Autor Tópico: Como instalar o Thunderbird 1.5  (Lida 2130 vezes)

Dutra

• Newbie
  • *
Como instalar o Thunderbird 1.5
« Online: Fevereiro 05, 2006, 03:25:41 pm »
Sou novo no Linux, este é meu 1º contato com este SO. Instalei o SUSE 10, e está rodando uma blz, porém gostaria de instalar o thunderbird, ou outro gerenciador de e-mail melhor que o kontact.
Baixei a última versão do thunderbird no site da mozilla.
Li pela internet uma dica sobre como instalar e segui os seguintes passos:
- abri o terminal de comando como root;
- digitei o comando "tar -zxvf thunderbidr-1.5.tar.gz;
Verifiquei que os arquivos foram descompactados.

Então a dica dizia para eu digitar
./configure
make
make install

Qdo digitei o comando ./configure o console de comando me retorna a mensagem de que o arquivo ou diretório não foi encontrado.

por favor, alguém pode me dar uma ajuda, passo-a-passo de como instalar programas no Linux, ou me enviar um tutorial completo.

Abraços a todos que colaboram no crescimento da comunidade Linux.
LINUX - desenvolvimento livre para uma comunidade livre!

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Como instalar o Thunderbird 1.5
« Online: Fevereiro 05, 2006, 03:25:41 pm »

Eltern De Assis

• Membro Jr.
  • **
    • http://www.nalox.com.br
Re: Como instalar o Thunderbird 1.5
« Responder #1 Online: Fevereiro 05, 2006, 05:53:17 pm »
Olá,
seguindo uma dica do ICOSLAU aqui no forum, encontrei o seguinte link:

http://rpm.pbone.net/index.php3/stat/4/idpl/2569446/com/MozillaThunderbird-1.5-4.1.x86_64.rpm.html

Pra instalar direto:

ftp://bo.mirror.garr.it/pub/1/suse/ftp.suse.com/projects/mozilla/thunderbird/1.5/10.0-x86_64/MozillaThunderbird-1.5-4.1.x86_64.rpm

Salva isso em seu HD e depois abre o Konqueror na pasta onde salvou, clica nele e pede pra instalar com YAST (esta opção fica no topo da janela).

Se houverem erros... manifesta ai.

Obs: meu SuSE 10 instalado é de 64 Bits, se o seu for de 32 o link é o http://rpm.pbone.net/index.php3/stat/4/idpl/2569443/com/MozillaThunderbird-1.5-4.1.i586.rpm.html

Carlos Alberto Lubas

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #2 Online: Fevereiro 05, 2006, 06:45:51 pm »
Instala o thunderbird do ftp da suse, baixa o arquivo rpm e segue a dica desse tópico, ela é para o firefox, mas funciona para o thunderbird, instalei os dois aqui, o firefox e o mozzila seguindo essa dica:

http://www.susebr.org/newbb+viewtopic.topic_id+665+forum+8+post_id+3177.htm#forumpost3177

caso não abra o link dos pacotes, (o q aconteceu comigo) abra no diretório anterior

ftp://ftp.suse.com/pub/projects/mozilla/10.0/

e com um botao direito do mouse em cima do nome do pacote que deseja baixar (no caso MozillaThunderbird-1.5***) e seleciona "salvar destino como", depois sigas as dicas de instalação que vai obter sucesso, t+
carlos.lubas.com.br

cabr

• Moderator
  • Sr. Member
« Responder #3 Online: Fevereiro 05, 2006, 11:17:57 pm »
Amigão,

É sempre importante ao descompactar arquivos tar.gz ler o arquivo README ou o INSTALL. Neles você encontrará informações para instalação. No caso do Thundebird, provavelmente você já instalou e não sabe.

Basta rodar o arquivo thunderbird dentro da pasta thunderbird que você acabou de criar. Pronto só isso! Se quiser adicione um link à sua área de trabalho.

cabr
Uso Linux. Travamento já tenho nas costas!

Dutra

• Newbie
  • *
« Responder #4 Online: Fevereiro 07, 2006, 06:28:21 pm »
Obrigado, consegui instalar o ThunderBird.

Mas continuo com problemas para instalar pacotes tar.gz.
Por Ex, baixei um gerenciador de downloads (prozilla) utilizei o comando tar -zvxf nome-do-arquivo, ele descompactou blz; depois entrei no diretório criado e dei o comando .configure e tb funcionou, depois ao digitar o comando make o sistema me retorna a seguinte mensagem: "make: *** Nenhum alvo indicado e nehum arquivo make encontrado.   Pare".

O que mais devo fazer para instalar estes pacotes tar.gz, pois como os rpm ficou fácil.

Obrigado a todos.
LINUX - desenvolvimento livre para uma comunidade livre!

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #5 Online: Fevereiro 07, 2006, 06:58:56 pm »
Olá Dutra,

Primeiramente, o comando correto é ./configure, pois .configure é indicação de um arquivo oculto.

E segundo, ao que parece, se o comando ./configure foi corretamente executado, alguma mensagem deve lhe indicar o problema, mas chuto que seja a falta do pacote make, bem como os compiladores necessários para que seja feita toda a parte chata do trabalho, verifique gcc tbém.

Feito isso, os comandos devem ser executados normalmente.

Só não considero o prozilla uma evolução, há gerenciadores melhores em minha opinião, o principal deles...hehehe...wget -c

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison