Autor Tópico: Problema de aquecimento ao instalar opensuse em notebook  (Lida 604 vezes)

Leichsenring

• Membro Jr.
  • **
Problema de aquecimento ao instalar opensuse em notebook
« Online: Novembro 20, 2011, 10:52:56 am »
Bom dia mais uma vez.

Já devo ter postado isso por aqui, mas vamos lá. Novamente estou desistindo do opensuse, pois ao instalar ele no meu notebook, logo em seguida liga a ventoinha do cooler do processador e cada vez mais forte, chegando a dar a impressão que queima a pele se colocar a mão ao lado onde dissipa o calor. Estava usando a interface KDE. Agora instalei o Debian Squeeze nele, também usando o KDE e quase não liga o cooler. Aguardo alguma solução dos colegas.

ATT.,

Marcelo Leichsenring

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Problema de aquecimento ao instalar opensuse em notebook
« Online: Novembro 20, 2011, 10:52:56 am »

:: WR2 ::

• Membro
  • wr2net
Re:Problema de aquecimento ao instalar opensuse em notebook
« Responder #1 Online: Novembro 21, 2011, 02:11:19 am »
Dale galera!

Também estou com este problema, desde que voltei pro openSUSE, o cooler não para de funcionar 1min se quer e a temperatura fica altíssima.

Achei que fosse alguma coisa com meu notebook então, como meu irmão resolveu trocar o Win pelo linux, colocamos no notebook dele também e também está superaquecendo a máquina.

Um detalhe, não sei se é o mesmo caso mas, tanto minha máquina quando a do meu irmão, tem duas placas de video, uma onboard que deveria funcionar quando não ligado a fonte de alimentação e outra offboard, que seria para um melhor desempenho com a máquina ligada na fonte de alimentação mas, só está aparecendo uma das placas no sistema, que é a onboard.

Os demais itens não vou citar agora pois não terminei as configurações então, não posso considerar que sejam problemas ainda.

Abraço a todos!

openSUSE 12.1 x86_64
Gnome 3.2
HP Pavilion DV6 3090br

astdarkness

• Membro Jr.
  • **
« Responder #2 Online: Novembro 21, 2011, 03:08:14 am »
Vocês tentaram medir a temperatura do processador/placa de vídeo antes e pós instalação??  Seria interessante analisar esses dados.
Quanto ao aquecimento da placa de vídeo(Nvidia), eu li em um fórum que o driver Nouveau causa um sobreaquecimento. Meu notebook tem uma placa nvidia e até agora não notei problemas de temperatura.

• Membro
  • wr2net
« Responder #3 Online: Novembro 21, 2011, 03:14:56 am »
Não sei dizer as temperaturas de pré e pós instalação pois não fiz medição nem monitorei antes enquanto estava com o Win7 (SO que venho com a máquina) mas, é claramente perceptível que houve um aumento de temperatura, principalmente que o cooler fica o tempo todo ligado.

Mesmo com a base de alumínio que tem cooler justamente para ajudar no resfriamento da máquina, o aquecimento é perceptível.

Minhas placas de video são ATI.

Abs!

openSUSE 12.1 x86_64
Gnome 3.2
HP Pavilion DV6 3090br

Rauhmaru

• Hero Member
  • O'RLY?
    • Blogmaru - ShellScript, GNU/Linux, humor e talz...
« Responder #4 Online: Novembro 21, 2011, 03:17:30 am »
Utilizem os pacotes sensord e libsensors. Com eles é possível monitorar a temperatura do processador e outros. A manpage do sensord tem várias informações úteis.

• Membro
  • wr2net
« Responder #5 Online: Novembro 21, 2011, 05:06:38 am »
A temperatura está variando entre 68 e 70 graus C.

openSUSE 12.1 x86_64
Gnome 3.2
HP Pavilion DV6 3090br

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #6 Online: Novembro 21, 2011, 11:40:57 am »
Utilizem os pacotes sensord e libsensors. Com eles é possível monitorar a temperatura do processador e outros. A manpage do sensord tem várias informações úteis.

No 11.4 eu conseguia isso sem problema. No 12.1 só estou conseguindo ver a temperatura da placa de vídeo usando o driver noveau. Se uso o da nvidia nem isso consigo.

Procedimento realizado (que no 11.4 funcionava)

instalo o pacote sensors e o libsensors
executo sensors-detect respondo tudo yes
e  resultado é o acima descrito.

Sem contar que o pacote hddtemp ainda não está disponível.

Alguma idéia?

Desde já agradeço a atenção!

Abraços! ;)

usuário openSUSE

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #6 Online: Novembro 21, 2011, 11:40:57 am »

cvalente

• Sr. Member
« Responder #7 Online: Novembro 21, 2011, 04:53:18 pm »

No 11.4 eu conseguia isso sem problema. No 12.1 só estou conseguindo ver a temperatura da placa de vídeo usando o driver noveau. Se uso o da nvidia nem isso consigo.

Não aparece a temperatura no configurador da Nvidia (NVIDIA X Server Settings) ?

• Membro
  • wr2net
« Responder #8 Online: Novembro 21, 2011, 04:59:14 pm »
Olha só, no meu não disse a temperatura, acho que não chegou onde ele daria a temperatura, listou um monte de informação mas, chegou num ponto que desligou a tela e não ligou mais, tive que reiniciar no dedo pra voltar.

Outro detalhe: hoje pela manhã, utilizando apenas o Netbeans, a temperatura chegou a 76 graus C.

openSUSE 12.1 x86_64
Gnome 3.2
HP Pavilion DV6 3090br

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #9 Online: Novembro 21, 2011, 08:35:52 pm »
Não aparece a temperatura no configurador da Nvidia (NVIDIA X Server Settings) ?

Não. Nem da placa de vídeo, nem do processador, nem do chipset da placa-mãe. Só aparece a temperatura da placa de vídeo com o driver nouveau. Sei lá o que tá acontecendo :(

usuário openSUSE

cvalente

• Sr. Member
« Responder #10 Online: Novembro 22, 2011, 03:48:40 pm »

...Outro detalhe: hoje pela manhã, utilizando apenas o Netbeans, a temperatura chegou a 76 graus C.

Essa é a temperatura do processador ? Utilize o comando top ou o gerenciador de tarefas para verificar qual processo está fazendo o processador trabalhar tanto . Leia os logs do sistema para verificar possíveis erros .

Iniciando apenas a linha de comando ( sem interface gráfica , init3 ) o computador também esquenta tanto ?
« Última modificação: Novembro 22, 2011, 03:56:37 pm por cvalente »

cvalente

• Sr. Member
« Responder #11 Online: Novembro 22, 2011, 03:53:41 pm »

Não. Nem da placa de vídeo, nem do processador, nem do chipset da placa-mãe. Só aparece a temperatura da placa de vídeo com o driver nouveau. Sei lá o que tá acontecendo :(

Desculpe , não expliquei direito . Quando você instala o driver proprietário da Nvidia , também é instalado um aplicativo gráfico de configuração , onde há uma sessão ( Thermal Settings ) que informa a temperatura da placa de video . Não sei se esse recurso está disponível em todos os modelos .

Rodrigo Gabriel

• Membro
« Responder #12 Online: Novembro 22, 2011, 09:10:49 pm »
Isso está errado, muito errado! A temperatura está muito alta para o processador, deve haver algum parâmetro no kernel incorreto ou até mesmo um kernel incorreto instalado, verifica como está a configuração dos núcleos na BIOS e aproveita verifica a temperatura.

FábioFarias

• Hero Member
  • "Sempre Aprendiz...!"
« Responder #13 Online: Novembro 22, 2011, 09:25:01 pm »

Desculpe , não expliquei direito . Quando você instala o driver proprietário da Nvidia , também é instalado um aplicativo gráfico de configuração , onde há uma sessão ( Thermal Settings ) que informa a temperatura da placa de video . Não sei se esse recurso está disponível em todos os modelos .

Amigo, essa nem é a maior das minhas preocupações uma vez que o driver noveau me atende satisfatoriamente. E com ele a temperatura aparece. O problema é que não consigo obter as outras temperaturas: processador e chipset.

Abraços! ;)

usuário openSUSE

• Membro
  • wr2net
« Responder #14 Online: Novembro 22, 2011, 10:42:45 pm »
Dale Rodrigo Gabriel,

Como posso saber se tem algum kernel errado ou o que tem de errado com o kernel?

Valeu!

openSUSE 12.1 x86_64
Gnome 3.2
HP Pavilion DV6 3090br