Autor Tópico: Pequenas travadas nos vídeos do Youtube  (Lida 4157 vezes)

cvalente

• Hero Member
Re:Pequenas travadas nos vídeos do Youtube
« Responder #30 Online: Junho 01, 2012, 07:39:38 pm »
 A causa do problema não é a cpu e sim o flash . Todos conhecem a fama de glutão de recursos do flash .

Como dito anteriormente pelo Carlos Henrique o carregador tem que estar plugado para que o processador trabalhe na frequência máxima .

Ainda assim , mesmo na frequência máxima , não espere grande melhora . De acordo com o site da Intel seu processador possui apenas um núcleo de 1,66 GHz ( e duas threads , mas não dois núcleos ) , portanto você terá que assistir aos videos do Youtube  em tela pequena mesmo . Esqueça o fullscreen . Talvez no formato expandido .

Instale uma extensão bloqueadora de flash no navegador (NoScript do Firefox por exemplo ) para barrar as propagandas em flash e economizar cpu ; feche as abas desnecessárias ; feche os outros programas . Como último recurso abra a url diretamente no seu player ( smplayer por exemplo ) .

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #30 Online: Junho 01, 2012, 07:39:38 pm »

cabelo2004

• Sr. Member
  • OpenSuse
« Responder #31 Online: Junho 02, 2012, 02:12:57 pm »
Eu não entendo porque minha CPU não atinge a frequencia de 1,66 GHz, mesmo com o carregador ligado, ela fica só em 1,33 GHz. Pensei que se eu conseguisse força-la para atingir os 1,66 GHz talvez diminuisse os lags do flash, por isso achei que o problema estava relacionado a CPU. O que não entendo é porque o flash funcionava tão bem no Windows e no Linux dá tanto problema, qual a origem da incompatibilidade entre Linux e Flash? Mesmo os softwares livres alternativos também apresentam problema, quando supostamente deveriam funcionar melhor no Linux. Qual a causa desses erros? Meu computador não é limitado em termos de hardware, para estar apresentando esse tipo de erro. Esses problemas com flash limitam um pouco as potencialidades do linux. Espero que nossa comunidade possa contribuir para avançarmos na solução desse tipo de erro que atormenta usuários Linux.
Valeu!
« Última modificação: Junho 02, 2012, 02:41:23 pm por cabelo2004 »

Carlos Henrique

• Administrator
  • Sr. Member
    • openSUSE Brasil
« Responder #32 Online: Junho 02, 2012, 04:57:33 pm »
Acho que um problema é que talvez a Adobe não tenha caprichado tanto no flash para linux como fez na versão windows. Talve$ por vários motivos de tempo, desenvolvedores ou sei-la.

Quando a ver videos em HD ou tela cheia do youtube....não da em netbook, as travadas irão aparecer. com o LXDE devo dizer que são bem menores em tela cheia mas não cheguei testar em videos HD mas acho que não vai. Pelo menos nos netbooks qeu testei com processador N450, provavelmente nos mais modernos o desempenho seja melhor.

Quanto a CPU de olhada na BIOS se o Autosteep esta habilitado ou algo assim.

cabelo2004

• Sr. Member
  • OpenSuse
« Responder #33 Online: Junho 02, 2012, 09:09:08 pm »
Mas as travadas acontecem mesmo com o vídeo em resolução baixa e em tela normal...
Na minha BIOS tem poucas opções de configuração, e essa que você mencionou não tem.
Seria possível configurar isso pelo menu.lst?
Valeu!

Carlos Henrique

• Administrator
  • Sr. Member
    • openSUSE Brasil
« Responder #34 Online: Junho 03, 2012, 12:10:10 pm »
Não me recordo exatamente mas acho que pode ser ajustada a freq min e maxima da CPU para cada perfil usando o
https://wiki.archlinux.org/index.php/Cpufrequtils editando o /etc/conf.d/cpufreq

Vi tambem na net algo sobre o http://www.jupiterapplet.org/ inicialmente usado para ajudar na duração da bateria mas tambem não o testei, esta na minha lista de "dar uma olhada"

cabelo2004

• Sr. Member
  • OpenSuse
« Responder #35 Online: Junho 03, 2012, 08:27:51 pm »
lucas@linux-c6eg:~> cpufreq-info
cpufrequtils 008: cpufreq-info (C) Dominik Brodowski 2004-2009
Reporte erros e bugs para http://bugs.opensuse.org, por favor.
analisando o CPU 0:
  driver: acpi-cpufreq
  CPUs que rodam na mesma frequência de hardware: 0 1
  CPUs que precisam ter suas frequências coordenadas por software: 0
  maior latência de transição: 10.0 us.
  limites do hardware: 800 MHz - 1.33 GHz
  níveis de frequência disponíveis: 1.33 GHz, 1.07 GHz, 800 MHz
  reguladores do cpufreq disponíveis: conservative, userspace, powersave, ondemand, performance
  política de frequência atual deve estar entre 800 MHz e 1.33 GHz.
                  O regulador "ondemand" deve decidir qual velocidade usar
                  dentro desse limite.
  frequência atual do CPU é 800 MHz.
analisando o CPU 1:
  driver: acpi-cpufreq
  CPUs que rodam na mesma frequência de hardware: 0 1
  CPUs que precisam ter suas frequências coordenadas por software: 1
  maior latência de transição: 10.0 us.
  níveis de frequência disponíveis: 1.33 GHz, 1.07 GHz, 800 MHz
  reguladores do cpufreq disponíveis: conservative, userspace, powersave, ondemand, performance
  política de frequência atual deve estar entre 800 MHz e 1.33 GHz.
                  O regulador "ondemand" deve decidir qual velocidade usar
                  dentro desse limite.
  frequência atual do CPU é 1.33 GHz.

