Autor Tópico: Customizar um distro suse  (Lida 903 vezes)

djtrach

• Newbie
  • *
Customizar um distro suse
« Online: Fevereiro 07, 2006, 11:08:07 am »
Bom dia a todos , eu tenho um server x e quero usa-lo como modelo para outras instalações identicas em outros servrs iguais em hardware e software ... quero criar como se fosse um cd de instalação contendo somente os pacotes que existem nesse server x modelo...
como eu poderia fazer isso??
se eu usar o dd if=/origem of=/destino.iso
como eu poderia usa-lo para instalar ... alguem tem mais dicas??
obrigado no aguardo.
Dj Trach

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Customizar um distro suse
« Online: Fevereiro 07, 2006, 11:08:07 am »

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
Re: Customizar um distro suse
« Responder #1 Online: Fevereiro 07, 2006, 11:47:05 am »
Olá djtrach,

Sua questão tem inúmeras respostas, assim como todas as perguntas do fórum.

Veja que o procedimento dd poderia ser usado, mas considere que as maquinas clones teriam de ter um sistema operacional rodando para receberem a imagem, ou ainda, terem leitor de cd para executarem a imagem iso, considereando ainda a posibilidade de vc lançar a imagem em cada hd de cada clone para depois executa-la como loop (o que ia ficar muito sinistro). Creio nao ser o caso.

Uma possibilidade, seria vc utilizar-se de boot via rede, mas ai precisaria configurar o servidor mestre para aceitar este tipo de requisição, mais trabalhoso, mas se todos os clones são de mesma arquitetura, um disquete (em algumas situações) para todos bootarem via rede ou mesmo parametros na bios podem fazer esta opção ser possível.

Outra seria vc utilizar um cd Internet Install, no qual rodaria uma imagem mínima do SuSE nos clones, direcionando a instalação a uma pasta de rede previamente configurada como espelho da lista de pacotes instalados no servidor principal, alternativa não muito ortodoxa, mas que leva a ótimos resultados. Confira mais sobre esta opção em OpenSuSE Internet Install

A melhor, em uma prévia análise, seria utilizar-se do recurso Instalação no diretório, constante da guia Software do YaST, no qual vc pode criar uma imagem compactada em tar (depois obviamente deveria achar uma maneira de repassa-las descompactadas aos clones) com a seleção de pacotes do sistema hospedeiro e suas configurações, bem como opções das mais variadas, podendo assim automatizar difersas etapas desse processo.

Espero que algum deste venha a lhe ser útil, além de existirem outros disponíveis, e que os membros podem citar para auxilia-lo.

Abs
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison