Affff........vamos a um esporro básico!
dr4ck3r, tem sido um aprendiz muito esforçado. Faz a leitura de material, procura se informar antes de lançar questões, tem paciência de jó com meu temperamento, etc. Porém deu uma bela mancada!
É de se citar, que além da estrutura bem feita do post, o assunto é bem interessante a se tratar.
Somente é preciso colocar em seus devidos cantos termos como propriedade intelectual, que difere de direitos autorais, bem como creative commons, copyright, gpl, copyleft, dentre outros.
Mas o post acima me deixou perplexo!
Ao mesmo tempo em que se abre a discussão, sadia e importante sobre os direitos, existentes também no software livre, se dá a indicação do local onde baixar o filme indicado pelo leoluzh.
Ora, de cara já me questionava se o mesmo teria sido feito sobre algum tipo de licença derivada que permitisse que o mesmo fosse distribuido.
Apesar de já ter ciência deste filme, nunca o assisti, mas sempre ouvi ótimas recomendações. Porém a dúvida persistia. Seria um filme de distribuição livre? Seria possível obtê-lo legalmente da internet?
Não, não é. Mais um caso em que vemos a máquina usurpadora alheia se instalar na comunidade.
Não muito por culpa do dr4ck3r, visto que este, indicado por uma das mais conhecidas listas de usuários linux do país é que fora ludibriado (se bem que gostaria de verificar se a msg da lista fosse "....passe todo seu $$ para minha conta e receba em dobro......." se o citado autor teria realizado o mesmo procedimento, de ler e aceitar sem procurar maiores informações.
Como todo bom e velho filme, desconheço algum que não tenha, são protegidos por copyrigth, dentre outras licenças especiais à filmes, o que em nosso país é adaptavel á direito autoral.
Assim sendo, somente o autor, no caso a produtora, pode licenciar cópias, ou seja, qualquer vídeo, que não seja um clipe do filme em si, é pura pirataria de vídeo.
É sem dúvida triste verificar que mesmo com o apoio da comunidade de software livre, que pressupoem não apenas a utilização de Linux, mas uma mudança de postura por parte dos usuários, que atitudes como essa, de pirataria, ainda se prosperem mundo afora, e pior, como se fossem algo naturalmente permitido, a referida mensagem da lista ainda coloca...."como é de ciência de todos o local para baixar o filme".....o que me leva a conclusão que se todos os moradores souberem onde é a boca de fumo de seu bairro, é sinal de que a maconha foi liberada no país, afffff.
Mais triste ainda é saber que a maioria esmagadora dos usuários, principalmente aqueles que ainda praticam tal ilicitude nem chegarão a ler até o presente parágrafo, pois a estes, o combate a pirataria não lhes convém. Gostaria que os mesmos um dia produzissem algo e passassem a verificar cópias ilegais circulando, se a licença a qual construiram não permitisse tal prática.
Mas enfim, fica o alerta, apesar que muitos, mesmo assim irão baixar o aludido filme, o mesmo é uma cópia ilegal, que infringe direitos, é crime, passível de punição, e que não colabora em nada para que outros como este sejam produzidos pela mesma equipe, ou por outras, visto que é sim necessário custear um filme, bem como obter lucro com o mesmo, pois somente com lucro é que a hipócrita sociedade capitalista consegue desenvolver seus indivíduos, e a bem da verdade, qual o mal nisso?
Abs a todos e não se esqueçam:
Tem sempre uma locadora de vídeo (que alugue filmes originais claro) perto de sua casa, e que pode lhe ajudar e ainda colaborar com o produtor do filme.