Autor Tópico: Placa de Video dedicada e HDMI  (Lida 552 vezes)

:: WR2 ::

• Membro
  • wr2net
Placa de Video dedicada e HDMI
« Online: Maio 28, 2012, 01:36:44 pm »
Olá Pesoal!

Procurei no fórum mas não encontrei, talvez esteja procurando da forma errada mas segue o relato:

Meu notebook tem duas placas de video, uma onboard  (ATI Mobility Radeon HD 4250) e uma ofboard (ATI Mobility Radeon HD 5650), mas só estou conseguindo utilizar a onboard, e está comendo 2gb dos 6gb da máquina e como o HDMI é ligado a 5650 apenas, não estou conseguindo utilizar, e as duas estão instaladas.

Como ele veio com o Rwindows 7, ele funcionada da seguinte forma: Ao ligar a alimentação ele usava a 5650, ao desconectar da alimentação, ficando apenas na bateria, ele utilizava a 4250.

Segue as questões:

Como faço para alternar entre as placas de video?
Alternando para a 5650, a utilização do HDMI será como a VGA para reprodução espelhada, extendida ou somente projeção?
Há como programar para funcionar da mesma forma como era no Rwindows (tomada com a off, bateria com a on) automaticamente?

openSUSE 12.3 x86_64
Gnome 3.8.1
HP Pavilion DV5 2115br

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Placa de Video dedicada e HDMI
« Online: Maio 28, 2012, 01:36:44 pm »

marcelovb

• Global Moderator
  • Hero Member
Re:Placa de Video dedicada e HDMI
« Responder #1 Online: Maio 28, 2012, 03:27:52 pm »
Procure em fóruns em inglês sobre o modelo exato de seu laptop usando alguma distribuição Linux.
Provavelmente vai achar alguma coisa e vai poder aplicar no OpenSuse.
--
Marcelo Vivan Borro

:: WR2 ::

• Membro
  • wr2net
Re:Placa de Video dedicada e HDMI
« Responder #2 Online: Junho 03, 2012, 02:54:42 pm »
Dale marcelovb!!

Procurei, inclusive nos fóruns e manuais da novell e opensuse mas a unica informação que consegui de fato é que o kernel tem um bug para os dirvers da ATI e ele vem desabilitado.

Outro ponto que encontrei foi para coloca-lo na inicialização mas, diz respeito apenas ao audio.

Meu irmão tem um DV5-2115br, e como eu não estava usando 2gb de ram justamente em função do uso da VGA onboard e não a offboard, e ele estava tendo problemas com a placa wireless no windows, então propus uma troca com ele e nessa máquina está 100% a utilização da HDMI, nem precisei configurar nada, ela funcionou de prima.

Ainda é uma coisa muito estranha essa história de trocar as placas de video.

Valeu!!

Abs!
openSUSE 12.3 x86_64
Gnome 3.8.1
HP Pavilion DV5 2115br