Autor Tópico: como funcionar o PPPoE com rede?  (Lida 2828 vezes)

Ivan Costa Jr.

• Membro Jr.
  • **
como funcionar o PPPoE com rede?
« Online: Fevereiro 05, 2006, 05:02:00 am »
Caras, estou com um problema que não consigo resolver. Minha Internet é autenticada via PPPoE, fornecida por um servidor local (do condomínio) via rádio para um provedor (NeoLine). Para completar o quadro eu divido com um hub o acesso do condomínio para dois computadores. Um, que instalei o WindowsXP, beleza, configurei fácil e funciona bem. Mas, o outro, como o SuSE 10 não consigo.

No Windows, configurei uma conexão de rede normal com IP fíxo e DNS para o hub (e para ligar os dois computadores) e mais uma conexão de banda larga, com os dados do login junto ao provedor (Neoline) e IP e DNS automáticos.

No SuSE configurei a placa de rede com o IP fixo e Servidor de nomes (DNS) fixo também. Fui no YaST2 e configurei uma conexão DSL, com o loguin e o IP e DNS dinâmicos. Mas nada... Já tentei colocar o IP ou o DNS (ou os dois) e nada...

Alguma idéia? :-(

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

como funcionar o PPPoE com rede?
« Online: Fevereiro 05, 2006, 05:02:00 am »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: como funcionar o PPPoE com rede?
« Responder #1 Online: Fevereiro 05, 2006, 11:04:30 am »
Olá Ivancostajr,

Creio que haja algo de errado ai, se possivel especifique mais claramente sua arquitetura de rede, em que ponto está o xp (pelo que entendi é ele que compartilha a internet para os demais, se isso for o correto, por que criar uma conexão dsl no SuSE?) e onde está o SuSE e o HUB.

Veja que vc especifica no SuSE a placa de rede com IP fixo e DNS fixo e após, cria um DSL com IP e DNS dinamicos, na mesma placa??? Vc quer que ela tenha qual??? Fixo ou dinamico??? As duas (em tese) não tem como.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Ivan Costa Jr.

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Fevereiro 05, 2006, 12:27:36 pm »
Oi, Veterano,

Meu condomínio tem um servidor de internet via rádio. Cada apartamento têm um cabo de rede. Antes a conexão era por IP fixo. Fiquei com o IP de terminação xxx.xxx.xxx.x5xx, ou seja poderia usar 51, 52, 53 etc. Então, coloquei um hub ligando este terminal do condomínio há dois computadores: um PC com WindowsXP e outro iBook com MAC OS. Os dois se conectavam sem problemas. Cada qual com seus IP. Recentemente, o provedor Neoline, mudou a configuração, adotando um login PPPoE. Eu simplesmente criei um conta de Banda Larga no Windows com o IP e DNS automáticos. Assim, aparece para mim dois ícones de conexão de rede na barra de tarefas. Já no MAC criei outra "localidade" com o PPPoE, difinindo o DNS, com IP automático. Funciona, mas temos que escolher se Internet ou Intranet (não consigo od dois ao mesmo tempo).
 Consegui instalar o SuSE no iBoolk (farei um artigo detalhando os passos depois -  e minhas cagadas...). Mas não consigo fazê-lo funcionar na Internet.
 Na verdade o IP fixo serve para conectar as duas máquinas.

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Fevereiro 06, 2006, 08:28:35 am »
Olá ivancostajr,

Como vc mesmo cita, qu etem que escolher, se internet ou intranet, pode-se notar que a arquitetura de sua rede está incorreta. Na verdade, o ideal serial vc colocar a rede ligada a um dos cpus, seria melhor um usando Linux, e neste, obviamente com duas placas de rede, distribuir a internet aos demais computadores de sua residencia (se não for para sua residencia é crime) através do hub.

Assim vc distribuiria a internet de forma simples e prática.

Para entretanto deixar como está, no SuSE, vc deve configurar sua conexão dsl normalmente, apenas tenha em mente, retire qualquer modificação que tenha realizado na placa de rede (YaST > Dispostivos de Rede > Placa de rede > deletar) e após, vá até YaST > Dispositivos de rede > DSL e neste configure su conexão normalmente como nos outros SOs, indicando a placa de rede a ser usada e esta estando tbém com IP dinamico e DNS idem.

Abs

PS: Meu nome não é veterano (será que é tão dificil da galera acertar isso, fica muito escondido??)
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison