Autor Tópico: SuSE 9.3 X86_64 Algumas duvidas  (Lida 1701 vezes)

HigorC

• Membro Jr.
  • **
SuSE 9.3 X86_64 Algumas duvidas
« Online: Setembro 30, 2005, 01:06:50 am »
Bom. Faz uma semana mais ou menos que instalei o SuSE 9.3 x86_64 com o KDE aqui na minha maquina. É a primeira vez que instalo Linux aqui na minha maquina. De lá pra cá, tenho tentado configurar de maneira satisfatoria os recursos que usarei. Como deixei de jogar MUITO, migrei para o linux. Mas, não posso abrir mão de assistir filmes e videos. E como não estou conseguindo instalar os arquivos de video vim pedir ajuda. HA tambem outras duvidas...

1º O que fazer para rodar Divx/Xvid no SuSE?
*Desinstalei o Kaffeine/RP10 e estou só com o Xine.

2º Como instalar o MPLAYER?
*Tenho preferencia por source files, pois não consegui instalar os RPMs do packman

3º Apos dar ./configure, make, make install, posso deletar os arquivos do diretorio extraido???
* extrai no /home/higor/nome_do_programa

4º Removi o Firefox 1.0.4 atraves do YAST, e instalei manualmente. Como faço para criar um atalho dele?
*abro atravez do firefox.sh

5º Ha algum atalho que me leve direto para area de trabalho?
*windows + d no windows

6º Instalei o suse com 2,4gb e com o KD3. Mas, agora, so possuo 200mb livre na particao do linux. Por que ???
*Fiz swap de 650mb

7º Como ver o tamanho do swap?

8º Como instalo o Cedega???
*para emular alguns jogos

9º Como instalo o azureus???
*aparece uma mensagem de erro dizendo: Exception in thread "main" java.lang.UnsatisfiedLinkError: /home/higor/azureus/libswt-pi-gtk-3106.so: /home/higor/azureus/libswt-pi-gtk-3106.so: cannot open shared object file: No such file or directory

10º É possivel eu USAR particoes FAT32 e NTSF para salvar arquivos baixados???
*Consegui usar FAT32 e como uso o NTFS???

11º Como fazer para deletar pastas vazias???
*no KDE

Obrigado.

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

SuSE 9.3 X86_64 Algumas duvidas
« Online: Setembro 30, 2005, 01:06:50 am »

cabr

• Moderator
  • Sr. Member
Re: SuSE 9.3 X86_64 Algumas duvidas
« Responder #1 Online: Setembro 30, 2005, 07:44:16 pm »
Bem, vou tentar ajudar...

1º O que fazer para rodar Divx/Xvid no SuSE?
               Você precisa instalar o plugin para isto (www.divx.com/divx/linux). Para instalá-lo descompacte o arquivo execute install.sh. Aproveita e visita este site (http://cambuca.ldhs.cetuc.puc-rio.br/xine/)

2º Como instalar o MPLAYER?
                Usa o APT, que é melhor. Como root, apt-get install mplayer.

3º Apos dar ./configure, make, make install, posso deletar os arquivos do diretorio extraido???
                Acredito que sim, mas não tenho certeza.

4º Removi o Firefox 1.0.4 atraves do YAST, e instalei manualmente. Como faço para criar um atalho dele?
                Clique com o botão direito do mouse e em Criar Novo, Atalho para Aplicação. Em Aplicação, digite o comando firefox. Pode mudar o ícone clicando na figura em Geral.

5º Ha algum atalho que me leve direto para area de trabalho?
*windows + d no windows
                 Se vc estiver falando da sua partição windows, ela está em /windows/c, provavelmente. Vc pode ir no terminal e digitar ln -s /windows/c /home/higor/Desktop

6º Instalei o suse com 2,4gb e com o KD3. Mas, agora, so possuo 200mb livre na particao do linux. Por que ???
*Fiz swap de 650mb
                  Precisamos saber como vc particionou seu hd. Post aqui como está o seu arquivo /etc/fstab.

7º Como ver o tamanho do swap?
                   Vá em Sistema
8º Como instalo o Cedega???
                   Não sei.

