Autor Tópico: Propriedade Intelectual  (Lida 962 vezes)

Silvio do Amaral

• Membro
Propriedade Intelectual
« Online: Março 08, 2006, 09:37:08 pm »
Boa Noite a Todos

Gostaria de compartilhar com os nobres colegas que gostam não somente de mexer, fusar como dizemos no meio "hardware/software", mas tambem se interessam com questoes que dizem respeito ao desenvolvimento do Free Software - Software Livre nas discussões filosoficas e arranca rabos juridicos e proprietarios.

Bem Selecionei o assunto "Propriedade Intelectual, porque gosto de ler sobre o assunto e extrai muita coisa boa do site Cultura Livre, onde esta abordando fatos interessantes a respeito do assunto e demais areas, como a propria " Creative Commons  .

Espero que a leitura seja de valia aos colegas, e aqueles que extrairem algo de bom que passem a frente, pois o Software livre "Linux" mais especificos para nós seja realmente bem disceminado a nossa sociedade.

Pois pra mim fica ainda a duvida, quando ocorrera a verdadeira Inclusão Digital?

Abraço a todos, e boa noite.
Dr4Ck3R

:hammer:  :hammer:

Você não pode ensinar coisa alguma a ninguém, pode apenas auxiliar as pessoas a aprenderem por si mesmas." (Galileo)

E lembre-se "A riqueza do conhecimento esta nos detalhes que a vida nos traz" (Dr4Ck3R)

Comunidade de Usuários do openSUSE Linux

Propriedade Intelectual
« Online: Março 08, 2006, 09:37:08 pm »

leoluzh

• Hero Member
  • B. Computer Science
    • ShareYourSource
Re: Propriedade Intelectual
« Responder #1 Online: Março 08, 2006, 10:38:41 pm »
Já que tocou no assunto, vai ai uma dica também demasiado interessante. Veja um filme chamado "Revolution OS" nele você encontrará depoimentos de figuras como Erick Raymond, Richard Stallman, Linus Torvalds, e outros falando sobre o assunto.

Aconselho a todos, muito bom!
Get openSuSE !!!

Dove c`è un italiano, c`è una Italia

Silvio do Amaral

• Membro
« Responder #2 Online: Março 09, 2006, 07:27:30 am »
Bom Dia a Todos

Grato leo... pela dica.

E para quem quiser baixar o filme da internet ai vai um link bom...

Revolution OS

Abraços a todos.
Dr4Ck3R

Você não pode ensinar coisa alguma a ninguém, pode apenas auxiliar as pessoas a aprenderem por si mesmas." (Galileo)

E lembre-se "A riqueza do conhecimento esta nos detalhes que a vida nos traz" (Dr4Ck3R)

Icos Lau

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 Online: Março 10, 2006, 11:54:30 am »
Affff........vamos a um esporro básico!

dr4ck3r, tem sido um aprendiz muito esforçado. Faz a leitura de material, procura se informar antes de lançar questões, tem paciência de jó com meu temperamento, etc. Porém deu uma bela mancada!

É de se citar, que além da estrutura bem feita do post, o assunto é bem interessante a se tratar.

Somente é preciso colocar em seus devidos cantos termos como propriedade intelectual, que difere de direitos autorais, bem como creative commons, copyright, gpl, copyleft, dentre outros.

Mas o post acima me deixou perplexo!

Ao mesmo tempo em que se abre a discussão, sadia e importante sobre os direitos, existentes também no software livre, se dá a indicação do local onde baixar o filme indicado pelo leoluzh.

Ora, de cara já me questionava se o mesmo teria sido feito sobre algum tipo de licença derivada que permitisse que o mesmo fosse distribuido.

Apesar de já ter ciência deste filme, nunca o assisti, mas sempre ouvi ótimas recomendações. Porém a dúvida persistia. Seria um filme de distribuição livre? Seria possível obtê-lo legalmente da internet?

Não, não é. Mais um caso em que vemos a máquina usurpadora alheia se instalar na comunidade.

