depois quer dar uma de esperto e humilhado! Pô, VC É CARENTE RAPAZ, procure tratamento.

A única coisa que falei (no inicio, depois são vias de fato) foi pare com essa mania de comparação de distros se vc se ofende com isso, serio procure tratamento, vc tem um disturbio emocional.

Por fim é obvio que teria de responder, assim como espero que vc faça o mesmo, sabe porque? Não tenho uma mentalidade atrasada como a sua que presume que as pessoas devam aceitar seu ultimo cometário apenas porque sua majestade deu por encerrada a discussão.

Se sou fanático, extremista, muçulmano, pelo menos sou alguma coisa, tenho uma posição, acorde, estamos no mundo real, ou vc é um ou é outro, nao existe meio termo, se sou o extremista vc é o conservador, grande coisa, estamos no extremo do mesmo modo. Ve se sai da porcaria do muro em que está e tome uma posição, eu tenho a minha.

Ademais desse papo estúpido que começou somente porque vc se sentiu afendida (ops, errei, mas minha tecla backspace nao funciona, vai assim mesmo), devo considerar que não sou de entrar em briga, mas pago uma boiada pra não sair.

Começo a entender certos comentários que são feitos a respeito de usuarios debian, mas não entro no mérito, mas vc é um exemplo classico.

Ve se sai da frauda e começa a se defender sozinho, deixando esse papo de politico das causas perdidas e dos povos oprimidos, comigo nao cola não! Toma na bucha!

Só pra fechar o raciocinio, assim como vc, sendo breve (tstststs), nossa diferença é bem simples, eu dou na orelha, mas tbém sei admitir quando estou errado, vc ao contrario, ainda nao calçou as sandálias da humildade, que tal fazer isso esse final de semana?

Por fim, paz é uma situação hipotética criada pelas suas tão citadas religiões (eu mesmo sou ateu), no máximo o que podemos ter é convivência, que é bem distante deste termo.

Abs
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1

Thomas A. Edison