9º Como instalo o azureus???
                    Não sei. Já tentou pelo APT? Como root digite apt-get install azurreus

10º É possivel eu USAR particoes FAT32 e NTSF para salvar arquivos baixados???
*Consegui usar FAT32 e como uso o NTFS???
                   Se vc conseguiu salvar na partição FAT32, blz. A NTFS é muito difícil. O Suse já tem por padrão o módulo do kernel para leitura do sistema de Arquivos NTFS, mas não tem suporte para escrita. Se quiser se aventurar existe um projeto ainda experimental chamado CAPTIVE. Procura na net o procedimento e tenta. Se der certo compratilha com a gente. É difícil!

11º Como fazer para deletar pastas vazias???
                   No KDE?!?!? Como assim?!?!!? Clique com o botão direito do mouse e Mover para o Lixo.
Uso Linux. Travamento já tenho nas costas!

HigorC

• Membro Jr.
  • **
Re: SuSE 9.3 X86_64 Algumas duvidas
« Responder #2 Online: Outubro 01, 2005, 12:36:07 am »
Meu fstab
/dev/hda1            /                    reiserfs   acl,user_xattr        1 1
/dev/sda1            /windows/C           ntfs       ro,users,gid=users,umask=0002,nls=utf8 0 0
/dev/sda3            /windows/D           ntfs       ro,users,gid=users,umask=0002,nls=utf8 0 0
/dev/hda5            /windows/E           vfat       users,gid=users,umask=0002,utf8=true 0 0
/dev/hda6            /windows/F           vfat       users,gid=users,umask=0002,utf8=true 0 0
/dev/sda5            /windows/H           ntfs       ro,users,gid=users,umask=0002,nls=utf8 0 0
/dev/sda6            /windows/I           ntfs       ro,users,gid=users,umask=0002,nls=utf8 0 0
/dev/sda7            swap                 swap       pri=42                0 0
devpts               /dev/pts             devpts     mode=0620,gid=5       0 0
proc                 /proc                proc       defaults              0 0
usbfs                /proc/bus/usb        usbfs      noauto                0 0
sysfs                /sys                 sysfs      noauto                0 0
/dev/cdrom           /media/cdrom         subfs      noauto,fs=cdfss,ro,procuid,nosuid,nodev,exec,iocharset=utf8 0 0
/dev/dvdram          /media/dvdram        subfs      noauto,fs=cdfss,ro,procuid,nosuid,nodev,exec,iocharset=utf8 0 0
/dev/fd0             /media/floppy        subfs      noauto,fs=floppyfss,procuid,nodev,nosuid,sync 0 0
/dev/sda3 /mnt/captive-games___mp3___filmes___downloads captive-ntfs defaults,noauto 0 0
/dev/sda5 /mnt/captive-jogos captive-ntfs defaults,noauto 0 0
/dev/sda6 /mnt/captive-animes___s_ries_tv captive-ntfs defaults,noauto 0 0
/dev/sda1 /mnt/captive-noname captive-ntfs defaults,noauto 0 0

- No KDE?!?!? Como assim?!?!!? Clique com o botão direito do mouse e Mover para o Lixo.
Diz que o protocolo trash nao suporta a criacao de pastas(tento deletar uma pasta da fat32)

Nao consigo instalar o apt da essa msg de erro:
aviso: /var/tmp/rpm-xfer.lqz3t7: V3 DSA signature: NOKEY, key ID 8c9b4b0d
erro: Failed dependencies:
        librpm-4.1.so is needed by apt-libs-0.5.15cnc7-0.suse093.rb0
        librpmdb-4.1.so is needed by apt-libs-0.5.15cnc7-0.suse093.rb0
        librpmio-4.1.so is needed by apt-libs-0.5.15cnc7-0.suse093.rb0
        librpm-4.1.so is needed by apt-0.5.15cnc7-0.suse093.rb0
        librpmdb-4.1.so is needed by apt-0.5.15cnc7-0.suse093.rb0
        librpmio-4.1.so is needed by apt-0.5.15cnc7-0.suse093.rb0

Eu tentei pegar as rpms das lib mas muitas nao instalam... Mesmo pegando a versao certa pro meu proc e distro =/. E quantas outras rpms de outros porgramas acontece a mesma coisas. ALgumas Instalam e outras nao.

VAleu pela ajuda