Autor Tópico: Ponto de montagem apaga windows?  (Lida 2487 vezes)

julioclc

• Membro
Ponto de montagem apaga windows?
« Online: Setembro 29, 2005, 10:51:48 pm »
Olá a todos da comunidade!

O CENÁRIO:

A minha máquina hoje tem duas partições NTFS (C: com a instalacao do windows e E: com area de backup). O total do HD é 80 GB SATA. Meu computador é AMD 3200 64bits (a instalação ERA pra ser 64 mas baixei do site e veio a 32, não entendi, porque baixei de um espelho que indicava a pasta "x86_64"... de qualquer forma instalarei essa versão pra testar)

A DÚVIDA:

Durante a instalação do suSE 9.3 pelo yast, tem uma tela que faz um resumo geral de como será a instalação mostrando as tabelas de partição, tipo de mouse, sistema de boot, etc...

De qualquer forma, rodei a instalação e nessa parte onde mostra a partição, eu fiz de um jeito que aparece assim:

PARTICIONAMENTO:
- criar root partição 8.9GB (dev/sda5 com XFS)
- criar SWAP partição 1.1 GB em /dev/sda6
- configure ponto de montagem de /dev/sda1 para windows/C
- configure ponto de montagem de /dev/sda2 para windows/d

A dúvida é se essas duas partições que eu tenho NTFS (C: e E:) serão apagadas?? inclusive porque ali ele especifica como C e D e não C e E.... Não assimilei direito o que é esse ponto de montagem, entendi que ele aloca os arquivos na arvore do sistema e tudo mais, mas não sei se isso vai deletar minhas partições com meus backups! alguém sabe dizer?

Obrigado!

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Ponto de montagem apaga windows?
« Online: Setembro 29, 2005, 10:51:48 pm »

Spsilva

• Newbie
  • *
Re: Ponto de montagem apaga windows?
« Responder #1 Online: Setembro 29, 2005, 11:37:29 pm »
Olá Júlio,

Eu instalei o SUSE 9.3 em uma situação parecida: tinha um HD com 3 partições: uma C, NTFS, uma D, fat32 e outra E, fat32 também. A instalação criou os pontos de montagem automaticamente e não apagou nada, pois montar um dispositivo realmente, como você disse, integra o sistema de arquivos existente no dispositivo na árvore de pastas do seu linux, a partir da pasta / (raiz) permitindo que você os utilize normalmente. No caso, os arquivos da unidade C estarão em /windows/c.

Mas se você não se sentir seguro quanto a isso, creio que possa alterar esta configuração na instalação e não criar estes pontos de montagem durante a mesma. Depois da instalação, você ainda poderá fazer a montagem destas unidades windows no ponto que desejar na arvore de diretorios (eu prefiro em pastas dentro de /mnt ...) usando o comando mount  e, para automatizar/facilitar a montagem, inserir a configuração adequada no arquivo /etc/fstab.

Quanto à troca das letras das unidades, depois da instalação você pode até criar um novo diretório "e" dentro do /windows e alterar o /etc/fstab para montar nesta pasta os arquivos da unidade "e" do windows. Mas creio que a mudança dos nomes ocorre porque o Linux não "lê" realmente a letra atribuida à 2a. partição no windows (que talvez tenha sido alterada manualmente ou existe algum outro dispositivo de armazenamento que assumiu a letra d no windows?) e sim atribui "c" à primeira partição windows, "d" à segunda, etc. ( Acho que é isso, por favor, alguém me corrija se estiver errado! :-D  ) De toda forma, esta situação - disco "e" no windows e pasta "/windows/d" no Linux não acarreta nenhum risco de perda de dados na simples montagem da partição.

Saudações!

spsilva

julioclc

• Membro
« Responder #2 Online: Setembro 30, 2005, 02:35:31 pm »
Oi SPSILVA!

Bom, não sei como configurar para não fazer esses pontos de montagens... Vou procurar na instalação essa opção, mas se caso não encontrar eu vou instalar assim mesmo....

O que assusta é a mensagem que ele exibe após eu concordar com a configuração dizendo que todos os dados de partições serão apagados conforme configuração....

É uma mensagem padrão porque já tentei outras instalações do suse e sempre aparece....

Bom, hoje a noite tentarei....

Julio Coelho

julioclc

• Membro
« Responder #3 Online: Outubro 01, 2005, 04:46:27 pm »
Oi!!!

Consegui instalar o Linux Suse 9.3!!! Deu tudo certo! agora estou atrás de configurações para ele, principalmente através do YOU para configurar melhor minha placa NVidia...que está com a aceleração gráfica 3D desabilitada....

De fato, aquele lance de ponto de montagem não apagou nenhum dado meu, alias até consegui no YAST ver e alterar opções para deixar como windows XP ao invés de Windows 1, configurações de monitor, etc etc etc!!
Adorei o Linux e estou muito feliz pela ajuda que o pessoal me tem dado além do imenso universo de páginas e tutoriais que nos apóiam!!!

Valeu!!!!