Autor Tópico: Instalação e atualização do OpenSuse 11.04 KDE  (Lida 452 vezes)

Paulo Correa

• Newbie
  • *
  • Norte não é com "M".
Instalação e atualização do OpenSuse 11.04 KDE
« Online: Agosto 19, 2011, 05:33:20 pm »
Olá gente,

Agora me sinto um pouco mais a vontade para iniciar alguma coisa aqui na comunidade, como sempre a sinceridade em tudo para mim é imprescindível, preciso dizer que uso o Lucid Lynx e o Big Linux a alguns meses. Mas sempre tive vontade de conhecer e instalar o OpenSuse por causa de muitas indicações positivas que tive da distro.
E a principal e mais gritante duvida que tenho (depois de testar o Livecd KDE) é que não sei se procurei pouco ou não tem o terminal no opensuse (salvo engano pois não demorei muito testando).
O motivo dessa duvida inicial é sobre os comandos usados no OpenSuse, pois, como uma distro distinta das que eu uso e que usam pacotes .deb e os comandos são parecidos entre elas pergunto quais são as diferenças que encontrarei no Suse?

E para finalizar estou querendo rodar o Suse nesse PC:

paulo@paulo-desktop:~$ lscpu
Architecture:          i686
CPU op-mode(s):        64-bit
CPU(s):                1
Thread(s) per core:    1
Core(s) per socket:    1
CPU socket(s):         1
Vendor ID:             AuthenticAMD
CPU family:            15
Model:                 44
Stepping:              2
CPU MHz:               1599.602
L1d cache:             64K
L1i cache:             64K
L2 cache:              256K
paulo@paulo-desktop:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 760/M760 Host (rev 03)
00:01.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SG86C202
00:02.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS964 [MuTIOL Media IO] (rev 36)
00:02.5 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev 01)
00:02.7 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] AC'97 Sound Controller (rev a0)
00:03.0 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.1 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.2 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 0f)
00:03.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 2.0 Controller
00:04.0 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 91)
00:05.0 RAID bus controller: Silicon Integrated Systems [SiS] RAID bus controller 180 SATA/PATA  [SiS] (rev 01)
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] HyperTransport Technology Configuration
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] K8 [Athlon64/Opteron] Miscellaneous Control
01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 661/741/760 PCI/AGP or 662/761Gx PCIE VGA Display Adapter
paulo@paulo-desktop:~$

Muito obrigado!
Nada é tão difícil que, à força de tentativas, não tenha resolução. (Terêncio)

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Instalação e atualização do OpenSuse 11.04 KDE
« Online: Agosto 19, 2011, 05:33:20 pm »

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
    • Blogmaru - ShellScript, GNU/Linux, humor e talz...
Re:Instalação e atualização do OpenSuse 11.04 KDE
« Responder #1 Online: Agosto 20, 2011, 10:10:10 am »
Paulo, se você instalou o KDE, seu terminal é o konsole.
E sobre atualizações, procure pelo Yast. Lá você vai encontrar um conjunto de ferramentas que irá auxiliar-lo a administrar seu sistema, inclusive o gerenciador de pacotes.
Não se preocupe com o uso de .rpm ao invés de .deb, as diferenças são irrelevantes.
Aqui, ao invés de usar aptitude/apt, aprenda a usar o zypper, que é tão bom quanto o apt. Eu cheguei a fazer um manual (zypper cheat sheet) de uso rápido do zypper. Vale a pena a leitura.
http://rauhmaru.blogspot.com/2011/01/zypper-cheat-sheet.html

Abraços.

Paulo Correa

• Newbie
  • *
  • Norte não é com "M".
« Responder #2 Online: Agosto 23, 2011, 04:59:05 pm »
Olá Rauhmaru primeiro desculpe a demora e muito obrigado.

Quanto aos pacotes .rpm já usei o fedora e acho que não vou me atrapalhar nesse sentido, mas por estar muito acostumado ao uso do terminal e preferir ele para instalar/desinstalar gostaria de saber os comandos da distro como você disse vou ler o manual é que tem coisas que a gente tem que saber na unha mesmo e o terminal é um bom professor para isso.

Novamente muito obrigado e gostei muito do fórum.
Nada é tão difícil que, à força de tentativas, não tenha resolução. (Terêncio)

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
    • Blogmaru - ShellScript, GNU/Linux, humor e talz...
« Responder #3 Online: Agosto 29, 2011, 02:23:36 am »
Então esse manual é exatamente do que precisa :)