Aí está o resultado do comando que você sugeriu Carlos Henrique. E agora pessoal, o que fazer? Como fazer meu computador alcançar a frequencia de 1.66 GHz? Acho que isso melhoraria muita coisa no computador de um modo geral....
Valeu pela ajuda de todos!

Carlos Henrique

• Administrator
  • Sr. Member
    • openSUSE Brasil
« Responder #36 Online: Junho 04, 2012, 11:55:19 am »
no resultado que vc postou tem:

ou seja o processador não vai passar de 1.33MHZ...mas o processador e de 1.66MHZ  fui dar busca na net e vc vai ver varios casos semelhantes com este processador N280....ao que parece é algo na BIOS do netbook que informa errado a velocidade ao kernel do linux...na net tem casos semelhantes com lenovo, ASUS e outras marcas de notebook com este mesmo processador...

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/cpufreqd/+bug/422858
a coisa fica interessante da resposta 34 em diante quando o fabricante assume erro da BIOS e manda BIOS experimental ao usuario

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1209082
« Última modificação: Junho 04, 2012, 11:58:15 am por Carlos Henrique »

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

« Responder #36 Online: Junho 04, 2012, 11:55:19 am »

cabelo2004

• Sr. Member
  • OpenSuse
« Responder #37 Online: Junho 04, 2012, 03:52:31 pm »
Carlos Henrique, eu realmente agradeço muitíssimo sua colaboração,mas gostaria de abusar da sua boa vontade. Eu não entendo muito dos procedimentos citados nos links que você mencionou e eles ainda estão em inglês, o que dificulta mais ainda. O link do lauchpad o google não traduz, então eu gostaria que você ou outras pessoas da comunidade pudessem me auxiliar nesses procedimentos, para tentar corrigir esse bug em minha BIOS. Será necessário atualizar a BIOS? Mas me parece que esse é um procedimento de alto risco e não recomendável para usuários intermediários como eu. Conto com a comunidade. Acho que muita coisa melhoraria no meu computador se esse bug fosse corrigido.
Valeu!

cvalente

• Hero Member
« Responder #38 Online: Junho 06, 2012, 11:34:27 am »
 Basicamente chegaram à conclusão de que é um bug na ACPI que deve ser corrigido com um update no BIOS . Verifique no site do fabricante do seu netbook se há uma atualização de BIOS que resolva esse problema ou entre em contato com eles .

http://ubuntuforums.org/showpost.php?s=729d49e756610ae2cd8c2d795268b236&p=7910689&postcount=8

...If you disable Intel Speedstep in BIOS cat /proc/cpuinfo will report 1667mhz...
BIOS > desabilitar Speedstep ( se houver essa opção )

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/cpufreqd/+bug/422858/comments/14

I can confirm that the kernel is getting the wrong CPU speed from the
BIOS ACPI tables. Booting with acpi=off gives me 1.66 MHz (full speed)
but no frequency scaling (off course, since acpi is disabled).
No caso dele inserindo acpi=off no boot fez a cpu trabalhar à 1,66 GHz sem outras opções de frequência mais baixas .

http://ubuntuforums.org/showpost.php?s=729d49e756610ae2cd8c2d795268b236&p=10523449&postcount=26

...I just looked into this again just now and found that acpi_no_auto_ssdt as a boot option gives me the full range from 208MHz to 1.67GHz...
acpi_no_auto_ssdt no boot .

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #39 Online: Junho 06, 2012, 02:55:33 pm »
já tentou  a solução definitiva para vídeos em flash no youtube?   Adicione &html5=true na url do vídeo.
--
Marcelo Vivan Borro

cabelo2004

• Sr. Member
  • OpenSuse
« Responder #40 Online: Junho 06, 2012, 05:34:51 pm »
Já tentei o &html5=true mas não funciona. Usei o acpi_no_auto_ssdt no boot e a freqüencia do PC subiu para 1.66GHz, mas o problema no youtube continuou. Pelo visto esse problema vai entrar para a lista dos problemas sem solução...
Valeu galera!

ps: marcelovb dá uma olhada nos posts anteriores, eu fiz uma lista de todas as soluções que já testei.

XicoJorge

• Membro
« Responder #41 Online: Junho 11, 2012, 08:23:08 pm »
Parece que a última atualização do Flash resolveu. Detalhe, estou usando o tumbleweed.