Autor Tópico: Caracteres Especiais Apache  (Lida 590 vezes)

natanael.castro

• Newbie
  • *
  • OpenSuse
Caracteres Especiais Apache
« Online: Junho 27, 2011, 02:51:28 am »
Olá pessoal,
 Essa semana resolvi mudar de distro e aprender um pouco sobre openSUSE, instalei o LAMP e funfou legal, aí peguei meus projetos que eu tinha no meu ubuntu e deu um pau em grandes proporções. Aos poucos fui configuando o php.ini e contornando os problemas, acontece que cheguei em um que não consegui.

O negócio é o seguinte, tenho um projeto que no ubuntu funcionava perfeitamente bem, mas foi só jogar no SUSE que ele deu pau nos caracteres especiais, tipo, todos os registros que venham do BD e tenham caracteres especiais ele renderiza na página cheio daqueles caracteres muito doidos. Eu até sei uma solução, + para isso vou precisar "reescrever" boa parte do código fonte, que nesse caso não acho viável.
 Gostaria de saber se existe alguma configuração no PHP ou no Apache que contorne essa situação.

Desde já, obrigado pela colaboração de todos...

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Caracteres Especiais Apache
« Online: Junho 27, 2011, 02:51:28 am »

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
    • Blogmaru - ShellScript, GNU/Linux, humor e talz...
Re:Caracteres Especiais Apache
« Responder #1 Online: Julho 01, 2011, 02:51:17 am »
Isso parece erro de codificação do Apache...

Verifique qual é o charset que está sendo utilizado no idioma de seu browser e vê se bate com a do arquivo /etc/apache2/charset.conv

Dê uma olhada também aqui se não resolver (Apache)
http://httpd.apache.org/docs/2.0/mod/core.html#adddefaultcharset

Ou aqui (PHP)
http://www.php.net/manual/pt_BR/function.utf8-encode.php

abraço

natanael.castro

• Newbie
  • *
  • OpenSuse
« Responder #2 Online: Julho 01, 2011, 10:46:16 am »
Eu já tinha tentado antes com o AddDefaultCharset, mas o que acontece é que quando seto o AddDefaultCharset os dados que vem do BD vem correto, porém os caracteres do arquivo .php (textos que foram realmente escritos) vem decodificado, pois quando desenvolvi, não usei caracteres html, usei direto os caracteres especiais, até porque como programo no eclipse, é um saco ficar fazendo os caracteres em html.

O utf8_decode e utf8_encode também resolve, só que o problema é o que eu falei no primeiro post, eu teria que reescrever boa parte do código, e quando eu uso utf8_decode ou utf8_encode, fica certo quando está no meu apanhe no openSuse mas quando coloco no apache do Ubuntu e do servidor onde vou hospedar, fica tudo bugado, da mesma forma que fica no Suse sem os utf8_* da vida.
O mesmo acontece com o AddDefaultCharset, no Suse funfa os caracteres que vem do banco e buga os caracteres do .php, e quando jogo pro ubuntu ou pro server fica bugado tanto o .php quanto o que vem do banco.

O charset.conv verifiquei também, e está certo!
pt ISO-8859-1 Portuguese
« Última modificação: Julho 01, 2011, 10:48:47 am por natanael.castro »

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
« Responder #3 Online: Julho 01, 2011, 10:49:51 am »
E quando vc muda o charset no browser do Ubuntu, funciona?

natanael.castro

• Newbie
  • *
  • OpenSuse
« Responder #4 Online: Julho 01, 2011, 11:44:38 am »
Se eu mexer no charset do navegador ou do apache no ubuntu funfa o que vem do BD e buga o que é texto de arquivo

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
« Responder #5 Online: Julho 01, 2011, 02:09:56 pm »
Então o problema não seria do navegador, que não está detectando o charset corretamente?

natanael.castro

• Newbie
  • *
  • OpenSuse
« Responder #6 Online: Julho 01, 2011, 07:43:16 pm »
Não é o navegador não, porque se eu acesso o mesmo sistema só que hospedado em outro servidor, roda normalmente...

Tenho um site hospedado em red hat e o mesmo site no meu suse, e em uma máquina com ubuntu... Se eu acessar o site hospedado, funfa normal, se eu acessar ele no ubuntu funfa normal, mas se eu acessar ele no openSuse buga os caracteres... É o mesmo código fonte, a única coisa que muda são os servidores, em todos os outros o charset é reconhecido corretamente e funfa tudo numa boa, só não no suse.

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Julho 01, 2011, 07:43:16 pm »

natanael.castro

• Newbie
  • *
  • OpenSuse
« Responder #7 Online: Julho 08, 2011, 01:23:21 am »
E aí, ninguém tm nenhuma dica que possa me ajudar a contornar o problema?

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
« Responder #8 Online: Julho 08, 2011, 06:00:43 pm »
É meu velho, recomendo então procurar ajuda no fórum mãe, o http://forums.opensuse.org/
:)