Autor Tópico: Configuração do Apache (acesso a outros do users do mesmo grupo)  (Lida 4088 vezes)

black_angell

• Sr. Member
Configuração do Apache (acesso a outros do users do mesmo grupo)
« Online: Setembro 22, 2005, 12:15:46 pm »
Bom, instalei o apache, php e mysql só que toda vez que inicar o kde tem que digitar como root /etc/init.d/apache2 start.

Eu gostaria de saber se tem como não fazer isso mais , ou seja, inicar juntamente como o sistema e tb dar controle ao outro usuário da máquina a fazer isso tb iniciar parar etc. eu já coloquei o meu user no mesmo grupo do root no qual ele dono do arquivo mas não dá certo.
fiz chmod 754 no arquivo assim eu posso tb executar já que sou do mesmo grupo, mas so pega quando eu coloco chmod 777. eu queria que as outras pessoas que não fosse do grupo não rodasse o programa.
E tb como que eu tiro esse erro quando digita http://localhost no browser:
Acesso Proibido!

Você não tem permissão para acessar o diretório requisitado. Pode não existir o arquivo de índice ou o diretório pode estar protegido contra leitura.

Se você acredita ter encontrado um problema no servidor, por favor entre em contato com o webmaster.
Error 403

Não teria que aparecer a página do servidor apache. localhost puxa uma pagina de algum diretorio (que não sei qual), será que é /srv/www/htdocs onde fica os projetos de sites. Só que não vi nenhuma, e ainda digitando localhost mesmo como root da o mesmo erro.
Eu gostaria que aparecesse os diretórios onde poderia navegar entre eles tipo em ftp. Tipo se localhost puxa uma index (deve ser em /srv/www/htdocs) só que não, no caso de não tiver mostrar os diretórios como  como em ftp.

Bom eu já coloquei a pasta htdoc chmod 754 tb mas continua do mesmo jeito aparecendo o erro acima.

Bom, eu acho q to sendo abuzado demais perguntando demais mas agradeço já quem pode me ajudar :)
black_angell_BA
Clécio Oliveira
Suse 10.0 - (e XGL a todo vapor) Seja Livre
A favor de uma Sociedade Livre e Aberta.
Socialmente Justa. --> Suse Linux
Economicamente Viável. --> Suse Linux
Tecnologicamente sustentável. --> Suse Linux

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Configuração do Apache (acesso a outros do users do mesmo grupo)
« Online: Setembro 22, 2005, 12:15:46 pm »

atmozphera

• Global Moderator
  • Hero Member
    • http://www.atmozphera.com.br
Re: Configuração do Apache (acesso a outros do users do mesmo grupo)
« Responder #1 Online: Outubro 06, 2005, 01:50:34 pm »
Clécio,

Primeiramente, volte as permissões que você deu ao seu usuário, pois além de ser desnecessário é inseguro. ou seja:

- retire o seu usuário do grupo root
 - com o "chmod" sete a permissão original do sua pasta "htdocs" em /srv/www/ (chmod 755)
 - volte a permissão do script init em /etc/init.d/apache2 para o default.

Agora, as questões:

para o gerenciamento de serviços a subir no BOOT do SuSE use o "chkconfig":

# chkconfig
(lista os servicos ativos no boot)

# chkconfig -a apache2  
(inclui o apache no boot)

# chkconfig -d apache2
(tira o apache do boot)

e você pode fazer para todos os serviços que estão no /etc/init.d/

sobre o fato de você não acessar a raiz do seu webserver como um FTP:

o Apache2, por default, deixa desabilitado essa opção no httpd.conf, que exige que você coloque arquivos terminados em .htm ou .html (isso é default) e logicamente pode ser mudado, habilitando assim muitas extensões.
"o silêncio preenche nossa insegurança"

black_angell

• Sr. Member
Re: Configuração do Apache (acesso a outros do users do mesmo grupo)
« Responder #2 Online: Outubro 19, 2005, 09:46:57 pm »
Bom atmozphera

Vlws mesmo pelo toque de segurança fiz isso logo em seguida, mas o que eu quero fazer realmente não e tirar o apache de inicializar no boot ... é fazer com que o usuário normal do sistema possa inicializar e parar o apache e o mysql na hora que ele quiser, que somente o root pode fazer.

E quanto acessar as pastas raiz do meu webserver é o seguinte, to querendo fazer assim quando eu acessa minha pasta pelo browser se não tiver algum arquivos index.htm ou index.html ou index.php ele abre a pasta entende com os arquivos que tiverem se tiver, no caso pode ter até arquivos .php,.htm e .html mas não ira abrir somente mostrar pq não será index, tipo como ftp que agente navega sabe abrindo as pastas e vendo o seu conteudo, e não da aquela mensagem forbiden (acho que  é isso) que eu não tenho permissão. Entende?

Mas brigadão mesmo ai pela ajuda, e desculpe a demora :)
Abraços
black_angell_BA
Clécio Oliveira
Suse 10.0 - (e XGL a todo vapor) Seja Livre
A favor de uma Sociedade Livre e Aberta.
Socialmente Justa. --> Suse Linux
Economicamente Viável. --> Suse Linux
Tecnologicamente sustentável. --> Suse Linux