Não muito por culpa do dr4ck3r, visto que este, indicado por uma das mais conhecidas listas de usuários linux do país é que fora ludibriado (se bem que gostaria de verificar se a msg da lista fosse "....passe todo seu $$ para minha conta e receba em dobro......." se o citado autor teria realizado o mesmo procedimento, de ler e aceitar sem procurar maiores informações.

Como todo bom e velho filme, desconheço algum que não tenha, são protegidos por copyrigth, dentre outras licenças especiais à filmes, o que em nosso país é adaptavel á direito autoral.

Assim sendo, somente o autor, no caso a produtora, pode licenciar cópias, ou seja, qualquer vídeo, que não seja um clipe do filme em si, é pura pirataria de vídeo.

É sem dúvida triste verificar que mesmo com o apoio da comunidade de software livre, que pressupoem não apenas a utilização de Linux, mas uma mudança de postura por parte dos usuários, que atitudes como essa, de pirataria, ainda se prosperem mundo afora, e pior, como se fossem algo naturalmente permitido, a referida mensagem da lista ainda coloca...."como é de ciência de todos o local para baixar o filme".....o que me leva a conclusão que se todos os moradores souberem onde é a boca de fumo de seu bairro, é sinal de que a maconha foi liberada no país, afffff.

Mais triste ainda é saber que a maioria esmagadora dos usuários, principalmente aqueles que ainda praticam tal ilicitude nem chegarão a ler até o presente parágrafo, pois a estes, o combate a pirataria não lhes convém. Gostaria que os mesmos um dia produzissem algo e passassem a verificar cópias ilegais circulando, se a licença a qual construiram não permitisse tal prática.

Mas enfim, fica o alerta, apesar que muitos, mesmo assim irão baixar o aludido filme, o mesmo é uma cópia ilegal, que infringe direitos, é crime, passível de punição, e que não colabora em nada para que outros como este sejam produzidos pela mesma equipe, ou por outras, visto que é sim necessário custear um filme, bem como obter lucro com o mesmo, pois somente com lucro é que a hipócrita sociedade capitalista consegue desenvolver seus indivíduos, e a bem da verdade, qual o mal nisso?

Abs a todos e não se esqueçam:

Tem sempre uma locadora de vídeo (que alugue filmes originais claro) perto de sua casa, e que pode lhe ajudar e ainda colaborar com o produtor do filme.
MSI® K7N2 Delta, Athlon™ XP 2400
1GB DDR 400 Corsair®
2 Sata Seagate® 160 Gb
Nvidia® Geforce FX5200 256Mb
Monitor Samsung® 753v 17"
Pinnacle® PCTV
Creative® Live 5.1
DVD-RW Samsung® / DVD-RW LG®

"Um gênio é uma pessoa de talento, que faz toda a lição de casa"
Thomas A. Edison

Silvio do Amaral

• Membro
« Responder #4 Online: Março 10, 2006, 04:52:04 pm »
Iniciando....

Em se tratando e conhecendo o icoslau, ate que pegou leve comigo, e tenho a agradecer pelos elogios.

Entre os meios...

Claro que faltou muito no quesito "Explicar e Exemplificar as partes", pois me referi a todos os assuntos e fiz um verdadeira salada de frutas, e pesso desculpas a todos...

Nunca Mais Gente..

Galera serve de exemplo quis ajudar facilitando com um link para o filme e esqueci de ver esses detalhes que o icoslau colocou, simplesmente fui a uma lista bem reputada de linux que a maioria conhece, e peguei de la .... de um camarada...
erro fatal.... e muito bem cobrado icoslau...

Ufa Que Alivio..

E valeu ai.. icoslau.. por pegar leve comigo... e outra ... sobre seu temperamento é tranquilo se saber lhe levar... mas afinal temos que conviver com pessoas diferentes de nós.. é ai o segredo .... aceitar as pessoas como elas sao...

Abraços gente e Desculpas Geral a todos aos demais colegas de Forum.
Dr4Ck3R